domingo, 17 de fevereiro de 2013

Villa Romana de Pisões. Alentejo. «Foi descoberta em 1967, durante trabalhos agrícolas, iniciando-se de imediato a sua investigação arqueológica. Em 1970 foi classificado como “Imóvel de Interesse Público”. Ocupada no período romano entre os séculos I a.C. e IV d.C.»


Cortesia de igespar e wikipedia

«O sítio arqueológico da villa romana de Pisões situa-se na Herdade da Almagrassa, a cerca de 10 Km a Sudoeste da cidade de Beja. Foi descoberta em 1967, durante trabalhos agrícolas, iniciando-se de imediato a sua investigação arqueológica. Em 1970 foi classificado como Imóvel de Interesse Público. Ocupada no período romano entre os séculos I a.C. e IV d.C., encontra-se hoje parcialmente escavada, nomeadamente uma parte significativa da casa dos proprietários, apresentando mais de quarenta divisões centradas num peristilo, ricamente decoradas e onde se destacam os mosaicos. Indissociável do conjunto de estruturas da villa é a barragem de Pisões, situada a cerca de 200m, e cuja principal finalidade seria o abastecimento de água para alimentação dos seus tanques, piscina e termas, de dimensões apreciáveis». In IGESPAR.




«A dois passos de Beja, as ruínas de Pisões, com os seus mosaicos velhos de 20 séculos, são um dos sítios arqueológicos que atestam a ancestral tradição rural do Alentejo. Na villa de Pisões, com a sua arquitetura tipicamente romana, organizada à volta de um peristilo (pátio central com colunas), é inevitável sentir-se transportado para os primórdios da nossa era e tentar imaginar como dia a dia viviam os seus habitantes, que mãos tocaram estas paredes, que sentimentos as moveram. Nestas ruínas de um importante centro de exploração agrícola para o abastecimento de Pax Julia, a Beja do século I ao século IV, encontra-se visível o que se designa por pars urbana, a zona residencial dos proprietários. A pars rustica e a pars fructuaria, onde se localizavam as habitações dos trabalhadores e os celeiros e lagares ainda se encontram por desenterrar.
Foi por acaso, na consequência de trabalhos agrícolas, que em 1967, foi descoberta a villa. Os mosaicos, monocromáticos e policromáticos, com motivos geométricos ou naturalistas, que revestem os pavimentos das mais importantes das 40 divisões da pars urbana são, por si só, razão suficiente para a visita de Pisões. Fica na Herdade de Almagrassa, a poucos quilómetros de Beja. Nas proximidades, a barragem romana, outrora essencial para manter as belíssimas termas, com um hipocausto, estrutura subterrânea para aquecimento, extremamente bem conservado, e a espantosa piscina de comprimento olímpico». In VisitPortugal, Wikipédia.

Cortesia de IGESPAR/Wikipédia/JDACT