quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

Percursos do Património e da História. CM de Vila Franca de Xira. «A metodologia da intervenção deverá respeitar as técnicas e os materiais que compõem os vestígios das muralhas, salvaguardado a sua integridade e favorecer a leitura visual destas estruturas»

Antigo desenho que representa o castelo com a forma de uma casa (1590)
jdact

A muralha do castelo de Alverca
«Tendo em conta aquilo que se sabe sobre o antigo castelo de Alverca e a importância deste na memória colectiva da população da cidade, defende-se a conservação dos vestígios das muralhas ainda existentes e a valorização da área urbana antiga no alto de Alverca. É feita a descrição e o diagnóstico do estado de conservação das estruturas, bem como uma proposta fundamentada de intervenção de conservação e restauro.
Do castelo de Alverca do Ribatejo resta-nos a noção romântica de uma estrutura militar da época medieval com muralhas a envolver todo o aglomerado urbano no alto do morro. A memória colectiva da maioria dos alverquenses, nativos ou adoptivos, aproxima-se certamente desta imagem. Se passearmos pelo alto do monte onde outrora se impunha o castelo, verificamos a excelente vista panorâmica do horizonte quer a Sul sobre as lezírias e o estuário do Tejo quer a Norte sobre toda a vertente dos montes da serra da Aguieira. Assim, havendo a necessidade de construir uma estrutura militar nas proximidades, vemos que seria aqui o local perfeito. Na verdade, os vestígios que ainda hoje testemunham a sua existência, permitem-nos imaginar essa estrutura em blocos de pedra que protegia a povoação de possíveis invasores. Os dois panos de muralha com o seu cunhal em grandes pedras aparelhadas de calcário e um pequeno vestígio de uma estrutura de pedra semelhante, este mais para o lado Oeste, no entroncamento da Rua do Outeiro na Rua do Moinho, permitem-nos conjecturar o percurso da antiga muralha do castelo. A antiga documentação que se conhece evocando o castelo não nos permite avançar muito mais no que diz respeito à sua configuração original.
Sabemos que muito cedo o castelo perdeu a sua importância nas linhas defensivas, caindo no esquecimento. Muito embora não se conheçam descrições factuais, percebe-se que após o terramoto de 1755 houve a necessidade de recuperar todo aquele espaço, tendo-se construído sobre as suas fundações um conjunto de casas que desempenharam um papel importante na vivência da povoação de Alverca. Um antigo esquiço que representa o mapa da zona do castelo, desenha-o já com a configuração de uma casa de acordo com o que hoje se observa nas construções existentes em cima da muralha que resistiu ao tempo. Muito importante para a compreensão das estruturas e modos de vivência do passado é o trabalho de arqueologia, que aqui não foi descurado. Desde os anos 80 do século passado decorreram três escavações arqueológicas (escavação de emergência na edificação da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias; escavação na área da antiga Casa da Câmara; acompanhamento de obra de aberturas de valas nas ruas adjacentes), nas imediações do castelo, sendo uma delas na Travessa do Castelo e na Rua do Castelo sob a orientação dos arqueólogos do município, João Pimenta e Henrique Mendes. Muito embora estes trabalhos nos confirmem a permanência de ocupação humana desde o período romano, no que diz respeito às estruturas do castelo e das muralhas não nos permitem ainda obter conclusões. Em 2005, o município de Vila Franca de Xira promoveu um estudo urbanístico que consistiu no levantamento pormenorizado e classificação de todo o parque urbano da cidade de Alverca, incluindo cada casa do centro antigo, de forma que nesta zona se possam identificar com clareza as casas com interesse urbanístico, arquitectural e cultural. De acordo com este estudo, muitas das casas desta zona são consideradas como de Valor Testemunho e Imóveis de Acompanhamento. No entanto por se tratar de pequenas casas de construção popular sem grandes condições de habitabilidade e cujo valor comercial é desprezível, estão votadas ao abandono. Atendendo ao contexto do conjunto urbanístico, estas casas caracterizam os pequenos Largos inseridos na presumida área antiga entre muralhas, como é o caso do Largo do Outeiro bem como a própria Rua do Outeiro. Neste sentido, penso que não é justa a afirmação de que do castelo de Alverca só nos resta a toponímia, sendo certo que ainda subsiste matéria para preservar e através dela salvaguardar todo o Centro Histórico de Alverca, permitindo-nos a compreensão histórica e cultural deste espaço.
Considerando a forte presença destas estruturas na memória colectiva das pessoas de Alverca, que lhes confere valor patrimonial, e sabendo do seu mau estado de conservação, que se evidencia nas fotografias, julgo que é indispensável promover uma intervenção de conservação que restabeleça a coesão das estruturas e minimize a erosão futura destas. A metodologia da intervenção deverá respeitar as técnicas e os materiais que compõem os vestígios das muralhas, salvaguardado a sua integridade e, simultaneamente, favorecer a leitura visual destas estruturas, evidenciando todas as características que chegaram à actualidade. Os materiais já aplicados nas várias intervenções anteriores, quando tenham importância estrutural, deverão ser mantidos, sendo necessário melhorar alguns aspectos estéticos para estabelecer uma leitura do conjunto o mais homogénea possível. Torna-se assim evidente que para a valorização de toda a área envolvente é essencial a colaboração das entidades particulares que habitam ou têm propriedades nas imediações dos elementos patrimoniais». In Miguel Salgado, A Muralha do Castelo de Alverca na Memória Colectiva Local, CIRA, Boletim Cultural 12 (2014-2015), Pelouro da Cultura, CM de Vila Franca de Xira, Coordenação de Fátima Roque, 2015, ISSN 2183-4679.

Cortesia de CIRA/JDACT