sexta-feira, 4 de janeiro de 2019

O Anatomista. Federico Andahazi. «Mateo Colombo tornara-se a última obsessão do reitor. Ambos jamais se haviam entendido. Legnano nutria por Mateo Colombo um ódio proporcional…»

Cortesia de wikipedia e jdact

«(…) Ninguém em toda Pádua tinha qualquer simpatia pelo reitor. E ninguém, sem dúvida, lastimaria por vê-lo morto. Como todas as manhãs, por volta do meio-dia, Alessandro Legnano ía à Piazza dei Frutti. Atravessará a Riviera di San Benedetto, na sua passagem será cumprimentado por todos, não sem uma empolada grandiloquência, e depois de virar em direcção ao Ponto Tadivão desejar-lhe, por trás, os piores augúrios. Com o mesmo anelo do messere Vittorio, a obesa vendedora de frutas, de quem, como todos os dias, o reitor haverá de comprar uns damascos, irá augurar-lhe um bom apetite e, para si, rogará que o freguês se engasgue com o caroço. E tal qual a vendedora de frutas, o alfaiate, em cuja loja haverá de se deter para encomendar um lucco de seda, desejará vê-lo enforcado na delicada estola que ele lhe encomendara na semana anterior e que provocou o seu comentário, com um gesto de repulsa: não a haveríeis cortado com os dentes? Legnano sabia que todos o odiavam, o que só lhe provocava um imenso prazer.
O reitor fora discípulo de Jacob Sylvius, em Paris. Mas não possuía o talento do mestre para as artes médicas. A única coisa que Alessandro herdara de Sylvius era a sua visceral tendência a suscitar o desprezo dos seus semelhantes. Todos os qualificativos aplicados ao anatomista francês, avaro, grosseiro, arrogante, vingativo, cínico e cobiçoso, entre outros, eram poucos para adjectivar o reitor da Universidade de Pádua, e ele mesmo, sem dúvida, não esperava para o seu epitáfio algo menos lapidar do que o que dedicaram ao seu mestre: aqui jaz Sylvius, que jamais fez nada sem pagamento. Agora que está morto, fica furioso de que leias isto de graça.

Naquela manhã o reitor estava de excelente humor. Parecia confortado. Tinha o aspecto espiritual de quem ganhou uma batalha. E, com efeito, assim fora exactamente. Deleitava-se antecipadamente com o ansiado lume da fogueira que com todo o prazer acenderia, se dele dependesse, com as próprias mãos. Esperava ansiosamente que o dia que estava recém-começando acabasse de uma vez. Amanhã seria o início do processo que ele iniciara, não sem inumeráveis escolhos, ante os cardeais Caraffa e Alvarez Toledo e, consequentemente, ante Paulo III em pessoa. Alessandro Legnano caminhava animado, como se de repente houvesse deixado de sofrer da gota que arrastava, fazia anos, como um empecilho pertinaz. Tanta era a sua euforia que sequer notou que da sandália de messere Vittorio sobressaía um pedaço de papel maldobrado. Talvez a solícita atitude do messere não tivesse outro fundamento senão a ignorância. Quiçá o escultor florentino não soubesse que, se descoberto, teria a mesma sorte que o seu amigo: segundo a Sagrada Legislação, quem falasse com hereges presos haveria de ser considerado também herege.
Mateo Colombo tornara-se a última obsessão do reitor. Ambos jamais se haviam entendido. Legnano nutria por Mateo Colombo um ódio proporcional à íntima admiração que lhe devotava. Sempre se havia dirigido ao anatomista com desprezo e não perdia oportunidade para desqualificá-lo diante dos alunos, chamando-o il barbieri, como alusão à norma que excluía os cirurgiões do Real Colégio de Médicos e os obrigava a filiarem-se à Corporação de Barbeiros, que os igualava a padeiros, cervejeiros e notários públicos. Naturalmente, quando Mateo Colombo se tornou uma eminência, o reitor não se furtou aos elogios e tomou posse das felicitações chegadas de toda parte quando o seu catedrático descobriu as leis da circulação sanguínea, tal como se o mérito devesse ser atribuído à inspiração que a sua reitoria irradiava. O anatomista e o reitor em nenhum momento demonstraram grande simpatia mútua. Ao contrário. Mantinham uma recíproca, embora não simétrica, inveja». In Federico Andahazi, O Anatomista, 1997, Editorial Presença, colecção Grandes Narrativas, 1998,  ISBN 978-972-232-362-8.

Cortesia de EPresença/JDACT