sexta-feira, 8 de agosto de 2014

El rei João II. Crónica Esquecida. Seomara Veiga Ferreira. «Foi no ano de 1451, quando o sultão Mohamed II sucedeu a Murad, que meus pais saíram de Florença e atravessaram parte da Europa até Sevilha e, depois, para Portugal»

jdact

E Todos os Caminhos levam ao Falcão da Luz de Maio
«(…) Por isso Jaime foi solto e o cadáver, ou o que restava dele, do infeliz infante
foi, por ordem do Rei, para o castelo de Abrantes, e confiado a Lopo Almeida que acabou por receber, tempo depois, o título de conde de Abrantes. Castela refilou, mandou o seu embaixador com uma instrução sobre a morte do Infante... Quem ganhou com o negócio foram os eclesiásticos que tinham participado no partido e no apoio a Pedro, a quem foram restituídas dignidades e benefícios, mas Afonso V respondeu ao papa pedindo rescisão de tais determinações e frisando a rebeldia do tio contra a Coroa... e manteve-se surdo aos pedidos da tia D. Isabel de Borgonha. Só anos depois, em 1455, quando a Rainha estava grávida pela última vez, ela conseguiu a promessa do marido de que o corpo do pai seria depositado no túmulo construído para conter os seus despojos mortais... De resto, a transladação foi, depois, entregue aos cuidados do Infante Henrique, de Abrantes para Lisboa.

No mundo tudo seguia a ordem natural das coisas e nela integrava-se a minha família também. Foi no ano de 1451, quando o sultão Mohamed II sucedeu a Murad, que meus pais saíram de Florença e atravessaram parte da Europa até Sevilha e, depois, para Portugal. Podíamo-nos ter acoitado a qualquer das comunas judaicas de Portugal, como alguns discretos amigos nossos, mas meus pais eram cristãos, tal como meus avós, que tinham decidido a conversão ao cristianismo. O mesmo sucedeu com muito boa gente para salvar-se da morte, da perseguição, da suspeita ou de perder seus bens e familiares. No entanto, todos nos conhecemos, os Palaçanos, os Negros, os Abravanel, os Jachia também Negros, e outros como mestre Tadeu Bueno que era parente de Rebeca Bueno, mulher de meu outro mestre e amigo, ainda vivo, graças a Deus, o físico João Paz, que também se converteu depois de vir com el rei Afonso do Norte de África. Meus avós eram de Espanha e quando um dia ouviram repetir uma das conclusões de um sínodo, talvez de Avinhão ou Béziers, não interessa, de que para um cristão mais vale morrer do que dever avida a um judeu acharam que os tempos não corriam a favor e mudaram de vida e de país depois. Isso coincidiu com uma ordem de Maio de 1415, quando a alta hierarquia da igreja decretou a destruição do Talmude, em Aragão.
Começou o terror, as perseguições, a segregação. Foi por pouco tempo porque o Concílio de Constança destituiu o papa, mas depois de tanta violência e sangue derramado, meus avós partiram e, de bagagem às costas sobre o dorso das mulas ou em carroças e depois por barco de Barcelona até Marselha e de novo por terra, fixaram-se em Florença. Durante uns tempos, até à morte, não escutaram ninguém lhes chamar marranos, porcos, falsos cristãos. Meus pais resolveram regressar porque em Portugal vivia-se bem e, embora os judeus de vez em quando sofressem seus dissabores, eles continuavam cristãos e cristãos convictos. Minha mãe era uma mulher jovem, casada com um cristão converso também que voltou a usar o nome de família Roiz. Mas vieram primeiro para Évora e depois para Lisboa onde meu pai abriu uma oficina de copista de livros e de cartografia e onde tinha a ajudá-lo um jovem veneziano que se chamava Paolo Malocello e depois um genovês amigo de saias em extremo, sonhador como o sonho, Rainiero, que entrou na família e foi um bom companheiro de caminho e como um irmão mais velho para mim. Após a controversa questão do Regente e a cessação dos seus desejos de centralização do poder nas mãos reais, tudo acalmou e o infante  Henrique, de acordo com o rei que apoiava as suas pretensões expansionistas, recomeçou os seus planos de conquista das cidades do Norte de África. O rei todo se envolveu nesse esquema, com uma paixão que nunca esmoreceu. Entretanto, não paravam as concessões de benesses aos opositores do infante-regente Pedro». In Seomara Luzia da Veiga Ferreira, Crónica Esquecida d’el rei João II, Editorial Presença, Lisboa 1995, 4ª edição, Lisboa 2002, ISBN 972-23-1942-6.

Cortesia de Presença/JDACT