terça-feira, 18 de setembro de 2018

Estou Nua e Agora? Francisco Salgueiro. «O que é o Burning Man? Uma experiência anual onde pessoas se juntam para exprimirem o que sentem, criando uma comunidade temporária»

jdact

São Francisco
«(…) Então e o estágio na law firm do pai da Jen? Peço apenas dois minutos do vosso tempo para fazer um flashback ao meu passado. Podem colocar o cronómetro a contar agora. Começar: cresci numa família típica americana, com pais divorciados do Lower East Side de Manhattan. A minha mãe sofre de depressão e o meu pai é escritor, prestes a escrever o grande best-seller. Há 30 anos. A Jen é a minha melhor amiga. Tal como foram o meu pai e o dela, há muito tempo. Estava mais tempo em casa da Jen do que na minha. As férias eram quase sempre passadas com eles nos Hamptons, na casa de praia. Sempre que podia, fugia da realidade que tinha em casa e passava todo o meu tempo com a Jen. Às vezes, imaginava que os pais dela me tinham adoptado. Era a eles que eu queria impressionar. Falta um minuto. Sempre quis realizar documentários. Viver em Manhattan era caro e não queria acabar como os meus pais. Eu sabia que devia tirar o curso de Direito, como a Jen. Ambas queríamos impressionar o pai dela. Ao mesmo tempo, eu queria afastar-me o mais possível de Manhattan. São Francisco, na outra costa dos Estados Unidos, era suficientemente longe. No final do curso, o pai dela esperava que fossemos trabalhar para a law firm dele. Eu estava muito agradecida por poder trabalhar na Gladstone & Associates. Era isso que eu tinha imaginado fazer com o meu futuro? Não. Eu queria fazer filmes. Ser uma artista. Mas não queria ficar pobre como os meus pais. Como eu me tinha habituado à vida confortável de casa da Jen, decidi tirar Direito.
Sempre achei que o destino era uma desculpa que os preguiçosos usavam. Mas desde a véspera que eu sentia que o destino estava a dar-me um pré-aviso: perder o concurso de SingStar; ser a musa do Brian; o homem mistério das fotografias; terem-nos levado para o Burning Man sem termos percebido o que se estava a passar. Sim, eu sei que o álcool também pode ter tido algum efeito, mas eu queria acreditar que isto eram sinais de que algo poderia acontecer muito brevemente. E aconteceu.
Desculpem. Esta história demorou mais dois minutos do que o previsto. Agora sim: de regresso ao Burning Man. Estacionámos a carrinha, saímos e ficámos a olhar à volta, hipnotizados. Os pensamentos tinham muita dificuldade em articular frases com alguma coerência. Na minha cabeça, soprei no balão, 0.0. Estava completamente sóbria. Estamos dentro do Mad Max sob efeito de esteróides, disse para a Jen, enquanto olhava à minha volta e vi, a andarem de um lado para o outro, gigantescos dragões e dinossauros metálicos. As pessoas estavam mascaradas com armaduras, fatos coloridos e algumas bastante mais nuas do que seria esteticamente desejável. Só falta o Mel Gibson, novo, quando ainda era giro e não era xenófobo e um wife beater, acrescentou a Jen. Umas centenas de metros à minha frente, um gigantesco carro descapotável com a forma de um gato. Naquele momento, eu e o Brian transformámo-nos numa FAQ de um website dos anos 1990.
O que é o Burning Man? Uma experiência anual onde pessoas se juntam para exprimirem o que sentem, criando uma comunidade temporária. Desculpe. Pode repetir? Cerca de 70 mil pessoas reúnem-se no meio do deserto Black Rock, no Nevada, num espaço gigantesco e criam uma comunidade. E quando digo gigantesco é mesmo gigantesco. Estão a ver um campo de futebol? Não tem nada a ver, é muito maior. Vista do espaço, a forma como toda a área está organizada, parece um desenho feito por extraterrestres. Todos os anos há um tema, como, por exemplo, Fertility, Time, Hell, Outer Space, The Body, The Floating World, Evolution e Metropolis.
Ah é uma coisa tipo hippie, onde fumam charros, tomam pastilhas de ecstasy e passam o tempo bêbedos e drogados? Não. No Burning Man não se incita ao consumo de substâncias nem se condena». In Francisco Salgueiro, Estou Nua e Agora?, Editora Oficina do Livro, 2014, ISBN 978-989-741-159-5.
                                                      
Cortesia EOLivro/JDACT