terça-feira, 25 de agosto de 2015

A Primeira Guerra Civil. 1211. Novembro. João Paulo Oliveira Costa. «Afonso II não subiu ao trono num ambiente de consenso político, como sucedera com o pai. Era um monarca acossado pelo próprio corpo e pelos seus rivais, e uma parte dos magnates portugueses alinharam com as infantas»

jdact

«Durante os seus primeiros sessenta e oito anos, o novo reino de Portugal viveu num ambiente de paz interna. A autoridade de Afonso Henriques foi sempre indiscutível e a sucessão em Sancho I não gerou nenhuma crise política, mau grado a tensão que possa ter chegado a existir entre este monarca e o seu meio-irmão Fernando Afonso; o assassinato do bastardo, em 1207, também pode ter resultado dessa rivalidade, mas tratou-se de um incidente pontual, que não descambou num conflito militar. Sancho I enfrentou uma conjuntura externa mais problemática que a do pai, com fases de relacionamento complexo com o reino de Leão, que se foi tornando ameaçador, e entrou em conflito com a hierarquia da Igreja. No entanto, os barões portucalenses nem desafiaram o monarca, nem terçaram armas entre si nestes dois reinados; a autoridade régia impôs-se, ainda que a dança das nomeações para os cargos palatinos principais, como o de mordomo-mor e de alferes-mor, deixem adivinhar tensões, que os dissídios para o serviço d’el-rei de Leão confirmam. Isso significa, porém, que os insatisfeitos partiam em vez de desafiar a Coroa, o que favoreceu a coesão política e gerou os alicerces capazes de resistir aos anos tumultuosos que se seguiram.
El-rei Sancho I morreu a 26 de Março de 1211. Deixava prole numerosa, encabeçada pelo primogénito, o novo rei Afonso II, de saúde frágil. Nestes tempos em que os reis afirmavam o seu poder pela chefia da hoste, o Gordo logrou impor-se sem encabeçar o exército, o que o tornou menos popular e menos temível. O facto de ter muitos irmãos funcionou, neste caso, como um factor suplementar de fragilidade, pois os infantes guerreiros inspiravam mais confiança e mais respeito aos barões que os serviam. De facto, as relações entre os irmãos eram difíceis, e os infantes Pedro e Fernando ausentaram-se do reino logo a seguir ao falecimento de Sancho I. O infante Fernando partiu para o Norte e desligou-se da intriga política peninsular, mas alinhou na luta entre a monarquia francesa e o Império e ficou prisioneiro de Filipe Augusto, rei de Franca, no rescaldo da Batalha de Bouvines, em 1214. O infante Pedro, por sua vez, limitou-se a cruzar a fronteira e instalou-se em Leão espreitando uma oportunidade que lhe permitisse substituir o irmão no trono português. Em Portugal ficaram as irmãs de Afonso II, a quem Sancho I concedera territórios importantes. Teresa, a mais velha, fora casada com o rei Afonso IX de Leão, e era então a mãe do infante Fernando, herdeiro daquele reino, já com 19 anos, e também desejava o trono português, o que, a concretizar-se, poderia levar à fusão das monarquias de Portugal e de Leão.
Assim, Afonso II não subiu ao trono num ambiente de consenso político, como sucedera com o pai. Era um monarca acossado pelo próprio corpo e pelos seus rivais, e uma parte dos magnates portugueses alinharam com as infantas. Por isso, a guerra civil estalou poucos meses depois da entronização do novo rei. O monarca procurou cercear rapidamente o poder que estava nas mãos das suas irmãs e as hostilidades devem ter-se iniciado em Novembro de 1211, com o ataque e a ocupação de Montemor-o-Velho. Na Primavera seguinte, vários barões do Norte, mais a hoste leonesa, sob o comando do infante Pedro e do seu sobrinho, Fernando, herdeiro de Leão, atacaram Afonso II. O monarca mudou-se de Coimbra para Guimarães, onde resistiu às investidas da hoste leonesa e à turbulência dos barões rebeldes. O conflito durou poucos meses, pois a 11 de Novembro de 1212 reuniram-se em Coimbra três Afonsos: Afonso II de Portugal, Afonso IX de Leão e Afonso VIII de Castela. Este último, recém-vencedor da Batalha de Las Navas tentava repor a concórdia no extremo ocidente peninsular.
As tréguas foram curtas e o conflito reacendeu-se quando veio o bom tempo. Apesar da sua debilidade física, Afonso II revelou uma força política inesgotável e fez crescer a autoridade real. No entanto, nunca conseguiu pacificar totalmente o reino nem submeter de vez as suas irmãs. As dissensões no seio da família real e a consequente instabilidade política e fragilidade do poder central só seriam resolvidas definitivamente com a subida ao trono de Afonso III. Deve notar-se, contudo, que foi nestes anos conturbados que Portugal resistiu aos apetites hegemónicos de Leão e que logrou dilatar o seu território até ao Algarve». In João Paulo Oliveira Costa, Episódios da Monarquia Portuguesa, Círculo de Leitores, Temas e Debates, 2013, ISBN 978-989-644-248-4.

Cortesia de CL/TDebates/JDACT