domingo, 3 de fevereiro de 2013

FCG. Damião de Góis. Elisabeth Feist Hirsch. «Passaram-se, contudo, quase dez anos antes que Góis fosse aceite como pensador e historiador. Os primeiros anos como secretário da Casa da Índia foram atarefados e não lhe deixavam vagar para ocupações de carácter humanístico»

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«Os anos passados na actividade diplomática foram indubitavelmente significativos para o desenvolvimento pessoal de Góis. Portugal, devido ao seu isolamento geográfico no canto ocidental da Europa, não lhe poderia ter dado uma tão ampla compreensão das forças históricas que iriam produzir um novo mundo europeu. Através da paciente observação e da investigação dos países da Europa que conheceu, aprendeu a apreciar novas perspectivas em muitos campos da actividade humana. Ganhou também uma maior compreensão do cerne da sua própria existência. Não há dúvida de que, sem a experiência diplomática, as realizações intelectuais de Góis teriam assumido um carácter bastante diferente.

Formação Intelectual e Espiritual de Góis
Uma vez em Antuérpia, intensificou-se extraordinariamente, em Góis, o desejo de aprender. Se as actividades comerciais da cidade não reservavam grandes surpresas para o recém-nomeado diplomata da casa real de Lisboa, as oportunidades culturais que ela oferecia excediam, sem sombras de dúvida, tudo quanto ele conhecera no passado. A economia florescente de Antuérpia atraía muitos homens célebres, e a proximidade da Universidade de Lovaina levava a essas paragens acolhedoras os mais distintos humanistas com demoradas estadias. Quando Góis assumiu o seu posto, a memória de Thomas More, de Dürer, e, sobretudo, de Erasmo, que tinha estado em Antuérpia havia pouco tempo, estava bem viva nos círculos que frequentava. Se Góis já tinha em alto apreço o nome de Erasmo quando estava na sua terra natal, a obra e a personalidade do humanista holandês tornaram-se-lhe muito mais reais na Flandres. Ficou a dever o conhecimento íntimo de Erasmo, que então adquirira, à sua associação com Cornelius Grapheus, poeta e conhecido humanista, que foi um dos mais chegados de Góis durante o tempo que ele permaneceu na Flandres.
Grapheus tinha grande estima por Erasmo e Góis passou a nutrir um profundo respeito pelo celebrado humanista. Todavia, passar-se-ia quase uma década antes que Góis fizesse qualquer esforço para conhecer pessoalmente o grande Erasmo. Na qualidade de representante dum poderoso rei português que Erasmo conhecia, e que esperava que viesse a ser seu patrono, Góis poderia ter proposto um encontro, na altura que quisesse. A razão dessa reserva pode ter sido o desejo de se fazer notar por Erasmo, na sua qualidade de humanista, por mais modesto que fosse
Passaram-se, contudo, quase dez anos antes que Góis fosse aceite como pensador e historiador. Os primeiros anos como secretário da Casa da Índia foram atarefados e não lhe deixavam vagar para ocupações de carácter humanístico. Quando se preparava finalmente para começar um estudo intenso da língua e da literatura clássica, Góis pediu a Cornelius Grapheus para ser seu professor. A escolha reflectia o espírito do próprio Góis. A sua chegada a Antuérpia tinha coincidido com o regresso de Grapheus à cidade, depois de um ano na prisão, em Bruxelas, como uma das primeiras vítimas da Inquisição (maldita), estabelecida havia pouco na Flandres. Quando os dois homens se conheceram, já as actividades de Grapheus lhe tinham custado o cargo de secretário de Antuérpia. É pouco provável que Góis desconhecesse a ousada crítica feita por Grapheus à Igreja Católica, ou a sua subsquente aprovação de Lutero, ou ainda as suas relações de amizade com Dürer (suspeito como religioso), durante a visita do artista a Antuérpia. Sendo Góis um diplomata que servia um rei mui católico, a sua amizade por um homem que tinha dado como presente de despedida a Dürer o devastador panfleto O Cativeiro da Bobilónia pode parecer deveras surpreendente; porém isso deve ser interpretado como um sinal da inquietação espiritual de Gois e do carácter perscrutador do seu temperamento religioso.
Embora seja muito possível que no início da associação com Grapheus, Góis se deliciasse com ele especialmente como companheiro de música (ambos dominavam vários instrumentos), passou a interessar-se mais por outros talentos do amigo, à medida que os laços entre eles se tornavam mais fortes. Num longo poema dedicado ao seu patrono Grapheus descrevia com manifesto prazer como tinha guiado [Góis] até ao cume sagrado da alta montanha das musas. Revelava surpresa pelo facto de Góis, que já era conhecido pelo seu talento musical, se tornar um estudante de latim tão aplicado, e comparava os seus esforços com os de Catão em relação ao grego». In Elisabeth Feist Hirsch, Damião de Góis, Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa, 1967.

Cortesia da FC Gulbenkian/JDACT