terça-feira, 13 de maio de 2014

Cândido ou o Optimista. François-Marie Arouet. «Cândido, sempre a caminhar sobre os membros palpitantes de feridos ou através de ruínas, conseguiu afastar-se do teatro da guerra levando alguns mantimentos no alforge e sem nunca se esquecer da menina Cunegundes»

jdact

Como Cândido escapou aos búlgaros e o que lhe aconteceu
«Não havia nada mais belo, mais ágil, mais brilhante, mais bem ordenado, do que aqueles dois exércitos. As trombetas, os pífaros, os clarinetes, os tambores, os canhões, formavam tal harmonia como nunca houve outra igual no inferno. Primeiramente, os canhões derrubaram uns seis mil homens, aproximadamente, de cada lado. Em seguida o tiroteio abateu do melhor dos mundos cerca de nove ou dez mil malandros que infestavam a superfície da terra. A baioneta foi também a razão suficiente para a morte de vários milhares de soldados. O total podia avaliar-se numa trintena de mil almas. Cândido, que tremia como um filósofo, escondeu-se o melhor que pôde durante esta chacina heróica. Por fim, enquanto os dois reis mandavam cantar o Te-Deum nos seus respectivos campos, Cândido tomou o partido de ir para outro sítio raciocinar acerca dos efeitos e das causas. Passou por cima de montões de mortos ou moribundos e alcançou, primeiro, uma aldeia das cercanias. Estava reduzida a cinzas. Era uma aldeia dos ábares, queimada pelos búlgaros segundo as leis do direito público. Aqui, os velhos, crivados de feridas, viam morrer suas mulheres degoladas, com os filhos pendentes dos seios ensanguentados. Além, raparigas esventradas, depois de servirem aos apetites naturais de vários heróis, exalavam o último suspiro. Outras, meio queimadas, clamavam que acabassem de as matar. Massas encefálicas salpicavam a terra ao lado de pernas e braços cortados.
Cândido fugiu sem demora para outra aldeia. Pertencia aos búlgaros e os heróis ábares tinham-lhe dado o mesmo tratamento. Cândido, sempre a caminhar sobre os membros palpitantes de feridos ou através de ruínas, conseguiu afastar-se do teatro da guerra levando alguns mantimentos no alforge e sem nunca se esquecer da menina Cunegundes. Quando chegou à Holanda faltaram-lhe as provisões, mas tendo ouvido dizer que toda a gente nesse país era rica, e que o povo era cristão, não teve dúvidas de que seria tão bem tratado como o fora no castelo do senhor barão antes de ter sido expulso por via dos belos olhos da menina Cunegundes. Pediu esmola a diversas personagens importantes e todas lhe responderam que se ele persistisse nesse ofício seria internado numa casa de correcção para o ensinarem a viver.
Em seguida dirigiu-se a um sujeito que acabava de falar, sozinho, e durante uma hora, sobre assuntos de caridade numa numerosa assembleia. O orador, mirando Cândido de esguelha, disse-lhe: - O que fazeis aqui? Sois pela boa causa? - Não há efeito sem causa, respondeu modestamente Cândido. A mulher do orador deitou a cabeça fora da janela, e ao ver um homem que duvidava que o Papa fosse o Anti-Cristo, despejou-lhe sobre a cabeça um... Ó céus! A que excessos o zelo religioso impele as damas!
Um homem que não tinha sido baptizado, um bom anabaptista, chamado Jacques, observou a forma cruel e ignominiosa como estavam tratando um dos seus irmãos, um ser com dois pés e sem plumagem, e para mais, dotado de uma alma. Levou-o para casa, limpou-o, deu-lhe comida e cerveja, presenteou-o com dois florins, e quis até ensiná-lo a trabalhar nas suas manufacturas de fazendas persas tecidas na Holanda. Cândido, quase ajoelhado aos pés dele, exclamava: - Mestre Pangloss bem me dizia, tudo vai pelo melhor neste mundo, porque eu estou infinitamente mais comovido pela vossa generosidade do que indignado pela dureza desse senhor de capa negra, e da senhora sua esposa. No dia seguinte, passeando, Cândido encontrou um mendigo todo coberto de pústulas, cego, com o nariz comido, a boca de esguelha, os dentes negros, falando em falsete, torturado por uma tosse violenta que lhe fazia escarrar um dente em cada convulsão». In François-Marie Arouet (Voltaire), Candide ou L’Optimisme, Cândido ou o Optimista, Guimarães Editores, Lisboa, 2009, ISBN 978-972-665-578-7.

Cortesia de GuimarãesE./JDACT