sábado, 28 de abril de 2012

Loulé. Grandes Festas em honra de N. Sra. da Piedade. «Abrilhantadas pelas distintas bandas União Marçal Pacheco e Artistas de Minerva, que darão magníficos concertos…(Abril de 1939)»



Cortesia da amloule

Ex-voto a Nossa Senhora da Piedade
Escola Portuguesa, 1788 - óleo sobre tela, Loulé, ermida de Nossa Senhora da Piedade.
«Apresentamos neste mês de Abril, data em que se realizam as festas da "Mãe Soberana", um ex-voto a Nossa Senhora da Piedade, datado de 1788. Os ex-votos são oferendas entregues ao responsável pelo lugar de culto, após um voto ter sido formulado e depois de o mesmo ter sido atendido. Normalmente são ofertados sob a forma de quadros, figuras ou inscrições e são geralmente colocados nas igrejas, capelas ou ermidas aos quais são oferecidos.
Este ex-voto, da escola portuguesa, é uma pintura a óleo sobre tela, sem moldura, e com a seguinte inscrição:
  • "Milagre que fes N. S. Da Piedade a Manuel Gonçalves Gil que andando em casa cahi/o huma queda, e desparando se a espingarda, lhe hia tirando a vida; e enuocada/a mesma Senhora o livrou de prigo (sic) no ano de 1788:"

Esta pintura é uma composição artística anonima, como é regra geral, estando actualmente em muito bom estado de conservação.
O culto e a devoção a Nossa Senhora da Piedade continuam a ser um testemunho vivo da fé dos louletanos e do respeito pelas tradições religiosas». In Agenda Municipal de Loulé.


‘O Louletano’, ano 6, nº 294, 20 de Abril de 1939’
Cortesia da amloule

Cortesia da Agenda Municipal/JDACT