sexta-feira, 18 de maio de 2012

José de Encarnação. Das Guerras Peninsulares e das Epígrafes Romanas. «Fica compensada a vida dos de Marvaom [Marvão], por gozarem de permanente saúde e atingirem avançada idade, desfrutando das necessárias comodidades da vida, abundante em frutas e carnes de porco e de ovelha, ambas de excelente gosto»



jdact

‘A parte do diário dedicada a S. Salvador de Aramenha, que motiva estas páginas, contém a descrição das epígrafes que Cornide viu na chamada "Quinta do Deão" ou "Horta do Deão", que sabemos, pelo diário, que é a «horta e casa do deão de Portalegre e outras terras de sua pertença. Transcrevemos integralmente esta parte do diário’

«Daí segui eu para Marvaom [Marvão], que, em linha recta, apenas distará meia légua, mas leva mais de hora e meia; esta pequena praça está assentada, como disse, no ponto mais elevado da serra do norte, sobre uma massa de pedra escarpada larga e estreita; a fortificação é irregular mas um tudo-nada moderna; da parte do poente tem o castelo, reforçado ultimamente com alguns baluartes; há nele una cisterna e, na parte exterior, em direcção à vila, outra muito capaz e bem edificada e de que dizem que pode dar água para a guarnição por mais de seis meses. A vila, que constará de uns 150 fogos, situa-se na parte oriental do castelo e as suas casas são de pouca monta; tem duas paróquias, uma antiga e outra mais moderna; vi junto a esta cinco ou seis colunas de mármore que me disseram terem sido trazidas das ruínas de Arameña [Aramenha], a qual, assim como outras duas ou três paróquias, pertence ao termo de Marvaom [Marvão].
Para subir a este castelo há dois caminhos, que, apesar da aspereza do cerro, são bastante suaves, pois se formaram vários giros e ziguezagues; começam no Sever, à saída de uma ponte de pedra que tem, do lado de Arameña [Aramenha], uma torre quadrada para lhe defender o acesso. Os dois caminhos, gira um pela parte oriental e outro pela ocidental e entram na vila pelas duas portas que dão para esses pontos; a oriente, e um tudo-nada mais abaixo da vila e das suas obras exteriores, há um convento de Capuchos.
Fica compensada a vida dos de Marvaom [Marvão], como que numa região aérea e separados do trato com os mais homens, por gozarem de permanente saúde e atingirem avançada idade, desfrutando das necessárias comodidades da vida, de que os provê o seu dilatado termo, abundante em frutas e carnes de porco e de ovelha, ambas de excelente gosto.
Quando cheguei ao ponto mais alto do castelo, tive a sensação de me encontrar elevado num balão: sob os meus pés, um extenso país, especialmente para oriente, norte e poente; reconheci, a olho nu, San Vicente, Valencia de Alcántara, El Carvajo [e] Herrera em Espanha, Montalbán [Montalvão] e Castelo de Vide em Portugal e, no tortuoso curso do Sever, a raia que separa os dois reinos até à sua confluência com o Tejo.
Todos estes terrenos inferiores, ainda que pareçam planos se se comparam com a elevação deste castelo, são, na realidade, mui escabrosos e ásperos, mas não deixam, por isso, de produzir excelentes plantas, algum centeio e, nas azinhagas, frondosos castanheiros, que, tal como as azinheiras e os sobreiros, são as árvores mais comuns e mais úteis da região; esta a defende a referida praça, que, pelas já aludidas circunstâncias, eu a contemplo como sendo a mais forte de Portugal, embora, para a defesa geral do reino, eu não saiba que utilidade possa ter a sua manutenção, pois é fácil evitá-la em qualquer entrada». In Juan Manuel Abascal, Universidad de Alicante, Rosario Cebrián, Parque Arqueológico de Segóbriga, José d’Encarnação, Universidade de Coimbra, Marvão e Ammaia ao tempo das Guerras Peninsulares, IBN MARUAN, 2009, Edições Colibri, Câmara Municipal de Marvão, ISBN 978-972-772-876-3.

continua
Cortesia de E. Colibri/CM de Marvão/JDACT