segunda-feira, 9 de julho de 2012

O Papado e Portugal no primeiro século da História Portuguesa: Carl Erdmann. «Diego não pôde, aliás, gozar plenamente das suas vitórias eclesiásticas. Consegue, na verdade, em 1124, a dignidade de metropolita “in perpetuum” e o título de arcebispo. Mas dos seus três bispos sufragâneos o mais importante, o bispo de Coimbra, não se submeteu, apesar de vários mandados pontifícios»



jdact

«Seria, porém, um erro querer explicar tais episódios por antinomias fundamentais como as que caracterizam naquela época, por exemplo, a história alemã. Assim como a atitude antipapal de Pedro e Maurício de Braga se explica pela luta dos bispos entre si, e só era possível pela existência, por outro lado, de uma oposição contra o papa legítimo, assim a, infanta Teresa nunca teria pensado num conflito directo com a Igreja. Perdeu, não há dúvida, a ocasião de procurar a benevolência do papa e de apoiar o clero português. A culpa, porém, se abstrairmos de motivos pessoais que desconhecemos, deve estar nas desordens políticas, que também por enquanto não conhecemos suficientemente. Em todo o caso, o reinado da rainha Urraca (1109-1126) é perburbado por profundas lutas políticas que não podiam deixar de influir também na vida eclesiástica. Temos prova disso nos actos do concílio de Sagunto recentemente encontrados, concílio que o cardeal Boso convocou em Agosto de 1121, por ocasião da sua segunda legação. O concílio decreta sobre toda a Espanha um interdito de dois meses e meio.
Não se diz porquê, mas talvez se trate do procedimento da rainha Urraca contra Diego, que tinha um fundamento puramente político. Não é sem motivo que os historiadores espanhóis consideram esta época como a mais escura de toda a história peninsular.


Diego não pôde, aliás, gozar plenamente das suas vitórias eclesiásticas. Consegue, na verdade, em 1124, a dignidade de metropolita “in perpetuum” e o título de arcebispo. Mas dos seus três bispos sufragâneos o mais importante, o bispo de Coimbra, não se submeteu, apesar de vários mandados pontifícios. Gonçalo de Coimbra continuou a apoiar Toledo, atitude que soube defender junto da Cúria. Em 1 de Fevereiro vai receber das mãos de Honório um novo privilégio para o seu bispado. Deve ter ficado ainda algum tempo em Roma, porque sabemos que no ano seguinte estava lá, trabalhando com o novo arcebispo de Toledo, Raimundo, contra Santiago. Foi uma confusão contínua de conflitos pessoais e de ordem material, e quando em 1128 uma revolução dos dignitários põe fim ao reinado da infanta e faz subir Afonso I ao trono, a Igreja portuguesa, encontrava-se em lamentável estado de decomposição.

Inocêncio II e o juramento de vassalagem do rei Afonso Henriques
A incerteza da situação política de Portugal, quando Afonso Henriques (1128-1185) tomou posse do governo, ressalta claramente sobretudo do título que o novo regente tomou: ao passo que D. Teresa, como filha de rei e segundo o costume espanhol, era geralmente chamada rainha, Afonso Henriques denominava-se a princípio apenas infante. Em que relação jurídica se encontrava então Portugal com o reino vizinho castelhano-leonês, mal se pode definir. 


Certo é apenas que existia qualquer forma de dependência, sem que no entanto Afonso VII de Castela, ‘Imperador de Espanha’, se atrevesse a denominar-se expressamente Senhor de Portugal. Também as repetidas e variáveis lutas entre os dois países ficavam sempre sem resultado definitivo; terminavam constantemente apenas por uma espécie de tréguas. Afonso Henriques tinha desde o princípio a firme resolução de conquistar plena independência e combateu por ela cinquenta anos. Das fontes históricas surge-nos sobretudo como impetuoso guerreiro; além disso, porém, como precisamente as suas relações com o papado no-lo mostrarão, era político enérgico e tenaz, que bem conhecia os meios de se afirmar e vencer». In Carl Erdmann, O Papado e Portugal no primeiro século da História Portuguesa, Universidade de Coimbra, Instituto Alemão da Universidade de Coimbra, Coimbra Editora, 1935.

Cortesia de Separata do Boletim do Instituto Alemão/JDACT