quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Poesia. Gloria Victis. Não-Poemas. Carlos Garcia Castro. «Por mais que digam o amor em versos, por mais que o cante, róseo, a poesia, por mais que o chorem, ébrios, os poetas, por mais que tu pareças madrepérola, por mais que os dois sejamos um no outro uma avalancha abalançar de engenho, hábil momento, prontidão expedita»

jdact e cortesia de raulladeira

Cabeça de cã
A minha idade é já de senador.
Classicamente quer dizer sou velho.
Pouco me falta para o descuido inapto,
assim se diz da hora de morrer.
Tanto me faz pensar como sentir.
Prezo o direito de não ter pudor
da minha liberdade sem pachorra,
sem explicações e outras atenções
para as grandes frases ditas em poemas.
A vida é natural sem literatura,
nem dela mais precisa um ser comum,
que é o que a morte faz de todos nós.
Por isso prezo o meu descuido inapto,
quer tenha feito ou não qualquer poema.
O mesmo se dirá dum canastreiro,
quer tenha feito ou não muitas canastras.
Tanto me faz. Não tenho é mais pachorra
praa as grandes frases ditas em poemas.
A minha idade é já de senador,
classicamente quer dizer sou velho,
esclarecido então para o tal descuido
de ser poeta ou ser um canastreiro.
2005


Celebração
Pareces mas não és de madrepérola.
Pouco me interessam já tais fantasias
que fazem do amor escrita em papel
às ordens dos poetas, não de ti.
Versos de amor são sempre longitude,
traçadas geografias, medições
que eu próprio também fiz, como num mapa,
a toponímia azul, mas de aparência.
Dizer de amor em versos não é prático,
por mais inteligentes que eles sejam.
Não é de versos que o amor se faz:
nunca o amor se fez a escrever versos
(embora os necessite para os seus mitos),
não se reparte só duma só parte.

Por mais que digam o amor em versos,
por mais que o cante, róseo, a poesia,
por mais que o chorem, ébrios, os poetas,
por mais que tu pareças madrepérola,
por mais que os dois sejamos um no outro
uma avalancha abalançar de engenho,
hábil momento, prontidão expedita
(noutras camas se deita quem não ama)
 - nunca preciso desse amor em verso,
escrita em papel sem mais que o pensamento.
O amor em ti comigo é mais exacto,
sem fantasias, porque tem lugar.

 - Lugar das competências mais vulgares,
lugar todos os dias alegrias
onde lá estamos, tu - mulher e espírito
dum homem que dispensa a poesia.

Pena que tenho, lucidez de hormonas,
de aqui ficarem dados estes versos
 - agora que não servem já para nós.
1999

In Carlos Garcia de Castro, Gloria Victis. Não-Poemas, Edições Sempre-em-Pé, colecção Universos/Poesia, 2007, ISBN 978-972-8870-14-0.

Cortesia de Sempre-em-Pé/JDACT