segunda-feira, 25 de abril de 2016

Carlos V. Linda Carlino. «Tantos desafios acabaram por derrotar Carlos V física e mentalmente, resultando na sua abdicação, aos 56 anos. Escolhe o seu irmão Fernando para assumir o império…»

jdact e wikipedia

Orgulho. Poder. Paixão
«O ano é 1557. A Europa vive uma época turbulenta, marcada por guerras e pela Reforma da Igreja promovida por Lutero. Aos 56 anos, precocemente envelhecido e muito doente, Carlos V, filho da rainha Joana, a Louca, abdica dos tronos do Sacroimpério Romano-Germânico e da Espanha e isola-se no mosteiro de São Jerónimo de Yuste, na região da Serra de Gredos. No livro, Carlos relembra, por meio de diálogos ficcionais com familiares, nobres, representantes do clero e outros supostos visitantes, detalhes reais de seus gloriosos tempos no poder, das inúmeras campanhas militares, dos amores passados e até se vangloria por sua suposta esperteza política em negociações e arranjos matrimoniais familiares.
O imperador Carlos V assume a Coroa do Sacroimpério Romano-Germânico no início do século XV, logo após a morte do imperador Maximiliano. Ele venceu uma árdua disputa contra Henrique VIII, da Inglaterra, e Francisco I, da França, após subornar príncipes alemães que o indicaram e levou junto um amargo cálice: teve de lidar com uma confederação de estados alemães muitas vezes rebelde. Não foram poucos os desafios durante os seus anos como imperador. Além de enfrentar ameaças constantes do Império Otomano, que desejava expandir o máximo possível as suas fronteiras a oeste, tinha de impedir a França de estender os seus poderes sobre a Itália. Ambas as ameaças exigiram uma resposta armada que necessitava de dinheiro, muito mais dinheiro do que até mesmo a abundância do Novo Mundo poderia suprir. Carlos teve de contrair empréstimos imensos com banqueiros alemães, causando a falência da Espanha.
Como chefe de família, considerava ser também seu dever inabalável organizar os contratos de casamentos para assegurar o poder duradouro da dinastia dos Habsburgo e aumentar a sua influência onde quer que fosse possível. Foi também um período de agitação religiosa na Europa inteira. Os movimentos da Reforma, notadamente o que foi inspirado por Martinho Lutero, brotaram em toda parte, ameaçando a Santa Madre Igreja e todas as boas almas cristãs. Tantos desafios acabaram por derrotar Carlos V física e mentalmente, resultando na sua abdicação, aos 56 anos. Escolhe o seu irmão Fernando para assumir o império e passa os tronos da Espanha e Nápoles para o seu filho Felipe (Felipe II).  
1557. Fevereiro
Dois homens robustos, provavelmente com quarenta e poucos anos, surgiram do meio de um grupo barulhento de moças da aldeia, reunidas no outro lado da entrada do pátio, deixando-as coradas, com as mãos na boca, dando risadinhas, incapazes de esconder o acanhamento e o deleite. Então, o que achas? Quais são as nossas chances? Digo-te uma coisa, Alonso, pode ser que tenhamos sorte. Manuel, o homem um pouco mais alto, bateu no ombro do amigo. Espero que sim. Foi um fiasco de verdade em Jarandilla. Semanas de absoluta negação. Tens razão, não tinha o que fazer lá, de qualquer jeito; um bando de caras amarradas elas eram. Mas agora, bem, essas não são de todo ruim. O problema é que elas fedem.
Tu irias feder também se tivesses que morar no mesmo lugar que os animais durante o Inverno, seu tolo idiota. Temos sorte, sabe, dormindo no feno. Elas dormem na palha, do lado da bosta de vaca e das cabras fedorentas. Pelo menos é o que o meu nariz me conta. Deve ficar tudo bem, então, se nós pararmos do lado de fora, hein, Manuel? Exactamente o meu pensamento. Puxaram as batas de linho grosseiro sobre os calções castanhos mal cortados, mas duráveis. Apertaram os cintos, ajeitaram os casacos de lã e puxaram os capuzes sobre os cabelos penteados com os dedos. Por fim, cuspiram nos dedos dos pés em sandálias de couro e os enxugaram com a parte de trás das pernas. Como estamos? Apresentáveis? Bom, vamos, e Alonso foi à frente, passando os enormes portões de madeira escancarados em boas vindas, pelo calçamento de pedra, para juntarem-se aos outros rapazes em pé, de prontidão. Pelo fogo do inferno, sentiste isso, Alonso? Com se alguém tivesse deixado uma porta aberta e uma rajada de ar gelado tivesse soprado. Não, eu não, meu amigo. Estás adoecendo por algum motivo? Logo irás aquecer-te quando estiveres entre duas coxas macias.
Tu deves perdoar os nossos rapazes de sangue quente. Ao que parece têm tão poucos prazeres. Espero que nossa presença não tenha esfriado o seu ardor. Bem-vindo à Yuste, a esse esplêndido mosteiro de São Jerónimo. Não poderia haver um cenário mais cheio de paz. Então, estás aqui para descobrir tudo o que puderes sobre Carlos, o homem que havia pouco usava as coroas do Sacroimpério Romano-Germânico e Espanha. Como disseste com tanta exactidão, todos parecem ter ouvido falar do imperador e rei, mas o que sabem de facto a respeito do homem? Farei tudo ao meu alcance para ajudar-te. Serei o teu guia, levando-te, como a um observador invisível, à presença do rei e a enxergar dentro dos corações e mentes de todos os que encontrarmos. Espero, também, ser uma fonte de informação proveitosa. Concordas em nunca fazer perguntas nem buscar outras vias de investigação, sempre aceitando o meu julgamento e critérios? Muito bem! Então podemos iniciar o que, prometo, será a mais interessante experiência». In Linda Carlino, Carlos V, tradução de Leonor Cione, Editora Europa, São Paulo, 2008, ISBN 978-857-960-180-4.
Cortesia de EEuropa/JDACT