quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

Elvas na Idade Média. Fernando B. Correia. «Gaio Axónio, recordado em Elvas, nasceu em Firmum Picenum, colónia situada junto à costa adriática, hoje Fermo»

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Época romana
«(…) Mais recentemente, Marques Faria continua a pôr a hipótese de Dipo, onde se cunharam asses no século II a.C., ter-se localizado perto de Elvas. A zona de Elvas era atravessada por uma das principais vias da Lusitânia, que ligava a capital administrativa da província com o litoral, mais concretamente Emerita Augusta com Salacia (o autor refere a descoberta, na herdade de Alcobaça que se encontra na freguesia da Terrugem, de um marco miliário que indica a milha 65ª, o que equivale, sensivelmente, aos 95 Km que separam a referida localidade da antiga capital da Lusitânia romana). Jorge Alarcão que reviu de forma sistemática o traçado das principais vias de época romana que atravessavam Portugal, não deixa de fazer coincidir com a zona de Elvas o entroncamento de estradas que, vindo de Mérida, se dirigiam para o Ocidente, mais concretamente para Olisipo (Mérida é o nó fundamental que permite a compreensão do papel da região de Elvas no contexto das estradas que, a partir de época romana, se dirigem daquela cidade para ocidente). Uma delas dirigia-se para Évora; a outra, à qual a região de Elvas se ligaria por um ramal, seguia em direcção a Alter do Chão, e depois para Santarém. Na região de Elvas não faltam vestígios de época romana. Trabalhos de índole arqueológica, realizados no século passado e na primeira metade da presente cenúria revelaram muitos vestígios de ocupações desta época (é de salientar que, a nível regional, a zona de Elvas está rodeada por uma zona mais vasta que, grosso modo, vai de Évora à antiga cidade da Ammaia, S. Salvador da Aramenha, Marvão, onde a implantação de estações romanas tem algum relevo), havendo a destacar o aparecimento de pavimentos em mosaico em Vila Fernando, em Alfarófia, junto ao Caia, (não muito longe de Alfarófia, na herdade das Caldeiras, junto ao Caia, foi encontrada há poucos anos uma nova inscrição romana, de tipo funerário), na Quinta das Longas (onde, desde há poucos anos, decorrem campanhas arqueológicas sistemáticas) e na Torre de Cabedal (que desde as reformas administrativas do século passado passou a pertencer ao concelho de Vila Viçosa, fez parte no período medieval cristão, do alfoz de Elvas) que, em alguns casos, passam por estruturas hidráulicas (na herdade do Carrão, situado na zona oeste do concelho, junto a Vila Fernando, foram encontrados vestígios, cronologicamente variados, de edifícios, cerâmicas, moedas e restos de duas represas; quanto às cerâmicas, alguns formas são do séc. I d.C.; as moedas são quase exclusivamente do Baixo Imperio e os restos das duas represas ainda eram aproveitadas na década de 50 deste século; na herdade de Chaminé, perto da Atalaia dos Sapateiros, na mesma freguesia, foram também encontrados abundantes vestígios deste período; em outras freguesias do concelho de Elvas não faltam os vestígios da ocupação romana; é o que se pode constatar a norte da Terrugem, junto de Torre de Ovilheira, Sto Ildefonso, em S. Rafael, junto ao Guadiana, pouco a norte de Juromenha e na freguesia de Vila Boim». Alguns dos que aqui viveram e faleceram vieram de longe (um tal Gaio Axónio, natural de uma colónia romana da zona do Adriático, foi sepultado nesta região; Gaio Axónio, recordado em Elvas, nasceu em Firmum Picenum, colónia situada junto à costa adriática, hoje Fermo). Em várias zonas do termo de Elvas, foram encontradas necrópoles, tanto de incineração (na herdade do Padrão, freguesia da Ajuda, muito perto do caminho que se dirige para Juromenha, foi descoberta uma necrópole de incineração, da qual se exploraram, até 1953, 22 sepulturas de que se obteve abundante e importante espólio; cerca de 5 Km a Norte de Elvas, na Horta das Pinas, freguesia de S. Vicente, foi encontrada uma necrópole de incineração na qual foram exploradas 61 tumulações, nas quais há a referir o aparecimento quase constante de armas nessas sepulturas; na horta da Serra, freguesia S.. Brás, para além de uma necrópole de incineração encontraram-se vestígios construtivos possivelmente da mesma época romana), como de inumação (uma necrópole romana de inumação, encontrada na herdade da Camuge, freguesia de Vila Boim, revelou duas lápides com inscrições a3) ou até mistas (a herdade de Torre das Arcas revelou uma extensa necrópole de incineração e de inumação de que foram exploradas quase oito dezenas; também na zona de Vila Fernando, mais concretamente na herdade de Serrones, se encontrou uma necrópole de incineração, de que se escavaram 72 tumulações, com abundante espólio; contudo, neste sítio arqueológico também se encontraram inumações, pobres a nível de espólio; encontrou-se na região de Elvas uma tampa de sarcófago, decorada com um baixo-relevo com um putto funerário, datável dos séculos I a.C. ou I d.C.; junto a Elvas têm sido encontradas algumas inscrições romanas; curiosamente, pelo menos duas delas dizem respeito a indivíduos do sexo masculino que faleceram com mais de 70 anos de idade).
Um dos componentes da ocupação romana que é de destacar é o da hidráulica. Embora o estudo dos sistemas hidráulicos das várias villae romanas encontradas em Elvas esteja por fazer, foram localizados, nas suas imediações, vários vestígios de sistemas hidráulicos datando de época romana (a construção de barragens é apenas um dos aspectos da nova tecnologia introduzida pelos Romanos; mas, ao contrário do que muitas vezes se supõe, os Romanos não exploraram apenas as águas de pé, deixando aos Árabes a introdução do poço e dos sistemas de elevação das águas profundas; os vestígios de poços romanos são frequentes), tendo-se detectado, até ao momento, três construções desta época (trata-se das barragens de Moralves e do Carrão e do conjunto tanque, canal subterrâneo e aqueduto do Correio-Mor). E difícil dizer de quando data a construção (só a título comparativo e sem querer fazer qualquer género de extrapolações, refira-se que a chamada barragem de Proserpina, em Mérida, se considera datar do século II d.C.) destas estruturas hidráulicas e saber até quando estiveram em utilização. No entanto, tem aceitação a hipótese de que estes sistemas possam ter continuado em utilização após o fim do Império Romano do Ocidente (os Visigodos teriam tido consciência da necessidade da rega e do controlo da água em Espanha e teriam usado as estruturas legadas pelos Romanos; lembram que o Liber Judiciorum não esquece a prescrição de penalidades para quem utiliza mal a água; já quanto ao domínio islâmico, atribuem aos muçulmanos unicamente a construção de pequenas barragens de derivação [açudes?] em rios com regime de caudais adequados e nunca barragens para criar albufeiras de armazenamento; contudo, tal não significa que se não tivessem utilizado, pontualmente, estruturas romanas já existentes e úteis; por outro lado, a existência de elementos que comprovam a construção de barragens para armazenamento, em Espanha, no século XIII, pode significar que na Baixa Idade Média teria voltado a haver um interesse na utilização de estruturas deste tipo)». In Fernando Branco Correia, Elvas na Idade Média, Edições Colibri, CIDEHUS, Universidade de Évora, 2013, ISBN 978-989-689-365-1.

Cortesia de EColibri/JDACT