segunda-feira, 9 de maio de 2016

Os Pecados da Rainha Santa Isabel. António Cândido Franco. «O reino está em festa! Portugal volta a ter rainha!, gritavam com júbilo renovado e convicta esperança os pajens e os charameleiros do rei no caminho para Alcobaça»

jdact

«Regresso ao passado, ao passado da nossa origem. Regresso pois à baixa
Idade Média, essa noite de dor e maravilha, onde as estrelas brilharam pela derradeira vez. Sei do que falo; já por lá andei tempo que baste a deitar raiz e borla, quanto mais a contemplar de raspão um céu de estrelas. De mãos livres e olhos atentos, sempre à pata, bati e rebati durante um carro de anos fragas e recessos, visitei Inês em Albuquerque, chorei com Pedro em Coimbra, acompanhei Leonor Teles em Barcelos e na corujeira de Pombeiro, segui Fernando em Valada do Ribatejo, vi Nuno Álvares açodado em Lisboa. Por lá me demorei tantos anos, por lá andei com tanto desejo e encanto, e tão de espaço, que fiquei a pertencer mais a esse tempo que ao meu. Para bem dizer, ninguém hoje dá por mim; sou um fantasma, uma sombra sem forma a pairar sobre as ruas. A minha voz não se ouve; a minha presença não se vê. Sou um espectro invisível. Vivo no passado, não no presente. Mas isso me chega para ter um rumo, que é afinal a forma menos traiçoeira de ser infeliz.
Agora, para gáudio meu, regresso à luz onde existo. Materializo o meu espectro e recupero a minha voz. Ganho sangue e corpo em contacto com o passado; vou de novo visitar a baixa Idade Média. Não posso deixar de andar à volta de Pedro de Portugal. Este rei é a minha ideia fixa. Cada vez me comovo mais com a sua figura; a sua vida magnetiza-me. É um íman poderoso, uma luz quente e cega, em torno da qual giro sem parar como os planetas giram em torno do So1. Este Pedro de Portugal foi o inventor da Saudade e isso basta para fazer dele o meu credor eterno, cuja história comparo à mítica existência de Orfeu. Como não, se a morte da linda Inês o deixou tão inconsolável como a de Eurídice deixou o filho de Eagro? Assim o lírico clássico da Trácia desceu aos Infernos para recuperar a esposa e o fantástico rei de Portugal exumou no agro de Santa Clara com as grossas garras de medievo os ossos esburgados da amante. Um amansava feras com a lira, o outro encantava ursos com o pandeiro. Orfeu acabou dilacerado pelas Bacantes nas bárbaras florestas do Norte e Pedro findou perseguido e esquartejado pelas Harpias do sono nos adustos areais do fim da Terra.
Eu testemunhei o amor de Constança e de Inês. Vi Pedro dividido entre duas mulheres que se extremavam e por isso entre si disputavam os beijos do príncipe. Constança, a mimada filha de João Manuel que veio de Castela casar com Pedro no ano da batalha do Salado, tinha mais anseios de Pedro que ciúmes de Inês. E esta, mais nova e inocente, menos lida em Catulo e Ovídio, só se entregou a Pedro porque Constança, sua ama, lho sussurrou. Na rude boca de Pedro pôde assim, sem escândalo nem remorso, saborear a jovem princesa o sangue virgem da sua serva, tão mimoso e fresco como vinho novo. O círculo cortês de Alenquer, vila da alçada da princesa, foi nesse período mais ardente e explosivo que o da ilha de Lesbos no emancipado tempo de Safo e de Alceu. Teve Constança nas escarpas de Alenquer o seu rochedo de Lêucade. Não tardou a precipitar-se do cume com um grito de desespero, os cabelos soltos, a arder na tormenta da paixão, desaparecendo para sempre nas ondas revoltas da noite e do esquecimento. Ficaram Pedro e Inês, um diante do outro, sós, a tremerem de medo e erotismo. Na imaginação dos dois estava atravessado um cadáver de hetera, melhor, de hieródula. Estreitaram-se então num abraço cego, prometendo um ao outro protecção e amor eterno.
No breve instante em que Pedro desamparou a rosa, ceifou-lha com um único e certeiro golpe de espada o fero pai, o temível, cobiçoso e sardónico Afonso IV Manchou-se o chão para sempre com aquelas desfolhadas pétalas e ainda hoje nos arredores do Mondego as fontes choram aos solavancos, com borbotões escuros de sangue, por acto tão nefando. Veio depois do homicídio de Inês a insuportável saudade de Pedro. Que solidão glacial! Que desolação negra! Nenhum outro, a não ser ele, que se tinha pelo pior dos três, sobrevivera ao mais gigantesco incêndio de amor que a faixa ocidental da Hespanha ainda vira. Ele era um espectro rodeado de mortos, mas a sua imaginação, atravessada por dois alvos cadáveres femininos em decomposição, era combustível bastante para pegar lume ao breu viscoso da noite. Ardia Pedro na sua solidão, qual estrela adamantina e solitária a consumir-se na escuridão da noite fria. Por isso, invicto e ébrio, exumou do esquecimento os restos descarnados de Inês e com o hálito crestado pelo fogo do Amor decidiu, num beijo escaldante, insuflar nas geladas pedras daqueles ossos um sopro eterno de vida.
O reino está em festa! Portugal volta a ter rainha!, gritavam com júbilo renovado e convicta esperança os pajens e os charameleiros do rei no caminho para Alcobaça. E indicavam com as mãos, sorriso rasgado no carão terroso, a rainha morta, a balouçar desconjuntada, no estrado das andas, entre dois coxins de seda pálida. Ó sublime loucura da Saudade! Ó tragédia transcendente! Foi com a força do teu desejo que os Deuses criaram o mundo. Cantei assim outrora, à força de apóstrofes, a doida solidão do rei Pedro como cantei depois, quando me apertava por revisitar estes lugares, os amores tórridos e proibidos de Fernando e de Leonor, que são ainda, vinte anos depois, o prolongamento do incêndio que alumiou a pedregosa terra portuguesa, pois Fernando foi o primeiro e mais formoso resultado da combustão do trio de Alenquer e Leonor a ígnea haste que lhe chegou lume. Vê-se tão bem na desordem amorosa de Fernando todo o mimo castigado de Constança. E quanto a Leonor, nunca o amor ardeu tão livre e soberano na seca terra do ocidente hispânico como nesta figura infeliz mas senhoril. Que louco e soberbo amor se fundiu no crisol do seu coração!» In António Cândido Franco, Os Pecados da Rainha Santa Isabel, Ésquilo, Lisboa, 2010, ISBN 978-989-809-289-2.

Cortesia de Ésquilo/JDACT