sábado, 21 de julho de 2012

O Sebastianismo, História Sumária. José Van Den Besselaar. «Um dos primeiros porta-vozes deste movimento reformador e, por vezes, rebelde foi o frade menor Geraldo de Borgo San Donnino, que, num livro introdutório ao «Evangelho Eterno» (c. 1255) anunciava a iminente ‘ab-rogação dos dois Testamentos’. No novo estado, seria o «Evangelho Eterno», depositado nas obras de Joaquim»



jdact

«Outra inovação de Joaquim consiste no seu método de apontar as «concórdias», o qual torna a História predizível, pelo menos, nas linhas gerais. Ele mesmo não se tinha por profeta, mas por simples exegeta à procura do sentido espiritual da Bíblia. O papel de profeta, porém, que o mestre declinara para si, assumiram-no sem escrúpulos os seus adeptos, que não hesitaram em forjar profecias.
Com todo o espírito inovador, Joaquim era autor bem circunspecto: não se queria afastar abertamente da teologia tradicional, invocando a cada passo a autoridade dos padres, sobretudo, a de Santo Agostinho, que tinha ideias muito diferentes. Fazia distinções e subdistinções, por vezes, bastante subtis; costumavam atenuar uma afirmação ousada com outra inócua; e esta, não raro, chega a contradizer aquela. Tudo isso torna extremamente difícil a interpretação unívoca da sua doutrina, que tanto apresenta textos de uma ortodoxia insuspeitada, como passos que, no campo da teologia, se aproximam de um certo triteísmo e, no terreno da História, de um certo relativismo.
Os seus discípulos já não tinham aquela circunspecção. O que o mestre não quisera (ou não
ousara) dizer afirmavam eles sem reserva compondo livros proféticos que atribuíam a Joaquim. Levado pelo seu zelo de reformar a vida eclesiástica do tempo, Joaquim criticara certos abusos, mas sempre com muito respeito. Alguns dos seus adeptos não hesitaram em injuriar a hierarquia eclesiástica, acusando-a de «carnal» e «mundana». E também não deixavam de politizar o pensamento do mestre. O que, para ele, fora uma verdade a ser completada e vivida interiormente foi-se transformando, para os seguidores, numa tese militante, que tinha as suas complicações não só com a religião e a ética mas igualmente com a vida política e social.
Joaquim predissera que o terceiro estado, previsto para o ano de 1260, havia de ser inaugurado por dois homens espirituais e contemplativos, aos quais, ajudados por um novo género de apóstolo, caberia a tarefa de regenerar, internamente, a cristandade, converter os hereges, judeus e pagãos. O que ele esperava era, muito provavelmente, uma reforma radical da vida cristã pela Ordem de Cister. Aconteceu, porém, que pouco tempo depois da morte do abade foram fundadas as duas ordens mendicantes: a de São Francisco e a de São Domingos, duas instituições que reflectiam o facto de que a sociedade europeia estava a sair da fase feudal para entrar na fase burguesa e urbana.
Ora, num comentário sobre o profeta Jeremias, escrito cerca de 1240 e falsamente atribuído a Joaquim, esses dois homens espirituais eram identificados com os fundadores das duas novas ordens. Como a figura fulgurante de São Francisco impressionasse os contemporâneos muito mais do que a de São Domingos, o papel predominante para inaugurar a nova era ficou reservado aos franciscanos e, entre eles, de modo especial, aos ‘spirituali’.
Os ‘spirituali’ pregavam o ideal da pobreza radical. Ligando menos importância à vida comunitária do que os «conventuais», que preferiam dedicar-se à cura das almas em obediência às autoridades eclesiásticas, percorriam as cidades e as aldeias, onde exerciam os trabalhos e serviços mais humildes ou viviam de esmolas, dando assim um exemplo concreto de humildade cristã. A oposição entre os dois grupos, que já existia na vida do fundador, foi-se exacerbando depois da sua morte (1226), agravando-se pela circunstância de que os ‘spirituali’ (que, mais tarde, passaram a ser chamados ‘fraticelli’), encontravam na Igreja institucional pouca compreensão. Eles professavam a sua fé no advento de uma Igreja «espiritual», livre dos vínculos pesados deste mundo. Um dos primeiros porta-vozes deste movimento reformador e, por vezes, rebelde foi o frade menor Geraldo de Borgo San Donnino, que, num livro introdutório ao «Evangelho Eterno» (c. 1255) anunciava a iminente ‘ab-rogação dos dois Testamentos’. No novo estado, a única norma a dirigir a vida cristã seria o «Evangelho Eterno», depositado nas obras de Joaquim.
Seguiram-se condenações e perseguições, mas não conseguiram estas emudecer a voz dos revoltados, que continuaram a agitar a sociedade medieval durante vários decénios. A revolta contra a ordem estabelecida abrangia todos os sectores da vida pública e, como não podia deixar de ser numa sociedade sacral, tinha raízes profundamente religiosas. Muitos cristãos medievais, e, entre eles, os mais sinceros, viam-se colocados diante de um problema que lhes parecia insolúvel.
Como explicar que a Europa, depois de doze séculos de Evangelho professado, levasse uma vida tão pouco evangélica?
Os príncipes só empenhados em defender os seus interesses dinásticos, os ricos só ansiosos por aumentar a sua fortuna, os pobres constantemente explorados e oprimidos, e a Igreja, fundada por Cristo, transformada numa instituição mundana. Sofrendo com a antinomia entre o sublime ideal e a triste realidade, muitos pensavam que só uma intervenção do Céu poderia suprimi-la, intervenção, aliás, que lhes parecia prometida por diversas profecias antigas e modernas». In José Van den Besselaar, O Sebastianismo História Sumária, Instituto Camões, Instituto de Cultura e Língua Portuguesa, Biblioteca Breve /Volume 110, Livraria Bertrand, 1987.

Cortesia de CV Camões/JDACT