sexta-feira, 4 de setembro de 2015

Barco da Carreira dos Tolos. 1850. Obra Crítica, moral e Divertida. José Daniel Rodrigues da Costa. «Ora como os dentes me nascêrão com esta modéstia, não posso levar á paciência, que hoje até muitas da minha idade cortem os seus cabellos, para se fazerem Marias do Monte»

Cortesia de wikipedia

De acordo com o original!

Carreira dos Tolos. Modistas
«(…) Fui crescendo, e por casa nunca passei de trajar huma comprida saia de primavera muito aceada: hum bajú de folhos brancos, hum avental de escorcia, ou caça de riscas, tudo muito limpinho; humas roupinhas de cabaia, ou nobreza, hum lenço de folhos muito pregado, e muito concertado, que cobria com modestia o que tanto hoje se descobre. Punha no pescoço huma gargantilha de vedrilhos pretos, ou velorios; outras vezes huma colleira de folhos franzidos, que compunha muito a garganta. Ornava o peito com as viçosas flores, que Deos cria, e tinha no meu quintal, meia duzia de cravos, duas rosas, quatro jasmins de Italia, humas chagas, e alguns martyrios, guarnecido tudo de manjerona, e alecrim: flores estas, que pouco, e pouco se lhes vai perdendo a semente; e se se achão ainda, he só em alguma cêrca de Freiras, porque hoje o que se vê pelas janellas de Lisboa são hervas botanicas, chorões balsiminas, tomates de França, e poracaso hum craveiro: que tanto póde a mudança do gosto, e dos usos!
Algum dia nunca o meu toucado passou de huma grande trança de cabello, cahida pelas costas abaixo, com três, ou quatro laços de fita; o cabello de diante levantado acima, fazendo hum capote bicudo, que desafrontava toda a testa; e este topete cheio de travessinhas de tartaruga, tendo á ilharga da parte direita huma assembléa, que vinha a ser hum palmito de flores, ou de fofos de fita. A mesma cabeça se aceava com espirito de vergamota, com banha de flor, ou com óleo de jasmins, e outras pomadas de cheiros, a que os pós amarellos vinhão fazer matiz. Nas orelhas trazia huns brincos de ouro, e não ouro mascarado, com suas lasquinhas de diamantes, que vinha a ser laço, e pingente. Deste modo apparecia na sala das visitas ás minhas amigas, com o maior recato, e comedimento, que hoje raras vezes se vê.
Ora como os dentes me nascêrão com esta modéstia, não posso levar á paciência, que hoje até muitas da minha idade cortem os seus cabellos, para se fazerem Marias do Monte. Chegámos ao tempo das mulheres botarem os cotovellos de fóra era todo o sentido; e como esta não foi a minha creação, e hoje tudo o que vejo, para mim he Grego, ando pelas ruas da Cidade, como vendida, feita huma tôla: e por isso me resolvo a ir para essa terra, aonde a gente se esquece do passado, para viver sem tanta inquietação; porque quando vejo huma mulher na rua, revolvo-me toda, toda me arrepío, e até me dão engulho de vomitar». In José Daniel Rodrigues da Costa, Barco da Carreira dos Tolos, Obra Crítica, Moral e Divertida, RB196984, University of Toronto, Typographia de Elias José Costa Sanches, Lisboa, 1850.

Cortesia de T.Sanches/JDACT