domingo, 20 de maio de 2012

Latino Coelho. Vasco da Gama, a sua Época e os seus Feitos. «O século XV constitui a passagem progressiva dos tempos medievos para a nova idade na Europa civilizada. É a quadra, em que a europeia cristandade, depois de lastimosas convulsões, tem chegado à adolescência e maturação, despindo lentamente a cortiça da barbárie»


jdact

Os Precursores de Vasco da Gama
«O mesmo dogmático despotismo, que trazia encadeados os ânimos na esfera espiritual, tolhendo ou encurtando o voo aos pensadores menos submissos ao jogo da tradição, imperava geralmente, enleando o entendimento e a razão nos domínios do saber. Os assertos de Ptolemeu ou de Aristóteles tinham na ciência e na cosmografia tão inconcussa autoridade, como nas doutrinas teológicas os textos da escritura, as sentenças dos santos padres e as decisões da igreja universal. A fé em certa maneira se humanizava nas escolas e na forma de teologia convertia-se em ciência filosófica.
A ciência, por um processo contraposto, por assim dizer, divinizava-se, e sob o fanatismo aristotélico, transmudava-se em fé religiosa. O que o mestre definira passava por lei inquebrantável. A ciência fatigava-se e consumia-se a glosar, a inquirir e não raro a desfigurar por subtis, engenhosas, mas estéreis comentações o venerando texto da antiguidade. Era então a elaboração intelectual da Idade Média como se fora uma perpétua ruminação, uma segunda digestão em novo estômago, como de faminto dromedário, que em meio de arenosa e seca praga, sem uma fibra sequer da planta mais rasteira, está enganando a fome, que o devora.
Alguns espíritos, que se arremessavam com mais brioso ímpeto às paragens nevoentas do futuro, ousavam algumas vezes deixar a trilha habitual, e emancipando-se do tirânico jugo dos antigos, mal interpretados e entendidos, podiam rastrear que fora dos tratados de Aristóteles havia a natureza genial, verdadeira, inexaurível, e além das tábuas geográficas de Ptolemeu uma terra muito diferente da que ele fantasiara e descrevera. Roger Bacon é porventura em todo este crepúsculo matinal da inteligência, que apelidámos Idade Média, quem mais alto voejou acima dos erros consagrados. Estava porém guardada para séculos mais lúcidos e mais perscrutadores o trocar os dogmas canonizados da antiga ciência geográfica pelo conhecimento experimental, pela directa interrogação da natureza, e pela condenação das erróneas tradições, que trouxeram por longos tempos algemada a ciência e a razão da humanidade.
O século XV constitui a passagem progressiva dos tempos medievos para a nova idade na Europa civilizada. É a quadra, em que a europeia cristandade, depois de lastimosas convulsões, tem chegado à adolescência e maturação, despindo lentamente a cortiça da barbárie. Estão já constituídas em grande parte as modernas unidades nacionais pela vistoria dos imperantes contra a anarquia social do feudalismo. Desaparece para sempre, como quem é já de mais no organismo da cristandade, o caduco império do oriente, a extrema e degenerada relíquia da antiga. sociedade greco-romana. E para contrapesar a irrupção dos muçulmanos nas extremas orientais da Europa com as hordas invasoras de Maomé II, deixam de brilhar pouco depois, ao sol brilhante das Espanhas os crescentes, outrora triunfais e conquistadores, nos minaretes e nas mesquitas de Granada.
Este século XV representa para com o seguinte, que é a culminação da Renascença, a mesma função admirável, que na evolução da humanidade competiu ao XVIII século, como portada e frontispício da idade nossa contemporânea. Foram ambos assinalados por larga e profunda elaboração, como que trabalhoso noviciado e preparação para os brilhantes estados sociais, que vieram distinguir as idades subsequentes. Assim como Watt e a primeira máquina de vapor aplicável aos usos industriais foram os gloriosos precursores da prodigiosa civilização do século presente, assim também a fecunda invenção de Fust e Gutenberg prenunciam a nova época das ciências e das letras no esplêndido florir da Renascença». In Latino Coelho, 1882, Vasco da Gama, Bertrand Editora, Lisboa 2007, ISBN 978-972-25-1614-3.


Cortesia de Bertrand Editora/JDACT