quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Soldados de Honra. Adrian Goldsworthy. «Era esse desígnio selvagem misturado com arrogância que Hanley sabia que nunca iria conseguir captar na tela. Durante anos sonhara ser artista, tinha estudado e praticado. Sabia que não era suficientemente bom…»

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Portugal, 1808. Uma história de guerra e coragem contra Napoleão
Madrid, 2 de Maio de 1808
«William Hanley observava o orgulho da França imperial a subir a Acalá. Era uma visão magnífica, e o inglês não resistiu a parar para observar os soldados a passar. Ele já os tinha visto antes, já tinha visto as paradas desde que os franceses tinham chegado a Madrid algumas semanas antes, e chegara a conversar com alguns oficiais. Eles tinham vindo como aliados, mas agora as coisas eram diferentes, e os cavaleiros que agora percorriam a estrada pavimentada eram movidos por um objectivo sinistro. Hanley tinha tido o cuidado de se agachar atrás de uma pequena carroça à entrada de um beco. Não era um dia para estar demasiado visível. Primeiro vieram os mamelucos, um estranho legado da aventura egípcia de Napoleão. Não usavam um uniforme completo, embora a maioria usasse um fez vermelho envolvido por um grande turbante branco e calças escarlate muito largas. Transportavam cimitarras curvas, tinham pistolas nos cintos e bacamartes de boca larga pendurados nas selas. Desde o início que a população de Madrid os odiava e temia. As mulheres fugiam para o outro lado da rua quando eles passavam. Os homens cuspiam para as suas sombras e benziam-se. Os mamelucos pareciam uma fantasia oriental, mas para os espanhóis eles tinham saído directamente dos pesadelos da época em que os mouros tinham governado grande parte da Espanha e esmagado a Igreja sob os seus pés.
Depois vinham os caçadores. Anteriormente conhecidos por guias, eles eram guardas do general Bonaparte desde as suas campanhas italianas, e continuavam a ser os seus favoritos. Napoleão encontrava-se em França, mas isso não diminuiu a determinação destes duros soldados. Todos veteranos, estavam imaculadamente vestidos com casacos verdes e jardineiras. Os casacos eram profusamente bordados, com botões de latão como os que corriam ao longo das costuras das suas jardineiras. Pertenciam à cavalaria ligeira, por isso montavam cavalos de estatura modesta e usavam sabres curvos. Os hussardos húngaros tinham estabelecido o estilo da cavalaria ligeira europeia mais de uma geração antes, e por isso cada caçador possuía um segundo casaco, conhecido por peliça, o qual usavam sobre o ombro esquerdo. As peliças eram vermelhas, e uma vez mais, cheias de bordados e decoradas com pele negra que condizia com as peles dos chapéus que cada homem usava. Longas plumas verdes e vermelhas serpenteavam segundo o movimento dos cavalos. Os últimos homens eram maiores e tinham cavalos maiores e mais escuros. Estes eram os Dragões da imperatriz Josefina, com casacos verdes-escuros e calças e coletes brancos. As suas botas iam até ao joelho e eram polidas como espelhos negros. Cada Dragão usava um alto capacete de latão com uma imitação de pele de leopardo. Estes possuíam escuros penachos de cauda de cavalo e longas plumas brancas. Nos ombros descansavam espadas rectas.
Estes homens constituíam La Garde Impériale, não eram soldados ornamentais, mas regimentos duros, recrutados entre os veteranos. Eles tinham deixado para trás alguns soldados de infantaria que não os tinham conseguido acompanhar. Os homens que tinham derrotado o inimigo em Austerlitz e Eylau não necessitavam da ajuda de meros recrutas. Os Guardas estavam requintadamente vestidos. Somente o mais severo sargento poderia ter (e sem dúvida teria) encontrado neles imperfeições se eles estivessem nesse momento no campo de Marte em Paris. Proporcionavam um espectáculo de cor, com o pano de fundo da pálida pedra castanha das grandes casas de Alcalá. No entanto, combinada com a beleza desta terra estava uma sensação de ameaça e de brutal autoconfiança.
Era esse desígnio selvagem misturado com arrogância que Hanley sabia que nunca iria conseguir captar na tela. Durante anos sonhara ser artista, tinha estudado e praticado. Sabia que não era suficientemente bom, que estava condenado a ser capaz de reconhecer a grande arte, mas nunca de a criar ele próprio. Conseguia imaginar-se a misturar as cores, a reproduzir os pormenores do fundo e dos soldados, dos seus cavalos e equipamento com grande exactidão e precisão. No entanto, a imagem permaneceria totalmente sem vida. Em qualquer caso, esse sonho tinha desaparecido, tinha morrido na mesma altura em que o pai morreu. Nunca chegou a conhecer o pai, só o tinha visto por duas vezes e sempre à distância. A situação não fora muito diferente com a mãe. Ela era uma imagem de beleza, mas ele só se conseguia lembrar de muito poucas ocasiões em que tinham estado juntos. Mary Hanley tinha começado a ficar conhecida nos palcos quando engravidou. Foi uma interrupção da sua carreira, o que provocou a rápida separação do seu amante. O pai de Hanley nunca reconheceu abertamente o seu bastardo, mas deu-lhe uma mesada. Um ano mais tarde, Mary, tornou-se amante de outro homem, que tornou claro que nunca lhe seria permitido ter o filho com ela. O rapaz foi deixado com a mãe dela, que fez o melhor que pôde. Hanley recebeu educação, e quando ficou mais velho recebeu permissão para viajar e estudar arte e antiguidades. A sua anterior mesada que era modesta, tinha agora desaparecido. O pai tinha morrido, e os meios-irmãos não tinham qualquer intenção de subsidiar o produto de uma imprudência». In Adrian Goldsworthy, Soldados de Honra, 2011, tradução de João Boléo, A Esfera dos Livros, Lisboa, 2011, ISBN 978-989-626-342-3.

Cortesia de ELivros/JDACT