sábado, 2 de fevereiro de 2013

Dança. Angela Isadora Duncan. «… rejeitou as regras do balllet clássico e criou um estilo próprio de dançar, com túnicas esvoaçantes e pés descalços. Em busca do reconhecimento do seu estilo revolucionário foi para Londres (1898) e consolidou a fama quando fez a primeira exibição em Paris (1902). Depois percorreu quase toda a Europa…»


(1877-1927)
S. Francisco, USA
Cortesia de wikipedia


«Bailarina norte-americana nascida em San Francisco, Estados Unidos, considerada pioneira da dança moderna ao romper com os dogmas do ballet clássico, fazendo da improvisação e da espontaneidade as principais características de seu modo de dançar, criando uma nova escola de dança. A segunda dos quatro filhos do poeta Joseph Charles e da pianista Dora Gray Duncan. Morou em Chicago e, depois, em Nova York, onde a sua maneira de dançar, com os pés descalços, vestida com túnica leve e tendo por cenário apenas uma cortina azul, não despertou entusiasmo. Com um treino técnico incipiente, Isadora rejeitou as regras do balllet clássico e criou um estilo próprio de dançar, com túnicas esvoaçantes e pés descalços, a sua marca. Não muito afeita a casamentos viveu maritalmente com designer teatral Gordon Graig e Eugene Singer, dono das máquinas de costura do mundo de então.


Em busca do reconhecimento do seu estilo revolucionário foi para Londres (1898) e consolidou a fama quando fez a primeira exibição em Paris (1902). Depois percorreu quase toda a Europa, onde fez sucesso e apresentou-se nas principais capitais europeias, na Grécia e na Rússia (1904). Devido à morte repentina dos dois filhos, Deirdre e Patrick, afogados no rio Sena (1913), levou a retirar-se temporariamente de cena. Depois da primeira guerra mundial (1920) foi para Moscovo, onde se casou (1922) com o poeta soviético Serguei Iessnin, separando-se dois anos depois. Yesenin suicidou-se (1925) e ela estabeleceu-se na França, passando os seus últimos anos em Nice, na Riviera francesa, onde morreu acidentalmente, sem fortuna e esquecida, enforcada pela própria echarpe, que se enrolou nas rodas do automóvel que dirigia. Escreveu The Dance (1909) e postumamente foi editado o The Art of the Dance (1928)». In Wikipédia.




Cortesia de Wikipédia/JDACT