quinta-feira, 3 de setembro de 2015

A Flor-de-Lis e o Leão. Os Reis Malditos. Maurice Druon. «O jovem rei sentia respirar a multidão, mas não a olhava. Os seus olhos de um azul-pálido quase cinzento, de longas pestanas, não se afastavam um instante da jovem vermelhusca e roliça, embrulhada em véus e veludos, a quem fazia o seu voto»

jdact

Os novos reis. O casamento de Janeiro
«(…) Uma alma de adulto, de homem seguro do seu compromisso perante o céu, de príncipe consciente do seu papel entre o seu povo e Deus, exprimia-se pela boca do adolescente. O novo rei tomava os familiares, os seus próximos, os altos funcionários do reino, os barões e os prelados, a população de Iorque e toda a Inglaterra por testemunhas do amor que jurava a Filipa. Os profetas que ardem no amor de Deus, os homens que conduzem as nações apoiados numa convicção forte sabem contagiar as multidões com a sua fé. O amor publicamente afirmado também tem esse poder, provoca a adesão de todos à emoção de um só. Não havia entre a assistência uma única mulher, fosse qual fosse a sua idade, recém-casada ou esposa enganada, viúva, virgem ou avó, que não se sentisse nesse momento no lugar da noiva, um único homem que não se identificasse com o jovem rei. Eduardo III unia-se a tudo o que havia de feminino no seu povo, e era todo o seu reino que escolhia Filipa por companheira.
Todos os sonhos da juventude, todas as desilusões da maturidade, todos os arrependimentos da velhice se dirigiam aos dois como outras tantas oferendas que brotassem de cada coração. Ao fim do dia, nas ruas sombrias, os olhos das noivas iluminariam a noite, e mesmo os velhos casais desunidos dariam as mãos depois da ceia. Se desde tempos imemoriais os povos se precipitam para o espectáculo dos casamentos dos príncipes é para viverem assim por procuração uma felicidade que, por ser exposta de tão alto, parece perfeita. ... till death do us part... até que a morte nos separe... Os presentes sentiram um nó na garganta. A praça suspirou em uníssono, com uma surpresa triste e quase com reprovação. Não, não se devia falar de morte num momento assim. Não era possível que aqueles dois jovens estivessem destinados a sofrer a sorte comum, não era admissível que também eles fossem mortais. ... e por tudo isto te juro fidelidade...
O jovem rei sentia respirar a multidão, mas não a olhava. Os seus olhos de um azul-pálido quase cinzento, de longas pestanas, não se afastavam um instante da jovem vermelhusca e roliça, embrulhada em véus e veludos, a quem fazia o seu voto. Filipa de Hainaut não se assemelhava de maneira nenhuma a uma princesa de conto de fadas. Não era sequer muito bonita. Tinha os traços de gorducha dos Hainaut, nariz breve, pescoço curto e um rosto coberto de sardas. Não era uma figura especialmente graciosa, mas pelo menos não era afectada nem procurava assumir uma atitude majestosa, que não lhe conviria. Privada dos adornos reais, poderia ter sido confundida com qualquer rapariga ruiva da sua idade. Em todas as nações do Norte eram às centenas as jovens como ela, o que reforçava a ternura da multidão por Filipa. Fora escolhida pelo destino e por Deus, mas no essencial não era diferente das mulheres sobre quem reinaria. Todas as ruivas gorduchas se sentiam promovidas e honradas. Ela própria estava comovida ao ponto de tremer. Baixava os olhos como se não conseguisse suportar o olhar do marido. Àquilo por que estava a passar era quase demasiado belo. Tantas coroas à sua volta, tantas mitras, tantos cavaleiros e damas que vislumbrava no interior da catedral, alinhados por trás dos círios como eleitos no Paraíso, e todo aquele povo à sua volta…  Ia ser rainha, e fora escolhida por amor!
Ah! Como tencionava mimar, servir, adorar o bonito príncipe louro, de longas pestanas, mãos finas, que chegara como por milagre ano e meio antes a Valenciennes, acompanhado por uma mãe exilada que ali fora pedir ajuda e protecção! Os pais tinham-lhes dito que fossem brincar no jardim com as outras crianças e ele apaixonar-se por ela e ela por ele. E ele agora era rei e não a esquecera. Com que felicidade lhe dedicava a sua vida! Apenas receava não ser suficientemente bela para lhe agradar para sempre, nem suficientemente instruída para poder acompanhá-lo. Apresentai, senhora, a vossa mão direita, disse-lhe o arcebispo primaz. Filipa apresentou uma pequena mão roliça, que estendeu com firmeza com os dedos bem afastados. Eduardo olhou maravilhado aquela estrela rosada que se lhe oferecia». In Maurice Druon, 1966, Os Reis Inimigos, A Flor-de-Lis e o Leão, tradução de Helena Ramos, Círculo de Leitores, 2007, ISBN 978-972-42-3926-2.

Cortesia de CLeitores/JDACT