quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Viagem ao Fundo das Consciências. A Escravatura na Época Moderna. Maria do Rosário Pimentel. «Igualmente nas bulas, os pontífices referiam-se aos escravos em geral, como sendo ‘de Guiné’. Não é de admirar que fossem classificados ‘de Guiné’, quer o trato quer os escravos, uma vez que nesta região se centralizava todo o comércio»

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Os Descobrimentos e o Tráfico de Escravos. Zonas de Resgate
«(…) No entanto, a maioria dos escravos que entrava em São Jorge da Mina, provinha da ilha de São Tomé que desempenhava as funções de posto intermediário do tráfico de escravos oriundo de Benim e do Congo. Só inicialmente este tráfico se fez directamente daquela procedência para São Jorge da Mina. Segundo Valentim Fernandes, por volta de 1506 já se concentravam em São Tomé cerca de 5 000 a 6 000 escravos destinados à exportação, para além dos que estavam ao serviço dos colonos. A ilha de São Tomé era um grande armazém de escravaria no Atlântico, que funcionava não só como depósito dos que vinham da costa de África, mas também como local de procriação. Esta grande área que englobava a Guiné, com a região de Daomé e adjacências, teve uma importância extraordinária no tráfico de escravos. A prová-lo estava a designação genérica de Guiné para todos os escravos desembarcados em Portugal ou no Brasil durante o século XVI, independentemente de pertencerem à parte superior ou inferior da linha equatorial. Igualmente nas bulas, os pontífices referiam-se aos escravos em geral, como sendo de Guiné. Não é de admirar que fossem classificados de Guiné, quer o trato quer os escravos, uma vez que nesta região se centralizava todo o comércio. No entanto, outra zona da costa ocidental africana, o reino do Congo, incluindo a região de Angola, veio a revelar-se de extraordinária importância para este comércio. Aí se desenvolveu o tráfico escravista, desde o início do século XVI. Quando em 1512, Simão Silveira foi enviado ao Manicongo, ia incumbido de explicar a Afonso do Congo que o entendimento estabelecido entre os dois reinos levava a que as naus não partissem dali de porões vazios, isto é, sem escravos, marfim ou cobre. Mas foi sobretudo no último quartel de quinhentos, que se deu o grande incremento do comércio escravista daquela região, em parte devido à guerra desencadeada pelos holandeses e ingleses, o que obrigou a deslocação do tráfico cada vez mais para sul. Aqui, sem concorrentes estrangeiros, os produtos eram mais baratos do que na costa da Guiné, de onde os portugueses tinham sido expulsos pelos holandeses e suplantados pelos ingleses. O centro do comércio passou então da costa da Guiné para o reino banto do Congo e, após a fundação de São Paulo de Luanda em 1575, para o reino de Angola, que mais tarde incluiria Benguela.
Segundo Abreu Brito, de 1575 a 1587, saíram da feitoria de Luanda 31 922 peças de escravatura, ou seja, em média 2 660 por ano, e, nos quatro anos de 1587 a 1591, foram embarcadas 20 131, numa média anual de 5 032. A exportação continuou a crescer prodigiosamente durante o primeiro quartel do século XVII e, em 1680, Cadornega calculava em 8 000 ou l0 000 os escravos que anualmente saíam daquela região, perfazendo assim a soma de um milhão de almas subtraídas a Angola durante os primeiros cem anos de contacto com os europeus. Indubitavelmente, a maioria dos escravos provinha da África ocidental, uns recolhidos nos mercados principais, outros nas zonas secundárias de comércio; alguns vinham da África oriental, mas o tráfico proveniente desta costa não foi relevante até ao século XIX. Como já foi referido, o tráfico era aí conhecido desde longa data, sendo a ilha de São Lourenço (Madagáscar) um grande depósito de negros a que árabes e indianos recorriam na própria procura de escravos. A Abissínia era outro grande reservatório que fornecia as regiões orientais. Os escravos abexins, na generalidade muito estimados pelos mouros, eram feitos cativos quer pelos árabes do litoral, quer pelos cristãos, que de seguida os vendiam aos mouros.
Inicialmente, este comércio humano da costa oriental africana destinou-se, sobretudo, ao Oriente. Só muito mais tarde passou a fornecer também mão-de-obra escrava às potências estrangeiras. Não significa isto, porém, que não tivessem vindo escravos daquela região para Lisboa e, até, ocasionalmente para o Brasil onde, de entre todos, eram os menos apreciados. Independentemente deste facto, a extracção de escravos de Moçambique para a América era pouco compensadora devido à morosidade da viagem. No entanto, é possível que o poderio estrangeiro ao longo da costa ocidental africana, principalmente a dominação holandesa em Angola, tenha ocasionado uma intensificação da procura de escravos na contracosta. Em 1644, Gaspar Pacheco e Gonçalves Magriço solicitaram autorização à corte para irem do Brasil a Moçambique negociar escravos. Em sua opinião, caso fossem bem sucedidos, outros mercadores lhes seguiriam o exemplo e um novo mercado escravista se abriria então para o Brasil. Contudo, parece que não tiveram êxito com este intento, pois em 1709, José Seixas Borges, ao requerer idêntico pedido, dizia não ser usual irem embarcações resgatar àquele porto e, por esse facto, punha em dúvida o resultado final do empreendimento». In Maria do Rosário Pimentel, Viagem ao Fundo das Consciências, A Escravatura na Época Moderna, Faculdade de Letras de Lisboa, Edições Colibri, Lisboa, 1995, ISBN 972-8047-75-4.

Cortesia de Colibri/JDACT