quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Jornadas Europeias do Património. Actividades. Manuela Goucha Soares. «Amanhã, dia 19, a capela real da Ajuda está aberta para acolher a apresentação do programa destas Jornadas Europeias do Património. Eduardo Souto Moura profere uma conferência subordinada ao tema ‘Património/Lugares’»

Cortesia de expresso

Entre os pf dias 20 e 22 de Setembro, pode escolher-se entre um Festival de Arte e Ciência no Castelo de Estremoz ou uma partida de xadrez na Torre de Belém.

«Nos próximos dias 20, 21 e 22, realizam-se quinhentas actividades culturais totalmente gratuitas, distribuídas por 120 concelhos de todo o país. São as Jornadas Europeias do Património 2013, que abrem as portas a locais usualmente pouco acessíveis ao público, como é o caso da Capela Real do Palácio da Ajuda.
Amanhã, dia 19, a capela está aberta para acolher a apresentação do programa destas Jornadas Europeias do Património. Na mesma ocasião, o arquitecto Eduardo Souto Moura profere uma conferência subordinada ao tema Património/Lugares, com o objectivo de chamar a atenção para a dimensão humana de que o património se reveste, expressa materialmente em espaços e paisagens, urbanos e não urbanos, que nos marcam".
Entre 20 e 22 de Setembro, os interessados em conhecer melhor o património nacional podem fazer actividades tão diversificadas como uma visita guiada ao Canal de Alfanzira, no concelho de Abrantes, um piquenique junto ao Tejo ou a demonstração de uma partida de xadrez, jogo oriundo das culturas persa e indiana, na Torre de Belém. O programa engloba, entre outras actividades, 39 ateliês lúdicos e oficinas pedagógicas, três concursos, sete documentários ou filmes; 42 palestras; 35 espetáculos, 46 exposições e três jogos tradicionais». In Manuela Goucha Soares, Expresso.

Cortesia de Expresso/JDACT