quarta-feira, 23 de maio de 2012

Notas acerca das Origens de Portalegre. Uma questão de Geografia Humana. «… passa o velho caminho luso-romano-mourisco e actual que ligava e liga Arronches, Monforte, Cabeço de Vide, Crato, Alpalhão, Nisa, Castelo de Vide e Marvão, mas o principal ponto de encontro de todas estas vias está no Rossio de Portalegre: sempre o Rossio, repare-se»



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«Jaime Cortesão e Orlando Ribeiro, talvez os mais destacados geógrafos contemporâneos, defendem que ‘depois do território, o Homem’. Ora, a região da serra de S. Mamede e Portalegre constituem um excelente exemplo de como a Terra e o Homem passaram aqui pelas fases clássicas: a ocupação do solo por uma população fixa (ibérica, celtibérica, lusitana); a organização dos povoados e dos caminhos (período romano); o desenvolvimento regional à custa do comércio (período paleocristão e período muçulmano); e finalmente a integração no Reino (período régio, notável na primeira dinastia).
As montanhas da serra de São Mamede protegem as povoações da sua vertente ocidental dos ventos do norte frios e, ao mesmo tempo, dificultaram e impediram as agressões dos povos vindos do Leste. A serra é uma muralha que separa, de noroeste para sueste, duas regiões bastante semelhantes e culturalmente idênticas, repare-se da mesopotâmia entre o Tejo e o Guadiana: uma fazendo parte da Estremadura espanhola actual e a outra transtagana portuguesa. Este facto pode comprovar-se duma forma
curiosa por quem, ao pôr do sol , se desloque, pela estrada que vem de Cáceres e Alcântara a caminho de Marvão. Marvão, Castelo de Vide, Crato, Arronches, Alpalhão, Monforte e mesmo os Fortios foram sempre povoados de valor militar e sofreram os horrores das guerras; Portalegre ficava “protegido” por aquele contraforte natural e pelo Atalaião.

No vale que separa a cidade do monte da Penha de S. Tomé, onde corre a ribeira da Lixosa que se dirige para a ribeira do Caia que, por sua vez, é afluente do rio Guadiana (a ribeira de Nisa nasce próximo também na serra de São Mamede mas as suas águas correm em direcção oposta e termina no rio Tejo), passa o velho caminho luso-romano-mourisco e actual que ligava e liga Arronches, Monforte, Cabeço de Vide, Crato, Alpalhão, Nisa, Castelo de Vide e Marvão, mas o principal ponto de encontro de todas estas vias está no Rossio de Portalegre: sempre o Rossio, repare-se.
Pensamos que não se pode tentar compreender as origens, a evolução, o desenvolvimento e a história de Portalegre sem nos debruçarmos sobre a serra de S. Mamede. Existe aqui um vínculo geográfico, histórico, antropológico e cultural que vem desde os tempos mais recuados. No Rossio, lá está a ermida do Espírito Santo, colada ao Hospital antigo a recordar-nos que ali foi o albergue dos caminhantes; foi até lá que se encontrou a pedra lavrada da “Ammaia”, que nada tem directamente com Portalegre, e que mãos cristãs ali colocaram para que fosse cristianizada. Aurélio Silva (1950) diz que, em 1274, já existiam no Rossio essa ermida e esse albergue. E decerto também já lá estava o arrabalde da Devesa, a rua direita e a igreja de S. Lourenço.

Por tudo o que dissemos, está para nós fora de qualquer dúvida que o nome actual da cidade de Portalegre deriva dos termos latinos “Portus” e “Alacer”; “Portus alacer” nos escritos da chancelaria do rei Dinis.
O termo “Portus” não se emprega apenas na acepção do porto de mar; também significa lugar de abrigo, de refúgio e de repouso em terra. conhecem-se dezenas de povoados denominados portos, (de terra) em Portugal e nas Espanhas. Aqui está outra vez a referência aos caminhos, à Serra e ao Rossio». In Caria Mendes, Notas acerca das Origens de Portalegre. Uma questão de Geografia Humana, Faculdade de Medicina de Lisboa, Actas do I Encontro da História Regional e Local, Setembro de 1987.


Cortesia do CRAP/ESEP/JDACT