terça-feira, 12 de novembro de 2013

A Velha Casa. Vidas são Vidas. José Régio. «Actual, na proporção de questões de hoje; viva, na força de cada cena, onde luzes e sombras prendem as imagens fugidias; rica, na diversidade dos problemas abordados. Parem, parem… seus palhaços da velha casa»

jdact

Vidas são Vidas
«(…) Mas os que haviam atingido os primeiros postos ou planos, nem davam pela sua presença perto. Também esses não mereciam aos camaradas nem amor, nem respeito, nem admiração verdadeira; todavia, como poderosos, eram adulados e temidos, só anavalhados pelas costas, em sigilo. Os outros..., (móveis da água-furtada!) não passavam de números; saía um número ou chegava outro número. Geralmente se aborreciam entre si, como os pobres aos pobres ou os viciosos e tarados aos que sofrem dos mesmos vícios e taras. Qual o indivíduo torto que gosta de espelhos? Estas eram as impressões pessimistas de Pedro ao abandonar o teatro, decerto sem o ter conhecido senão pelos aspectos mais contundentes. Reconhecera que só demasiado tarde poderia, talvez, ganhar a vida nesse estranho mundo. Subserviências morais, ainda não chegara a aceitá-las. Mas já não era descer, para um dos antigos Chefes do Recreio dos Maiores do Colégio Familiar, dirigir-se com falsa humildade a antigos companheiros de então? Importunar velhos conhecimentos da família em dias prósperos? Pedro Sarapintado descera. Tirara o boné para falar a indivíduos que chegara a tratar por tu. E os que dantes o tratavam por tu, tratavam-no agora por você. Os que o não conheciam, tratavam-no por tu.
Ora quem não sabe que os protectores se impacientam com o seu papel? Que os esmoleres se cansam do pobre demasiado assíduo à sua porta? Que a Caridade tem as asas curtas, e as sente pesadas quando se lhe tornam obrigação? Pedro experimentou como se perde primeiro a simpatia, depois a benevolência, depois a condescendência, depois a tolerância, depois qualquer estima, depois todo o respeito, depois até a mais elementar e fingida cortesia da parte dos vulgares protectores. Breve lhes parece legítimo, até moral, abandonar ao seu fado um impertinente protegido; e como é natural, começam por acusá-lo. Não obstante os esforços de Pedro para se abaixar ao seu actual nível, (e quando já o supunha ter conseguido) quase sempre seus benfeitores ou patrões o achavam demasiado senhor do seu nariz. Errariam por completo? Apesar de tudo, não se lembraria ele de haver sido um Chefe? Quase todos os excelentes burgueses bem instalados, comerciantes de crédito, altos ou até médios funcionários do Estado, profissionais de brilhante carreira, etc., antigos amigos de seu pai, pais de seus ex-condiscípulos, às vezes iá os pró prios seus ex-condiscípulos, o tinham por poeta e fantasista. Boa gente, alguns deles; mas que, sem nada conhecerem da sua vida, se indignavam com o seu parasitismo.
Em tal situação, quase lhe fora uma feliz ocorrência a morte da mãe. Pedro Sarapintado, que era um filho normal, até um bom filho, nem pudera lamentar o que todos os filhos normais tanto lamentam! Mas não tendo a mãe a seu lado, mesmo inválida, achou-se inteiramente só naquela bela cidade indiferente ou hostil; (só no mundo, afinal!) ou, como perdera toda a fé religiosa, (ou a julgara ter perdido) só no universo. O que significa isto de pavoroso, pôde ele sabê-lo. Sem contas a dar senão a si mesmo, desceu mais uns degraus. No fim e ao cabo, fazia-lhe falta o estímulo de alguém a quem manter! Então compreendeu o que representava para ele a morte da mãe, e curtiu saudades pungentes da pobre companhia que ela lhe fora. O desespero frio ia-se apoderando de ele sob a forma do hábito. Já, no geral, de qualquer modo aceitava a sua situação. Começou a sentir-se coisa pouca. Repelido, por dificuldades de pagamento, dos quartos em pensões para gente pobre ou em sinistras casas particulares, conheceu as alcovas interiores comuns-de-dois, com sócios de acaso; os albergues nocturnos; até as dormidas em bancos de jardins, sob os portais, debaixo dos alpendres, em qualquer esconderijo que oferecesse qualquer abrigo. Claro que nem aí podia descansar, quando surpreendido: não são lugares onde se passe a noite. Às vezes, pela madrugada, se acolhia à Estação, e adormecia a um canto fingindo esperar o primeiro comboio.
Com as suas sardas, os seus olhos quase infantis, a sua cabeleira em chamas, o seu grande corpo robusto só desajeitado de movimentos (e agora porco), dava nas vistas às mulheres e parecia não lhes desagradar. Como ainda eram elas que, por momentos ou dias, lhe propiciavam certa ilusão de companhia, com algumas repartia os seus ganhos nas épocas relativamente prósperas. Mulheres do fado, naturalmente. Mas percebera que até às do vício elegante e oculto poderia agradar. Chegou a receber propostas mais ou menos directas; a correr uma ou outra aventura que, na sua posição, nunca julgara vir a correr. Não querendo permitir que fossem elas a pagar-lhe, (e algumas lhe insinuavam não lhes parecer isso muito estranho) dispensou as mulheres nos tempos mais difíceis. Ou então saciava o impulso bruto sem a mínima escolha, nas eventualidades do vício que se paga com satisfazer-se, e que é de todas as classes. Assim reconheceu a solidariedade da miséria material com a moral ou fisiológica». In José Régio, A Velha Casa, Vidas são Vidas, Imprensa Nacional-Casa da Moeda, Lisboa, 2003, ISBN 972-27-1258-6.

Cortesia de INCM/JDACT