quinta-feira, 7 de abril de 2016

O Último Conjurado. Isabel Ricardo. «Pode retirar-se, Sanchez. Quando se restabelecer, quero que me descubra o mascarado e os seus encobridores. Esmagá-lo-ei com as minhas próprias mãos!, declarou, fechando a mão com fúria»

jdact

«Maldito seja o cardeal que não apontou sucessor, deixando, assim, Portugal envolto em lágrimas e dor»

«(…) Sanchez lançou-lhe um olhar capaz de aterrorizar um leão feroz, mas que não teve efeito algum no inimigo. A partir de hoy, señor enmascarado, tenéis un enemigo mortal para toda la vida y le juro que descubriré vuestra verdadera identidad y ay!, de vos cuando lo consiga!, ameaçou, estendendo-lhe a bolsa, com uma expressão dolorosa no rosto largo. O cavaleiro soltou um risinho trocista. Declaro a vossa mercê que já não dormirei nada descansado esta noite! O capitão e os seus soldados afastaram-se, mais feridos no orgulho do que na carne. Sentiam-se humilhadíssimos por terem sido derrotados por um único homem, apesar de este ser o terror dos mais temidos. Quando desapareceram de vista, o povo juntou-se à volta do misterioso cavaleiro, dando-lhe vivas. Ele sorriu e atirou-lhes a bolsa recheada de moedas de ouro. Tomem e distribuam por todos vós. É um presente do nosso querido ministro!, disse, com uma gargalhada irónica. As pessoas riram-se e as expressões dos seus rostos demonstravam a mais completa adoração pelo desconhecido. Até à vista, amigos!, despediu-se Gualdim, sacudindo levemente as rédeas. Com um aceno de despedida, desapareceu tão misteriosamente como surgira. Quem é que ajudou desta vez o capitão Gualdim a esconder-se dos soldados?, inquiriu um homem barbudo, interrogando com os olhos as outras pessoas. Acho que foi o padre Nicolau que lhe deu abrigo na igreja..., respondeu um outro, com um sorriso de contentamento. Agora, vamos distribuir o presente do nosso querido capitão Gualdim!
Passadas umas horas, algures num gabinete do Palácio da Ribeira, dois homens conversavam, com ar conspirador, e um deles tinha um braço ao peito. Temos de descobrir a verdadeira identidade desse mascarado. Decerto é um dos nobres que me desafiam a todo o momento..., comentou um indivíduo, engolindo de um só trago um cálice de licor verde. Passou a língua pelos lábios, deliciado. A expressão fria e cruel dos olhos contrariava a da boca. Las personas lo esconden, ministro, y hasta los padres lo hacen. Miguel Vasconcelos ficou pensativo. Tal como o fizeram com o Prior do Crato. Conseguiu estar escondido em Portugal um ror de meses até partir para o exílio. E nunca se soube quem o escondia, por mais dinheiro que se oferecesse para o denunciarem. Maldito! Se o pudesse ter nas minhas mãos! Sanchez tremeu de cólera, compartilhando o mesmo sentimento. Se sospecha que ese insolente estuvo envuelto en los motines de Évora… Lo vieron también distribuir los versos del Bandarra. Pero, se escapó siempre de las mallas de la ley.
Este era célebre pelos seus versos, que podiam ser interpretados de diversas formas, pois eram muito vagos. Falavam de um salvador que apareceria encoberto. Embora este sapateiro de Trancoso os tivesse escrito antes do nascimento do próprio rei Sebastião, o povo pensava que se referiam a ele. Achavam que Bandarra conseguira ver o futuro. Tenho de avisar Olivares do perigo que este mascarado representa para o reino. Daria tudo para o ter preso diante de mim, poder arrancar-lhe a maldita máscara e ver com os meus próprios olhos quem ele é. Você que o viu de perto, tem a certeza que não poderá ser o duque de Bragança disfarçado? O soldado abanou a cabeça com firmeza. No! No, señor! Este caballero es muy joven y totalmente diferente del duque. Además él está en Villa Viciosa. O ministro cofiou a barba, contrariado. Que pena! Se fosse ele o mascarado, poupar-nos-ia muitas preocupações. Tínhamo-lo na mão. Mas o duque é demasiado prudente para se meter numa coisa dessas. Nem lhe passaria pela cabeça! Si señor. Soy de la misma opinión.
O ódio que a população em geral votava ao ministro em parte era por ser filho do já falecido Pedro Barbosa, jurisconsulto estudioso e talentoso e o mais espanholado dos portugueses, que justificara com todos os argumentos possíveis a invasão castelhana, conseguindo, assim, o ódio e o rancor do povo e da nobreza, transformara-se no instrumento de vingança dos castelhanos. Acabou por ser assassinado de forma misteriosa, por espada desconhecida. Miguel Vasconcelos era um ambicioso sem escrúpulos, azedo, maldoso e vingativo, tal como o seu pai. Herdara-lhe o talento, a energia e o carácter estudioso. Nunca esquecera a humilhação que passara com a morte pouco honrosa do progenitor. Recordava-se bem do dia em que o povo furioso partira os vidros de sua casa, às pedradas, obrigando o seu pai a fugir pelos telhados. O seu desejo de vingança era desmedido. Com os vexames que fazia a população passar, principalmente a nobreza, esperava esquecer e, quiçá, consolar-se das injúrias feitas a si e a seu pai. Pode retirar-se, Sanchez. Quando se restabelecer, quero que me descubra o mascarado e os seus encobridores. Esmagá-lo-ei com as minhas próprias mãos!, declarou, fechando a mão com fúria. Levou novo cálice aos lábios e engoliu o líquido de um só trago. Um dos muitos defeitos desta personagem era o vício da bebida. Quero esse homem vivo ou morto, mas quero-o à minha frente! Entretanto, não muito longe dali, o mascarado tirava a máscara, mostrando totalmente o rosto, e sorria, misteriosamente...» In Isabel Ricardo, O Último Conjurado, Saída de Emergência, 2014, ISBN 978-989-637-676-5.

Cortesia de SEmergência/JDACT