domingo, 13 de maio de 2012

Fernando Pessoa. Rei da Nossa Baviera. Eduardo Lourenço. «Quem sonhou todas estas ficções foi o passeante da rua dos Douradores, um homem triste por não existir como se sonhava, irmão gémeo por dentro de Luís da Baviera, prisioneiro de idênticos fantasmas»



jdact

“Só na água dos rios e dos lagos ele podia fitar seu rosto. E a postura, mesmo, que tinha de tomar era simbólica. Tinha de se curvar, de se baixar para cometer a ignomínia de se ver. … Serei sempre da rua dos Douradores como a humanidade inteira”. In Livro do Desassossego.

«Custa-me imaginar que alguém possa um dia falar melhor de Fernando Pessoa que ele mesmo. Pela simples razão de que foi Pessoa quem descobriu o modo de falar de si tomando-se sempre por um outro. E como os deuses lhe concederam um olhar imparcial como a neve, o retrato que nos devolve do fundo do seu próprio espelho brilha no escuro como uma lâmina. Quando encarnada em figuras que parecem vivas, e ele supunha mais vivas do que ele, essa descoberta de si como outro, convertida em jogo da sua verdade, chamou-se “Heteronímia”. Talvez nada melhor que esta palavra abstrusa de sua invenção, tornada hoje quase popular, indique a que ponto um dos mais estranhos espíritos do século XX se converteu num “mito”. Não me vou prestar ao ridículo de esclarecer o que é um mito depois de o mesmo Pessoa ter configurado da sua essência a versão exacta:

O mito é o nada que é tudo.
……………………………
Em baixo, a vida, metade
De nada, morre.

Mito, vida que não passa na vida que passa, e toda passa, lenda a escorrer da realidade. Foi para Ulisses, encarnação da primeira viagem iniciática da nossa alma futuramente grega, como ele a sonhava, que o autor de “Mensagem” compôs os versos famosos. Não menos mágica é, para nós, a aventura daquele que era, por fora e para os outros, Fernando Pessoa e que por dentro não tinha nome próprio, como todos nós. Só que ele o sabia e nós menos do que ele. Como Ulisses, sem para si existir nos bastou. Por não ter sido foi vindo e nos criou, tais que já não podemos contemplar o céu da nossa cultura sem o ver a ele no centro, convertido em ‘mito brilhante e mudo’, irradiando a sua luz enigmática.
Há cinquenta anos essa mesma luz era invisível ou obscura. Hoje é mais que visível e, aparentemente, clara. Se há enigma é o da sua universal claridade. Por detrás dela não é difícil descortinar o sorriso de Pessoa, gozando a sós, como escreveu, ‘a ironia de o não estranharem’.
Com efeito, que alquimia converteu uma poesia, à primeira vista, e sobretudo, à segunda, pouco acessível, espelho sem reflexo dos jogos infinitos da emoção e da inteligência dela, em música íntima, em solilóquio obsessivo da nossa cultura? Porquê nos passamos a toda a largura da rua com os bolsos atulhados de frases de Pessoa? Porquê os seus poemas, os seus pensamentos, os seus paradoxos, a sua múltipla leitura do universo e da vida se tornou a matriz e o código, não apenas dos nossos sonhos mais raros, como da prosa triste da realidade? Em suma: como e porquê, Pessoa se converteu num mito?
Ofuscadas por uma presença tão soberana, várias vozes, algumas de naturais candidatos à sua sucessão, se têm insurgido contra esta confiscação da nossa vida cultural pelo mito-Pessoa. Em vão. Como outros povos, também nós gostamos de reis. Sobretudo, mortos. Fernando Pessoa, rei de si mesmo como poucos o foram, se é ser rei existir e sonhar, sentado num trono de melancolia, também gostava de ‘reis’, meteóricos como Sidónio Pais ou loucos como o seu muito amado e fraterno Luís da Baviera. Do horripilante ‘objecto-fetiche’ em que o desejamos converter, decerto gostaria menos. Ele suspeitaria que o incenso que o dilui é menos o fruto de uma conivência de propósitos e sonhos, que o milagre às avessas de uma devoção aos deuses que ele recusou. Como pôde um Poeta que subverteu os fundamentos do nosso moderno lirismo efusivo e sentimental, o nosso coração a tiracolo, o nosso heroísmo de encomenda por conta de Camões, a nossa vida toda em diminutivos, ter-se convertido no ídolo que agora tem o seu nome?

Diante de tanta e tão suspeita idolatria, um dos nossos mais conhecidos críticos sugeriu, em tempos, uma aproximação entre os destinos de Pessoa e de Guerra Junqueiro. Maneira graciosa de sugerir que a fama do primeiro não duraria mais que a do segundo. Nada mais arbitrário. Pessoa nunca foi e creio que nunca poderá ser bandeira poética de uma ideologia determinada, eco sonoro de combates políticos ou culturais de real importância mas sem mais alcance e fundura que a do tempo e da maneira que os formulava. A fama extraordinária de que Junqueiro gozou em vida não tinha muito a ver com a espécie de combate de que a poesia é o lugar e o signo». In Eduardo Lourenço, Fernando Pessoa, Rei da Nossa Baviera, Gradiva, 2008, ISBN 978-989-616-242-9.

Cortesia Gradiva/JDACT