sábado, 4 de outubro de 2014

O Carteiro de Fernando Pessoa. Leituras. Fernando E. Pinto. «Adoptando uma atitude propositadamente indiscreta, Alberto Reis deslocou o olhar da esquerda para a direita, e foi precisamente neste movimento que lhe escapou o vulto de Fernando Pessoa atrás da janela do seu quarto»

jdact

Não há melhor fragata do que um livro para nos levar a terras distantes. In E. Dickinson

«(…) A abordagem até fora afável de parte a parte, apesar dos tiques de ansiedade e cerimónia na apresentação da obra, pois esta, como explicou Alberto Reis a Fernando Pessoa no vestíbulo do prédio, nascera da necessidade de estimular a sua existência através da escrita e certamente repovoar os dias e as noites com uma presença que, embora não o fizesse sentir-se sarado da perda da esposa, pelo menos lhe desse ânimo e rendimento emocional nesse exercício tão intenso e perturbador que consiste em resgatar o sentido da vida e evitar assim toda a fraqueza e a lamentável ausência que levam um homem a perder-se e a sentir-se vencido pela fúria da solidão. É evidente que a generosidade de Fernando Pessoa fê-lo aceitar o pedido; era prática corrente a delicadeza na cedência a uma análise a obra alheia, mesmo que a opinião do avaliador não satisfizesse plenamente o autor e este se sentisse melindrado por tão pouco agrado e insensibilidade. Neste caso, maior ódio não podia sentir Alberto Reis pelo seu vizinho Fernando Pessoa, quando ao fim de alguns dias foi encontrar o manuscrito junto com umas velhas revistas no recipiente do lixo na entrada do prédio. Inconsolável e em choque, o pobre polícia pegou na sua obra e, como quem guarda os restos mortais da própria vida, decidiu no entanto manter-se em silêncio e considerar este grave incidente uma provocação. Embora os seus modestos versos não lhe trouxessem estímulo nem reconhecimento por parte de Fernando Pessoa, quase sempre a subestimação e o desprezo funcionam como contra-obra da criação, Alberto Reis sentiu nesta humilhação o desejo amaldiçoado da vingança.
Adoptando uma atitude propositadamente indiscreta, Alberto Reis deslocou o olhar da esquerda para a direita, e foi precisamente neste movimento que lhe escapou o vulto de Fernando Pessoa atrás da janela do seu quarto. Espreitava provavelmente o tempo, esse estado que influência e condiciona o espírito com que enfrentamos as energias emocionais do dia, tendo neste sentido vantagem o poeta, pois, em concreto imaginário e assente numa base de ficções, sair para a rua sendo outro servia perfeitamente o propósito de ser qualquer um menos aquele que os outros identificavam nele, mesmo que as parecenças contradigam o que dele estamos habituados a ver. Podia até dizer-se, referindo-se a Fernando Pessoa, que dias há em que se questiona, ainda enrolado nas roupas da cama ou já vestido para sair, num impasse de exclusividade e preocupação por ontem ter sido outro e hoje não querer sentir-se o mesmo, como um fato que não desejamos voltar a vestir tão cedo, e classifica esta biografia plural, digamos, como uma Biografia da Insuportabilidade do Eu Único e Adaptado a Outros Privilégios Mentais. Estava Fernando Pessoa a fazer as provas da sua indumentária psicofísica enquanto Alberto Reis observava agora a inquilina do primeiro andar esquerdo a abrir a janela da sala». ». In Fernando Esteves Pinto, O Carteiro de Fernando Pessoa, Baía dasPalavras, Edições Parsifal, Lisboa, 2013, ISBN 978-989-98521-0-5.

Cortesia de Parsifal/JDACT