sexta-feira, 21 de setembro de 2018

Um Estudo em Torno da Revista Portuguesa (1889-1892). Adriana Mello Guimarães. «A maior influência nesse processo de inovação pedagógica foi a do oratoriano Luís António Verney18 (1713-1792), cujo Verdadeiro método de estudar pode ser…»

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Com a devida vénia à Doutora Adriana M. Guimarães

A reforma dos estudos
«(…) A 6 de Julho de 1759 foi criada a figura do Diretor Geral dos Estudos, para nomear e fiscalizar a acção dos professores; enquanto a Real Mesa Censória (que surgiu com o alvará de 5 de Abril de 1768) passa a examinar e fiscalizar os livros e papéis que circulavam no reino. Em 1772 foi constituído o chamado subsídio literário que proporcionou as bases financeiras para pagar o funcionamento do sistema escolar (este imposto recolheu verbas consideráveis. Um nome que está associado a esse imposto é o do frei Manuel Cenáculo, nasceu em Lisboa em 1724; morreu em Évora, em 1814. Manuel Cenáculo colaborou na presidência das Juntas da Providência Literária, na Real Mesa Censória e na Junta do Subsídio Literário. Também desempenhou um importante papel como reformador dos estudos Terceiros em Portugal. Deve-se-lhe ainda a criação de muitas bibliotecas e o enriquecimento de outras já existentes, Biblioteca Pública de Évora, à qual dá um regulamento modelar; a do Convento de Jesus em Lisboa, actualmente Biblioteca Nacional, e ainda a instituição de academias culturais, em Beja, Évora, Lisboa. Tais diretrizes correspondiam, aliás, às linhas culturais mestras do seu ideário iluminista, cuja execução prosseguiu incansavelmente até à morte, ocorrida quando já era arcebispo de Évora). Este imposto, na Metrópole e nas ilhas, estava assente na produção de vinho e aguardente. Na Ásia e no Brasil, a taxa advinha da produção de carne e da aguardente. Surge um novo ideal na educação: nobre será o que estudar. Assim, em 1761 foi criado, em Lisboa, o Colégio dos Nobres. Destinava-se aos alunos de nascimento distinto e que tinham protecção régia. O ensino previa aulas de Latim, Grego, Retórica, Lógica, Poética, Línguas vivas (Francês, Italiano e Inglês) e de Equitação, Esgrima e Dança. Não faltavam os estudos científicos como a Matemática, a Física, a Arquitectura e o Desenho. No Brasil, foram fundados, um pouco mais tarde, o Seminário de Olinda (1800) e o Recolhimento de Nossa Senhora da Glória (1798), ambos criação de Azeredo Coutinho, aluno e professor da reformada Universidade de Coimbra.
Em 1772 foi divulgada a lei que instituía os mestres de ler e escrever. A ideia principal é a de que a cultura deve ser administrada de acordo com o que cada um virá a exercer. Ou seja, aos que se irão ocupar da agricultura e das artes fabris não é necessária escolaridade. No entanto, os que vão exercer funções mais elevadas serão divididos em dois grupos: aqueles para quem é suficiente ler, escrever e contar; e aqueles que devem prosseguir os estudos para chegar à universidade. Para esses é criado um ensino secundário constituído pela Gramática Latina, Grego, Retórica e Filosofia. Ainda em 1772 foram promulgados os novos estatutos da universidade. A reforma pombalina foi radical, tanto pelo que respeita ao planeamento dos cursos como pela alteração dos métodos de ensino e da filosofia que lhe devia presidir. Foi feita com uma preocupação racionalista e experimentalista, com a introdução do ensino das Ciências Naturais, da Física Experimental e da Química, e com a criação dos primeiros laboratórios e do primeiro hospital escolar. Para que esta reforma do ensino superior pudesse ser executada, o marquês reuniu um grupo de homens e congregou-os oficialmente numa Junta, denominada de Junta de Providência Literária (são sete os componentes da Junta de Providência Literária, sendo de destacar nomes como o do cardeal João Cosme Cunha, o próprio marquês de Pombal, o frei Manuel Cenáculo e Francisco Lemos Faria. A primeira tarefa a que os elementos da junta se dedicaram foi a redação de um texto contra os jesuítas, intitulado Compêndio Histórico do estado da Universidade de Coimbra no tempo da invasão dos denominados jesuítas e dos estragos feitos nas ciências e nos professores, e diretores que a regiam pelas maquinações, e publicações dos novos estatutos por eles fabricados, 1771). Cabe ainda assinalar que a expulsão da Companhia de Jesus conduziu ao encerramento da Universidade de Évora (que funcionava sob o abrigo pedagógico dos inacianos). Assim, o ensino superior em Portugal ficou reduzido à Universidade de Coimbra (como se sabe, os jesuítas iniciaram o seu ensino público em 1553, em Lisboa e em Évora. Em Coimbra, a Companhia de Jesus já possuía o Colégio de Jesus no qual se davam aulas de carácter privado) De facto, como se pode verificar, em suas reformas educacionais, nos diversos graus de ensino, mas sobretudo na universidade, passa a vigorar um método sintético-demonstrativo.
Pelo contributo ideológico dos seus textos, destacamos como prenunciadores desta reforma Luís António Verney (Verdadeiro método de estudar, 1746), Cândido Lusitano, pseudónimo do pe. Francisco José Freire (Illustração crítica, 1750), António Félix Mendes (Grammatica portugueza da lingua latina, 1741) e o Doutor António Nunes Ribeiro Sanches (1699-1783) que elaborou as Cartas sobre a educação da mocidade (1760), onde sugeria a separação total entre a Igreja e o Estado (António Nunes Ribeiro Sanches (1699-1783), judeu nascido em Portugal, aos 16 anos foi estudar Filosofia com os jesuítas em Coimbra, mas trocou a Filosofia pela Medicina. Em 1719 deixa Coimbra e matricula-se na Universidade de Salamanca onde concluí o seu curso de Medicina. Exerce clínica em Portugal. No entanto, por causa da Inquisição, maldita, vai para Londres e depois para França. Em seguida, segue para a Holanda e posteriormente para a Rússia, onde virá a celebrizar-se como médico dos exércitos e depois como médico privado da própria imperatriz Ana Ivanovna. Em 1736 é nomeado médico da Escola Militar de São Petersburgo, facto importante para a história da educação portuguesa e brasileira, pois a Escola Militar serviu de modelo para o seu conceito do Colégio dos Nobres, de Lisboa, e modelo do Seminário de Olinda e do Recolhimento de Nossa Senhora da Glória, no Recife. Após a morte da czarina, Ribeiro Sanches voltou para Paris, onde veio a falecer em 1783).

