domingo, 18 de agosto de 2019

Sociedades Secretas. Philip Gardiner. «Muitas das evidências, podem ser consideradas de várias maneiras; cada ponto de vista alternativo, quando nos era conhecido, foi abordado. Quando outros pontos de vista se fizeram necessários…»

Cortesia de wikipedia e jdact

«(…) Devemos começar observando as nossas origens. A origem da vida sempre foi uma parte fundamental da religião. A era do esclarecimento, de Darwin e seus contemporâneos, alterou de forma drástica o ponto de vista religioso do mundo. Se olharmos para a verdade por trás da origem da humanidade, veremos que Darwin apenas descobriu o que já se sabia: que essa era de esclarecimento fora planeada e que deveria acontecer para que as mudanças exigidas ocorressem. Veremos como o homem antigo e suas crenças religiosas eram um perfeito paralelo de nossas crenças científicas actuais; a diferença está apenas nos termos usados. Observe o padrão que segue, que foi simplificado, mas é comum à maioria das religiões do mundo:

1. Apenas o Deus existe. Ele é supremo e está só;
2. Os céus e a terra não têm forma. Tudo é escuridão e/ou está coberto pelas águas primevas;
3. Então, surge a luz;
4. O céu e a terra são separados;
5. A terra é separada das águas. O dia e a noite são criados com o novo sol;
6. A terra dá à luz a vegetação e, por fim, as criaturas;
7. Os pássaros e os animais são criados;
8. Surge o homem.

Como perceberá, esse padrão é compartilhado também pelas teorias actuais a respeito da origem das espécies, sem a aceitação da existência de Deus. Está em completa harmonia com a teoria do big bang e, ainda assim, parece ter surgido há milhares de anos. Esses padrões podiam ser notados, em especial, no Egipto Antigo, um dos misteriosos precursores das religiões e crenças do mundo. No passado, a religião era responsável por nos esclarecer sobre as nossas origens. Agora os cientistas nos dizem para procurar factos a respeito das nossas origens em vez de filosofar sobre elas, enquanto eles, ao mesmo tempo, criam novas teorias que são, por vezes, preconceituosas e que não levam em conta todo o nosso conhecimento.
Factos novos vêm à luz todos os dias. Novas ideias com relação a equações matemáticas das leis da física estão provando que algumas teorias são realidade. Precisamos entender esses factos e teorias e não podemos ter medo de modificar o nosso ponto de vista pessoal quando tais factos novos emergem. Nossas verdades pessoais precisam mudar ou corremos o risco de nos tornarmos fanáticos religiosos inertes e obsoletos. É lamentável que o fervor religioso em todas as disciplinas (inclusive a ciência) possa nos impedir de ver essas maravilhosas descobertas, de seguir adiante e mesmo de evoluir. Tantos factos estão ocultos para nós por gerações de preconceito e intolerância que alguns deles serão surpreendentes. Ninguém permanecerá ileso às evidências apresentadas aqui. Qualquer pessoa, que leia, terá o seu próprio sistema de crenças ou os seus preconceitos pessoais desafiados e não estará disposta a aceitar tudo como realidade.
Muitas das evidências, podem ser consideradas de várias maneiras; cada ponto de vista alternativo, quando nos era conhecido, foi abordado. Quando outros pontos de vista se fizeram necessários, foram buscados em fontes originais. Eu incluo nisso todas as facções religiosas, sejam elas classificadas como cultos ou seitas, facções ocultas ou reconhecidas. Na nossa busca pela verdade, examinaremos tudo o que poderia caber num livro. Começaremos com Adão e Eva e seguiremos até à ciência moderna. Prosseguiremos, então, analisando como os nossos sistemas de crença começaram e onde se originaram algumas das explicações mais paranormais». In Philip Gardiner, Sociedades Secretas, colecção Millenium, Publicações Europa América, 2008, ISBN 978-972-105-876-7.

Cortesia de PEAmérica/JDACT