sexta-feira, 13 de maio de 2016

O Comércio Negreiro. Séculos XV a XIX. Arlindo M. Caldeira. «No mundo muçulmano, eram destinadas aos escravos africanos as tarefas mais diversas, que estavam longe de se limitarem, como faz parte de algum imaginário erótico-literário, ao serviço, nos haréns dos sultões»

jdact

Tráfico e Tráficos. Os navios negreiros não param de passar
«(…) Aliás, a maioria desses bens eram bens de prestígio e contribuíram para o reforço do poder ou para a renovação das elites linhageiras, na medida em que estas se mostravam capazes, em maior ou menor grau, de se adaptarem aos princípios da economia de mercado. Talvez agora compreendamos melhor o amargo testemunho com que abrimos o texto desta secção. O velho africano, reflectindo sobre os malefícios do tráfico de escravos, recriminava não apenas os brancos mas também as elites locais, a que ele próprio pertencia, por não terem sabido resistir à novidade das mercadorias europeias. E o que mais o chocava era a instabilidade e a insegurança que a arbitrariedade da justiça e os conflitos entre os Estados tinham introduzido num mundo que provavelmente nunca existira, mas onde, segundo ele, reinava a ordem intemporal e a autoridade consentida.

Os tráficos orientais
O volume e a violência do tráfico atlântico, a que a campanha abolicionista do século XIX ajudou a dar a ver a sua verdadeira dimensão de horror, fizeram esquecer que os comerciantes muçulmanos tinham iniciado, vários séculos antes, o seu tráfico africano de escravos, transportando um número de escravizados ainda hoje difícil de contabilizar. A questão dos tráficos orientais continua, aliás, a ser polémica, mesmo nos nossos dias, não faltando quem afirme que chamar a atenção para outras rotas é uma forma de desviar a atenção do comércio transatlântico, como se não fosse possível tratar todas as formas de tráfico com o mesmo esforço de isenção ou com a mesma indignação. Os chamados tráficos orientais iniciaram-se no século VII, com a formação do Império Árabe. A lei islâmica não permitia a escravidão de muçulmanos, mas aceitava a dos infiéis, o que levou a que se estabelecesse uma rede de abastecimento que incluía a população negra da África subsariana mas também as populações brancas dos países eslavos e do Cáucaso e de outras regiões fronteiriças do Império, como os reinos cristãos do Al-Andalus (Península Ibérica). Muhammad Ibn Hawqa, um geógrafo muçulmano de origem turca que viajou no século X pelo Ocidente, registou nos seus cadernos que o artigo de exportação mais conhecido do Al-Andalus eram os escravos, rapazes e raparigas trazidos de França (condados catalães) e da Galiza (reino de Leão) que eram vendidos em leilões públicos em mercados especializados (ma'rid), do tipo dos existentes nas principais cidades do Império Muçulmano.
Nestes pontos de venda de escravos iriam surgir, com uma frequência cada vez maior, indivíduos negros, ditos genericamente do Sudão. Era o resultado do tráfico transariano, desenvolvido pelos muçulmanos após o domínio político de todo o Norte de África e que lhes dava acesso a mercados africanos que iam, na África Ocidental, até ao Norte da actual Nigéria, e, na Oriental, até, à Tanzânia. A travessia do deserto, que podia demorar cerca de três meses, através da complexa rede de rotas caravaneiras que foram sendo criadas, era, como se calcula, dura e perigosa, sobretudo para grandes grupos, exigindo experiência e cálculos rigorosos sobre a duração das etapas, para aproveitar os raros pontos de água existentes nos vários percursos. Ainda assim, a mortalidade era muito elevada, chegando a ultrapassar os valores que se vão registar na fatídica travessia do Atlântico. Pelas arriscadas pistas que cruzavam o Sara, os comerciantes não traziam apenas escravos mas também ouro, pimenta da Guiné e marfim. O destino eram os principais mercados mediterrânicos do Norte de África: para leste, as cidades egípcias, como Alexandria e o Cairo; mais para ocidente, Gadamés, Cairuão, Tunes, Marráquexe ou Fez.
Seria através da intercepção de algumas destas caravanas vindas da região subsariana que os portugueses obtiveram os primeiros carregamentos de escravos negros desembarcados em Portugal, e era também essa via que abastecia a feitoria de Arguim (na actual Mauritânia), onde o infante Henrique mandou levantar, em 1455, uma fortaleza que só ficaria concluída já após a sua morte. Além das rotas transarianas, comerciantes muçulmanos e de outras origens abriram também uma rota marítima para o transporte de escravos da África Oriental, através do oceano Índico e do mar Vermelho. Estes escravos provinham de uma vasta área da África Centro-Oriental que compreendia o Alto Congo e a região dos Grandes Lagos e ia até à bacia do rio Zambeze, sendo embarcados, em geral, a partir de um grande entreposto situado na ilha de Zanzibar. Embora o objectivo fosse sobretudo o abastecimento da Arábia com mão de obra escrava, a verdade é que, desde o século VIII, surgem africanos escravizados em todo o arco do oceano Índico e até para lá do estreito de Malaca. No final do século IX, já há notícia de escravos negros na ilha de Java e uma inscrição um pouco posterior dá conta de uma oferta de cativos da mesma origem, feita por um rei javanês, ao imperador da China.
No mundo muçulmano, eram destinadas aos escravos africanos as tarefas mais diversas, que estavam longe de se limitarem, como faz parte de algum imaginário erótico-literário, ao serviço, nos haréns dos sultões, como odaliscas, concubinas ou eunucos. Eram também recrutados como soldados: por exemplo, em Marrocos, desde os Almorávidas, havia temidos corpos do exército formados por escravos e o mesmo acontecia em Bagdad, na época dos grandes califas abássidas. Mas havia também milhares de escravos africanos em trabalhos mais penosos: na exploração das minas de sal, de alúmen e de cobre do deserto do Sara; nas grandes explorações agrícolas em vários pontos do império, como era o caso das planícies pantanosas do Tigre e do Eufrates; nos estaleiros da construção naval ou como remadores nas galés de combate». In Arlindo Manuel Caldeira, Escravos e Traficantes no império português, O Comércio Negreiro no Atlântico durante os séculos XV a XIX, A Esfera dos Livros, Lisboa, 2013, ISBN 978-989-626-478-9.

Cortesia EsferadosLivros/JDACT