segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Picasso no 31. O Pintor de Sombras. Esteban Martin. «Para quê ser tão rígido? A disciplina, a ordem e o seguimento dos professores e dos amigos artistas não haviam feito do pai um bom pintor, apenas um professor competente. Pablo tinha razão»

jdact

Pablo Picasso. El Torín
Barcelona, finais de Setembro de 1895
«(…) Pablo não respondeu. Sabia que o pai tinha razão. Mas também sabia que envelhecia mal. Andava sempre triste e amargurado. Tudo aquilo se acentuara na Corunha, depois da morte da irmã e quando se decidiu a não voltar a pintar. Deixa-o. É uma criança, interveio a mãe, que sempre se colocava do seu lado. Não dizes que é muito bom e que será um grande pintor? Então permite-lhe alguma liberdade. Não faz nada de mal, sai de casa e desenha. Não é o que querias? O pai não respondeu. Sabia que a mulher defendia sempre o rapaz, mesmo que fosse apenas para o contradizer, para o colocar em evidência. Pablo era o seu favorito. María Picasso não percebia de pintura e, apesar de não revelar admiração pelo marido, acompanhava-o unicamente na convicção de terem um génio na família, alguém que o superaria e que se tornaria um pintor de verdade. Para quê ser tão rígido? A disciplina, a ordem e o seguimento dos professores e dos amigos artistas não haviam feito do pai um bom pintor, apenas um professor competente. Pablo tinha razão. Precisava de asas e não que o seu melancólico e triste marido tentasse cortá-las e aprisioná-lo a cada passo. Anda. A tua mãe tem o jantar preparado, disse José com o intuito de terminar por ali a discussão. Talvez não fosse absurdo alugar um estúdio ao rapaz. Convinha-lhe ter um espaço próprio, mesmo que fosse um local pequeno e modesto, pensou o pai José enquanto se sentava à mesa.

O estúdio
Barcelona, Setembro de 1896
Aqui ficarás bem, disse-lhe o seu pai. José alugara ao rapaz um pequeno quarto para que instalasse o seu atelier, situado no número quatro da Rua de la Plata. Tudo isto é para mim, pai? Não é muito grande, mas é o suficiente. Mal cabemos em casa e isto é tudo o que posso pagar para que te dediques a pintar, disse, lacónico, e logo a seguir, como se falasse consigo mesmo, acrescentou: … um pintor necessita de estar sozinho para que o seu mundo flua até à mão; um pintor necessita de silêncio e solidão. Precisamente o que ele nunca tivera.
José olhou o rapaz e abraçou-o. Não era homem dado a gestos efusivos, mas não conseguiu evitar abraçar o seu filho. Chegara à conclusão de que faria tudo o que estivesse ao seu alcance para ajudar a carreira daquele rapaz que tinha um dom prodigioso, acreditando que os seus olhos conseguiriam ver a pintura como ninguém o fizera até então. Ainda conseguia recordar o seu pequeno desenhando na areia da Praça de La Merced, sem levantar o dedo do solo, quando ainda nem sabia andar, começando o desenho de um cão, de um galo ou de uma pomba pelo ponto indicado pelas primas: pela cauda, pela cabeça, por uma pata. Tanto fazia. Pablito era capaz de desenhar começando por qualquer parte. Aquele rapaz, que sempre tivera problemas com a ortografia e a aritmética, e a quem não interessavam os livros, passava o dia pintando touros, pombas e tudo o que lhe pediam as suas primas. Pis, pis, pis, dizia a sua mãe que fora a primeira palavra que aprendera. Pedia um lápis mesmo sem saber falar. Um lápis que não mais soltaria até ao ultimo dia da sua vida, mesmo que o seu pai não o pudesse saber». In Esteban Martin, O Pintor de Sombras, 2008, tradução de Renato Carreira, Saída de Emergência, 2011, ISBN 978-989-637-310-8.

Cortesia SEmergência/JDACT