quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Duas Estratégias Divergentes na Busca das Índias. D. João II vs Colombo. José M. Garcia. «… até datar o encontro de Colombo e João II em Carnide resulta de ter sido aí que se encontra atestada a única presença próximo de Lisboa de João II, no seu reinado, em que Colombo esteve em Portugal»

Cortesia de wikipedia e jdact

O rei João II em Carnide em 1483
«(…) A possibilidade que defendemos de localizar e até datar o encontro de Colombo e João II em Carnide resulta de ter sido precisamente aí que se encontra atestada a única presença próximo de Lisboa de João II durante a parte do seu reinado em que Colombo esteve em Portugal. Tal facto é possível de determinar através da análise do itinerário de João II entre 1481 e 1485, tal como este foi estabelecido por Joaquim Veríssimo Serrão. Graças a este trabalho verificamos que durante aqueles anos e mais precisamente entre 1483 e 1484, anos durante os quais se tem situado tal encontro, o rei esteve quase sempre longe de Lisboa, com receio da peste, tendo começado em 1483 por estar em Santarém / Almeirim / Torres Novas (Janeiro / Maio), andando depois por Avis / Évora (Maio / Junho). O rei João II ficou em Évora até 13 de Julho com a única excepção de ter atestado a sua presença em Carnide a 12 de Junho de 1483. Foi neste dia que aí assinou uma carta enviada a Garcia de Meneses, bispo de Évora, acusando-o de abusos de jurisdição que punham em causa a autoridade régia. Por estes dias decorria em Évora  o processo contra o duque de Bragança, que a 30 de Maio fora preso sob a acusação de conspiração, tendo sido executado a 20 de Junho, depois do libelo acusatório ter sido preparado durante vinte e dois dias.
Continuando a seguir o itinerário de João II verificamos que este esteve em Évora até a deixar a 13 de Julho indo depois para Abrantes, onde estava a 15 de Julho, iniciando a 12 de Outubro uma extensa volta pelo Norte do país que o levou a Lamego, Vila Real, Chaves, Bragança, Guimarães, Braga, Barcelos, Porto, Aveiro e Coimbra até chegar a Santarém cerca de 24 de Março de 1484. Assinalamos ter sido nesta última povoação que se verificou um conjunto de factos relacionáveis com a recusa do apoio ao projecto de Colombo, de entre os quais realçamos os seguintes ocorridos a:
  • 8 e 14 de Abril, o rei recompensou generosamente Diogo Cão, recém chegado dos seus descobrimentos do Congo e Angola;
  • 15 de Maio, atestou-se a presença do licenciado Calcedilha;
  • a 30 de Junho de 1484 prometeu-se a Fernão Domingues Arco a doação da capitania de uma ilha que há de ir buscar.
A7 de Julho de 1484, João II foi até Alcochete e depois Setúbal, de onde a 12 de Setembro foi para Évora e de seguida para Castelo Branco, até voltar para Santarém/Almeirim entre Outubro/Novembro e ir até Coruche e Montemor-o-Novo em Dezembro. Face a este panorama das deslocações de João II podemo-nos perguntar porque é que João II estando em Évora em Junho de 1483 se decidiu a sair daí para fazer uma rápida incursão a Carnide por volta do dia 12 de Junho, tanto mais que durante o seu reinado não atestou qualquer outra presença nesta residência. A resposta que sugerimos é a de que esta súbita e rápida deslocação de João II a este local se possa relacionar com o encontro com Colombo, por ser precisamente nesse sítio que se encontravam as canas que tanto interessavam o genovês, como depois interessaram Behaim e Münzer. Além desta perspectiva há a considerar, na sequência de uma observação de Joaquim Veríssimo Serrão, que o monarca queria deixar a justiça agir livremente no respeitante à condenação do duque de Bragança. Manuela Mendonça chamou-nos ainda a atenção no sentido de que João II nomeou um monteiro para Carnide a 30 de Maio, Álvaro Gonçalves. O facto de haver documentos de chancelaria para este dia, com registos de Évora, nada significa, pois a dita pode ter ficado a trabalhar e ele ter ido só com um escrivão.
O rei teria muitos outros sítios para se deslocar mas quanto a nós a sua opção de ir a Carnide recaiu nesse lugar secundário e tão afastado de Évora por causa da coincidência de ser aquele onde se encontravam as canas que se alegava virem do Oriente e tanto interessavam Colombo». ». In José Manuel Garcia, D. João II vs Colombo, Duas Estratégias divergentes na busca das Índias, Quidnovi, 2012, Vila do Conde, ISBN 978-989-554-912-2.

Cortesia de Quidnovi/JDACT