A maior influência nesse processo de inovação pedagógica foi a do oratoriano Luís António Verney18 (1713-1792), cujo Verdadeiro método de estudar pode ser considerado como um manual eclético de lógica, um método de gramática, um capítulo sobre ortografia, um tratado de metafísica e continha dezenas de cartas sobre todos os tipos de assuntos (Maxwell, 2004). Publicado pela primeira vez em Nápoles, em 1746, é composto por dezasseis cartas (I – Gramática e ortografia da língua portuguesa; II - Gramática latina; III – Latinidade; IV - Grego e hebraico; V – Retórica; VI – Continua o estudo da retórica; VII – Poética; VIII – Lógica; IX – Metafísica; X – Física; XI - Ética; XII – Medicina; XIII - Jurisprudência; XIV – Teologia; XV - Direito Canónico; XVI - Observações várias sobre a organização prática dos estudos e sobre a educação das mulheres) dirigidas a um doutor de Coimbra e dadas em oferta aos padres da Companhia de Jesus. A edição original abre com uma carta-prefácio redigida em nome de António Balle, o impressor do livro, e é fundamentado numa crítica à orientação escolástica tradicional. Assim, insurge-se contra a Companhia de Jesus, a Inquisição (maldita) e contra os procedimentos do Tribunal do Santo Ofício. Conforme assinala Maria Lucília Gonçalves Pires, o que mais impressiona, nesta edição, é o clima de clandestinidade que envolve o lançamento da obra, que foi publicada anonimamente, por um enigmático Barbadinho da Congregação de Itália. Daí resulta a ideia de ficcionalização da figura do autor, que poderia ser um estrangeiro. De qualquer forma, não deixa de ser invulgar que um autor setecentista tenha necessidade de recorrer ao anonimato». In Adriana Mello Guimarães, A Modernização, Problema Cultural Luso - Brasileiro, Um Estudo em Torno da Revista Portuguesa (1889-1892), Tese de Doutoramento em Literatura, Évora, Instituto de Investigação e Formação Avançada, Setembro de 2014.

Cortesia de UdeÉvora/IIFA/JDACT