segunda-feira, 18 de novembro de 2019

O Último Teorema de Fermat. Simon Singh, «Um ano depois recebi um telefonema. Depois de uma reviravolta extraordinária e uma grande inspiração, Wiles finalmente acabara com a saga do Teorema de Fermat»

Cortesia de wikipedia e jdact

«(…) Para os matemáticos, a emoção foi intensa. Tudo se revelava naquele momento glorioso. E com tudo isso em jogo não é de admirar o peso da responsabilidade que Wiles sentiu quando uma falha nas suas ideias foi detectada no Outono de 1993. Com os olhos do mundo sobre ele, e os seus colegas exigindo que a solução fosse revelada publicamente, é de admirar que Wiles não tenha sofrido um colapso nervoso. Ele começara a trabalhar na privacidade do seu gabinete, seguindo no seu próprio ritmo, e subitamente tudo se tornara público. Andrew era um homem tão reservado que lutou duramente para proteger a sua família da tempestade que se abatia sobre ele. Durante toda a semana que passei em Princeton eu telefonei para ele, deixei recados no seu escritório, na porta da sua casa e com os seus amigos. Até um presente, na forma de uma caixa de chá inglês, eu deixei. Mas ele resistiu ao meu assédio até ao encontro casual no dia da minha partida. Tivemos uma conversa que durou pouco mais do que quinze minutos. Quando nos separámos, havíamos chegado a um acordo. Se ele conseguisse consertar a demonstração então conversaríamos sobre um filme. Eu estava pronto a esperar. Mas, quando voei para Londres naquela noite, a ideia do programa de televisão me parecia morta. Ninguém jamais conseguira reparar uma falha nas tentativas de solucionar Fermat, feitas durante três séculos. A história estava cheia de soluções frustradas, e por mais que eu desejasse que esta fosse uma excepção era difícil imaginar que Wiles não se tornaria outra lápide naquele cemitério matemático.
Um ano depois recebi um telefonema. Depois de uma reviravolta extraordinária e uma grande inspiração, Wiles finalmente acabara com a saga do Teorema de Fermat. E no ano seguinte conseguimos um tempo para que ele se dedicasse às filmagens. Na ocasião eu já tinha convidado Simon Singh para participar da produção e passámos algum tempo com Andrew, ouvindo, com suas próprias palavras, a história completa daqueles sete anos de estudo e do ano infernal que se seguiu. Enquanto filmávamos, Andrew nos contou o que nunca revelara antes: seus sentimentos pessoais sobre o que realizara, como se agarrara durante trinta anos a este sonho de infância, e como a maior parte da matemática que estudara, sem perceber, resultara nas ferramentas de que precisaria para enfrentar o desafio que dominou a sua carreira. Andrew achava que tudo tinha mudado e nos falou do sentimento de perda pelo problema que agora não seria mais o seu companheiro constante. E nos falou também da sensação de liberdade que agora sentia. E para um assunto tão difícil de ser compreendido pelo homem comum, o nível emocional de nossas conversas foi o maior que já experimentei em toda a minha carreira como realizador de filmes científicos. Para Andrew Wiles era o fim de um capítulo da sua vida. E para mim foi um privilégio ter estado tão próximo. O filme O Último Teorema de Fermat foi transmitido na Inglaterra pela BBC Television como parte da série Horizonte. Depois foi exibido nos Estados Unidos, dentro da série Nova da PBS. Agora Simon Singh reuniu aquelas conversas, ideias e toda a interessante história da matemática. Um registo esclarecedor de uma das maiores aventuras do pensamento humano». In John Lynch, 1997

Prefácio
«A história do Último Teorema de Fermat está ligada profundamente à história da matemática, tocando em todos os temas da teoria dos números. Ela proporciona uma visão única do que impulsiona a matemática e, talvez ainda mais importante, o que inspira os matemáticos. O Último Teorema é o coração de uma saga de coragem, fraudes, astúcia e tragédia, envolvendo todos os grandes heróis da matemática». In Simon Singh, o Último Teorema de Fermat, 1997, Edição BestBolso, nº 367, Editora Record, 2011-2014, 978-857-799-462-5.

Cortesia de ERecord/JDACT