sexta-feira, 23 de dezembro de 2016

As Três Sereias. Irving Wallace. «Agora, este segundo ser impunha-se, recordava-lhe os mistérios e as excitações que, muitas vezes no passado, tinham vindo de terras longínquas. O seu segundo ser só raramente pedia para ser escutado»

jdact

«(…) Ao recordar agora os anos passados, Maud lembrou-se de que o seu último contacto com Easterday se verificara um ano ou dois após seu encontro em Taiti. Nessa altura tinham publicado um estudo sobre o povo de Bau, nas ilhas Fidji, e Adley recomendara-lhe que enviasse a Easterday um exemplar autografado. Ela assim fizera e passados alguns meses Easterday agradecera a dádiva numa breve carta formal a que não era, porém, estranho um certo desvanecimento por tão augustos conhecidos se terem lembrado dele. Empregara a palavra augustos, e depois disso Maud convencera-se de que ele estudara na universidade de Gõttingen. Fora essa a última vez que tivera notícias de A Easterday, a carta de agradecimento de seis ou sete anos antes, até ao momento presente. Fixara o endereço nas costas do envelope. Que poderia querer dela aquele rosto vago, semi-esquecido, tão longe? Dinheiro? Uma recomendação? Elementos sobre um tema qualquer? Tomou o envelope na palma da mão. Era muito pesado para se tratar de um simples pedido. Mais provavelmente se trataria de uma informação. O homem que lhe escrevia, pensou, tinha alguma coisa a comunicar-lhe. Pegou na adaga Ashanti, recordação de uma jornada pela África naqueles dias pré-Gana entre as duas guerras mundiais, que se encontrava em cima da secretária, e com um golpe apenas abriu o envelope. Desdobrou as frágeis folhas de papel de correio aéreo. A carta fora cuidadosamente dactilografada numa velha máquina, já em péssimo estado, pois muitas das palavras apresentavam pequenos buracos, em vez de um e ou de um o via-se, na maioria das vezes, um furo, contudo, a carta fora batida com cuidado, laboriosamente, a dois espaços, certos. Ela contou as folhas de papel de arroz: vinte e duas ao todo. A sua leitura ocupá-la-ia durante algum tempo. Havia a outra correspondência e diversas notas a rever antes da última aula da manhã. Todavia, sentiu a curiosa e bem familiar censura do segundo ser, a não intelectual, não-objectiva, segunda Maud Hayden, dissimulada dentro de si, e isto por se tratar do ser feminino, não científico, intuitivo. Agora, este segundo ser impunha-se, recordava-lhe os mistérios e as excitações que, muitas vezes no passado, tinham vindo de terras longínquas. O seu segundo ser só raramente pedia para ser escutado; porém, quando o fazia, ela não o podia ignorar. Seus melhores momentos provinham de tal obediência. Sem dar ouvidos ao bom senso e sem se importar com a pressão do tempo, sucumbiu. Tornou a sentar-se, pesadamente; sem atender ao protesto metálico da cadeira giratória, levou a carta quase rente aos olhos e, lentamente, começou a ler para si mesma aquilo que, esperava, talvez constituísse o melhor dos Pequenos Prazeres do dia:
Professor Alexander Easterday Hotel Temehami Papeete, Taiti.
Dra Maud Hayden. Presidente, Departamento de Antropologia Edifício das Ciências Sociais, Sala 309 Raynor College Santa Bárbara, Califórnia, E. U. A.  Cara Dr.aHayden. Estou certo de que esta carta constituirá para a senhora uma surpresa. Confio, no entanto, em que tenha a bondade de se recordar de mim. Tivea grande honra de a conhecer, e a seu ilustre marido, há cerca de dez anos, quando passaram alguns dias em Papeete, vindos das ilhas Fidji, em viagem para a Califórnia. Espero que se lembrará da sua visita à minha loja de objectos da Polinésia, na Rue Jeanne d'Arc, onde teve a generosidade de me felicitar pela minha colecção de peças arqueológicas primitivas. Constituiu também para mim um memorável momento ter sido convidado para jantar com a senhora e seu marido. Embora me encontre afastado dos principais interesses da minha vida, tenho conseguido manter-me em contacto com o mundo exterior, e isto devido ao facto de assinar diversos jornais de arqueologia e antropologia e também o Der Spiegel, de Hamburgo. Assim, chegam até mim, de tempos a tempos, pormenores acerca das suas actividades, que acolho com orgulho, devo admitir. Também, nos últimos tempos, adquiri alguns dos seus primeiros livros, publicados em edições, brochuras, mais acessíveis, que li com extraordinário interesse. Verdadeiramente, acredito, e não apenas eu, que o seu distinto marido e a senhora prestaram a maior das contribuições à etnologia dos nossos dias. Portanto, foi com grande consternação que li, há três ou quatro anos, creio, no nosso semanário local, Les Débats, a notícia da morte do Dr. Hayden. A profunda comoção que me causou tal ocorrência não me permitiu escrever nessa altura, mas agora que os anos passaram apresento-lhe as minhas mais sinceras condolências. Espero que tenha resistido, com ânimo, face à dor motivada por tão grande perda, e se encontre agora já resignada e de boa saúde, dedicando-se de novo ao ensino, escrevendo e viajando, como sempre. Deus queira que esta carta chegue às suas mãos, pois possuo apenas o seu cartão com este endereço; porém, se tiver mudado de residência, […] O avião, após descrever um semicírculo, dirigiu-se para aquela distante mancha de terra que, gradualmente, se tornava mais distinta, de modo que pude contemplar com certa nitidez os íngremes penhascos da costa e o que talvez fosse um planalto com uma crista de montanhas além. Muito bem, quanto mais perto melhor, disse Rasmussen ao seu co-piloto. Depois, voltando-se para mim: veja com seus próprios olhos, professor... Não há lugar para uma aterragem. Isto seria verdade se não houvesse planalto, mas eu suspeitava de que havia, e confessei a Rasmussen o que pensava. Exigi que se aproximasse mais e que voasse mais baixo, de modo que eu pudesse satisfazer de um modo ou de outro a minha curiosidade, Uma vez mais, Rasmussen, grunhindo, preparava-se para me antepor as suas objecções em voz alta quando o interrompi com toda a severidade que consegui exprimir...» In Irving Wallace, As Três Sereias, 1964, Livros do Brasil, colecção Dois Mundos, 2000, ISBN 978-972381-025-7.

Cortesia LdoBrasil/JDACT