quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Elogio do Silêncio. Marc Smedt. «Se a palavra que vais dizer não é mais bela do que o silêncio, não a digas. Se podemos dizer que não existe silêncio total porque há sempre algo que emite um som, também podemos afirmar que o silêncio implica sempre o seu contrário»

jdact

Os estados do silêncio
«Henry Michaux, depois de ter visto a primeira exposição de pintura de Paul Klee, regressou curvado por um grande silêncio. Foi depois de ter lido esta frase que decidi escrever este livro. Se podemos dizer, como John Cage, que não existe silêncio total porque há sempre algo que emite um som, também podemos afirmar que o silêncio implica sempre o seu contrário, e que somente o fundo sonoro do nosso ambiente nos permite reconhecê-lo. O silêncio é tempo perfurado por ruídos. E a fórmula de Valéry é bonita: … aquele que sorri e se cala fita uma ampulheta invisível. A psicolinguística do silêncio é tão rica como a da linguagem: nas relações amorosas, de amizade, hierárquicas, profissionais, em todos os momentos em que está envolvida a comunicação, a infinita variedade de silêncios revela-se plena de sentidos. De ouro, porque é verdadeira força activa. O silêncio é a cor das ocorrências da vida: pode ser ligeiro, denso,cinzento, alegre, venerável, aéreo, triste, desesperado, feliz. Colora-se de todas as infinitas tonalidades das nossas vidas... Se o escutarmos, o silêncio fala-nos e elucida-nos constantemente acerca do estado dos lugares e dos seres, acerca da textura e da qualidade das situações que enfrentamos. É o nosso companheiro íntimo, o âmago permanente do qual tudo se liberta.
Lugar da consciência profunda, estabelece o nosso olhar, o nosso escutar, as nossas percepções. O silêncio interior: como é que poderemos, no tumulto dos pensamentos, dos fantasmas, das imagens que nos habitam, chegar a reencontrar o silêncio em si? Artistas, poeras, filósofos e místicos sempre falaram disso e indicam meios úteis para o conseguir: todos eles sabem que é da atenção que se dá ao silêncio do pensamento que nasce toda a criatividade. Que é dele, tal como quando se pronuncia um koan (que transcende a lógica e promove a iluminação intuitiva) zen, que se eleva o espírito imortal. Esta obra é uma meditação sobre esse elemento essencial e desprezado das nossas existências. Num mundo cada vez mais ruidoso, o valor do silêncio tem de ser redescoberto. Talvez o tenhamos esquecido, nós somos seres portadores de toda a sabedoria imemorial do silêncio. Eis, expressa através de palavras, uma tentativa de viagem pelo não-dito. Que nada quer provar, mas apenas... sugerir.
Origens: a palavra silêncio aparece na nossa língua (francesa) no século XII, mais exactamente em 1190. Descende do larim silentium, e é portanto a sua tradução exacta. O francês arcaico empregava mesmo, à semelhança do latim silere, o verbo siler, que significava: calar-se. Hoje em dia encontramos, relacionado com ele, um adjectivo: silencioso, silenciosa; um advérbio: silenciosamente; e um curioso nome vindo também da Antiguidade romana: silenciário, palavra que designa o oficial que fazia manter o silêncio entre os escravos e, por acréscimo, os religiosos que mantêm um longo silêncio, como os Trapistas e todos aqueles que se mantêm em silêncio durante longos períodos. Silêncio: o primeiro sentido desta palavra, que tem como particularidade ser o único substantivo masculino que acaba em ence, em francês, é o estado de se calar, de permanecer mudo. A partir deste primeiro significado, foram inventados outros usos para a palavra. O Littré enumera nada menos que treze grupos, que se dividem em múltiplos subgrupos; definindo primeiro que tudo o estado de uma pessoa que se abstém de falar. A rainha de Inglaterra dizia que os príncipes deviam manter o mesmo silêncio que os confessores e ter igual discrição, escreve Bossuet, que descreve três tipos: o silêncio de zelo, que deve ser usado para a concentração numa tarefa; o silêncio prudente, usado nas conversas; e o silêncio paciente, aplicado nas contradições.
Pascal, por outro lado, privilegiava o silêncio perante Deus: … devemos guardar silêncio tanto quanto pudermos, e alimentarmo-nos apenas de Deus, que sabemos ser a verdade, escreve ele nos Pensamentos, apesar de se contradizer algumas linhas à frente: … o silêncio é a maior perseguição, jamais os santos se calaram, o que é, aliás, falso. Por analogia, este sentido é utilizado na linguagem escrita: a discrição dos jornais sobre determinado facto ou acontecimento, que é coberto por um véu de silêncio. A expressão o silêncio da lei aplica-se quando existe um caso que a legislação não cobre. A palavra sublinha também a interrupção numa troca de correspondência: porquê este longo silêncioIn Marc Smedt, Elogio do Silêncio, 1986, Sinais de Fogo Publicações, tradução de Sérgio Lavos, colecção XIS (livros para pensar), Público, 2003, ISBN 989-555-029-4.

Cortesia de Público/JDACT