domingo, 22 de maio de 2016

Grácia Nasi. Esther Mucznik. «Teve esta política de Manuel I o resultado esperado? O rei acreditava, sem dúvida, na possibilidade de uma assimilação e de uma integração autênticas. Mas na verdade esta política não funcionou»

jdact

«(…) Aliás, é curioso notar que é neste decreto que o marquês de Pombal se vai basear, perto de três séculos mais tarde, para suprimir as distinções e incapacidades legais dos cristãos-novos: mando que a Lei do Senhor D. Manuel I, expedida no Primeiro de Março do Anno de mil quinhentos e sete; e a outra Lei do Senhor Rei Dom João o III, dada em dezasseis de Dezembro do Anno de mil quinhentos e vinte e quatro, em que proibiam a sediciosa e ímpia distinção de Cristãos Novos e Cristãos Velhos, sejam extraídas do Meu Real Arquivo da Torre do Tombo, e de novo publicadas, e impressas com essa para fazerem parte dela, como se nela fossem inteiramente incorporadas. O decreto do marquês de Pombal, aliás do rei José I, de 25 de Maio de 1773, baseia-se também, com algum cinismo histórico, no bom relacionamento sempre havido em Portugal entre os reis portugueses e os judeus...
Para além de proibir as inquirições ao passado judeu dos cristãos-novos, uma outra tentativa de assimilação dá-se com a alteração dos nomes. Aos judeus agora baptizados seriam dados vulgares nomes cristãos: João Fernandes, Gonçalo Rodrigues, Jerónimo Henriques, António Dias, Luís Álvaro, Estevam Godinho, Maria Caldeira, Leonor Ribeira. Não tem fundamento a ideia muito vulgarizada de que seriam adoptados nomes de árvores. Estes pertenciam regra geral à nobreza e foram atribuídos apenas a algumas personalidades cristãs-novas de prestígio. Mas, para além de tentativa de integração, a alteração do nome significava o esforço para apagar e destruir a identidade judaica anterior. Permaneceu, no entanto, a dualidade do nome, um nome cristão público, outro secreto judaico, para os que não aceitavam como sua a nova fé imposta. Grande parte dos convertidos por Manuel I, depois de baptizarem na igreja os seus recém-nascidos, davam-lhes o nome judaico no segredo das suas casas, procurando assim manter o vínculo da tradição ancestral, como forma de resistência à assimilação forçada. As crianças eram pois portadoras de dois nomes e duas identidades. É como vimos o caso de Grácia Nasi, nome ibero-judaico, mas baptizada como Beatriz de Luna.
Assim, a imposição de um nome cristão, longe de significar a tão desejada integração dos cristãos-novos, tornou-se, pela manutenção ou adopção do nome hebraico, um elemento de distanciação e reserva mental face à fé violentamente imposta. Outras duas medidas tendentes à assimilação dos cristãos-novos foram a proibição de casarem entre si, medida que pouco foi aplicada, e o baptismo das antigas judiarias, agora denominadas ruas novas ou vilas novas. Estas seriam reocupadas pelos seus antigos locatários, embora sem a discriminação legal anterior, sobretudo no Porto, Évora e Lisboa. As casas desocupadas seriam entregues a cristãos-velhos, o que era estimulado pelo rei para promover a convivência, mas também a vigilância sobre os conversos. Finalmente a 21. de Abril de 1499 seria publicada uma lei proibindo aos cristãos-novos a saída do reino, sob pena de perda dos bens móveis e de raiz a favor da coroa, exceptuando as viagens de negócios e na condição de deixar as mulheres e os filhos no reino. Temia-se assim que fossem para as terras dos mouros, retornando ao judaísmo e, sobretudo, que levassem consigo os seus bens.

... Saiba, Senhor que o judaísmo faz parte dos males incuráveis
Teve esta política de Manuel I o resultado esperado? O rei acreditava, sem dúvida, na possibilidade de uma assimilação e de uma integração autênticas. Mas na verdade esta política não funcionou. Obrigados a abraçar uma religião que lhes era estranha, a maioria dos judeus terá permanecido fiel ao judaísmo, pelo menos inicialmente. O cronista judeu Salomão Ibn Verga, exilado de Espanha e ele próprio arrastado pelas conversões compulsivas, escreve na sua obra Shebet Yehuda (O Ceptro de Judá): que proveito tirará a Nossa Senhoria e Rei em deitar água benta sobre os judeus, passando a chamá-los Pedro ou Pablo, enquanto eles permanecem ligados à sua fé, como Akiba ou Tarfon? ( ....) Saiba, Senhor que o judaísmo faz parte dos males incuráveis. Na verdade, convertidos em massa e de um só golpe, grande parte dos judeus cristianizados mantinham vivas, pelo menos nos primeiros anos, as suas estruturas comunitárias, os seus laços de solidariedade e sobretudo a consciência da sua identidade religiosa judaica». In Esther Mucznik, Grácia Nasi, A judia portuguesa do século XVI que desafiou o seu próprio destino, A Esfera dos Livros, Lisboa, 2010, ISBN 978-989-626-244-0.

Cortesia de ELivros/JDACT