domingo, 16 de dezembro de 2018

A Verdadeira História. Margaret George. «E um outro pensamento veio-lhe à cabeça. Asera é uma deusa. Uma deusa que se dirige a mulheres. Maria já levava uma vida de mulher casada, de várias maneiras»

jdact

A Mulher que Amou Jesus
«(…) Por todo o resto do dia, enquanto o sol deslizava pelo céu e a claridade ia sumindo do lado leste de seu quarto, Maria ficou sentada, quieta e obediente, reflectindo sobre as suas fraquezas. Deveria ser mais obediente e ficar mais satisfeita em obedecer. Não deveria dificultar as tentativas de seu pai de lhe encontrar um marido. Deveria acabar com seus devaneios e dedicar-se a tarefas úteis. Não deveria ser vaidosa, querendo passar tintura de hena nos cabelos para ficarem mais vermelhos. Não deveria mais ler poesia grega. Era pagã e excitava. Descrevia um mundo que lhe era proibido e que ela cobiçava. Cobiça era pecado. Jamais irá casar se não mudar esses maus hábitos, disse para si mesma. Deverá casar-se; é um dever para com o seu pai. Deus quer ser obedecido. O que dissera Samuel, citando Deus? A obediência é melhor que o sacrifício.
De repente, ocorreu-lhe um pensamento. Deus falara a Abraão, Moisés, Samuel, Salomão, Jó e aos profetas, mas a única vez que, aparentemente, se dirigira a uma mulher era para anunciar que ela teria um bebé! Ficou muito perturbada, embora lutasse para esquecer aquele pensamento. Será que era verdade? Havia a história de... Eva. O que lhe dissera Deus? Multiplicarei sobremodo os sofrimentos da tua gravidez; em meio de dores darás à luz filhos. E Hagar? Estás grávida e terás um filho; darás a ele o nome de Ismael. Nunca se dirigiu directamente a Ana ou Sara, embora lhes tenha dado os filhos desejados, que deveriam cumprir uma promessa ou servir a Deus. Filhos, claro. Sempre filhos. Deve ter falado com alguma mulher, pensou Maria. Com alguma mulher, em algum lugar, numa mensagem que nada tivesse a ver com partos. Mas não lhe ocorria nenhuma, embora tivesse ficado matutando nisso até bem depois do pôr do sol.
E um outro pensamento veio-lhe à cabeça. Asera é uma deusa. Uma deusa que se dirige a mulheres. Maria já levava uma vida de mulher casada, de várias maneiras. Com treze anos de idade, um menino judeu já terminara os seus estudos da Lei, a menos que pretendesse ser um pesquisador ou um escriba, e fazia parte dos membros da congregação por ocasião das orações. Também nessa idade, já havia começado a aprender um ofício, o de seu pai, ou outro qualquer. Caso tivesse uma irmã gêmea, esta seria relegada às tarefas de ajudar em casa e esperar para se casar. O quotidiano de Maria não era diferente do de sua mãe. Era um trabalho pesado e maçante, pois não representava qualquer desafio, excepto o de ter tudo pronto ao entardecer. Maria era muito eficiente e quase sempre conseguia terminar cedo o seu trabalho, de modo a ter um pouco de tempo para si, para fazer o que quisesse.
Gostava de caminhar na direcção sul, para além do belo passeio de pedras que beirava o lago no centro da cidade, e para além da barreira de rochas que se prolongavam mar adentro, como se fossem os protectores da cidade. E também gostava de passear à beira-mar. Às vezes, sentava-se numa rocha redonda e lisa, que ficava à beira do lago, e ficava olhando o pôr do sol. Ao entardecer, como ao nascer do sol, o lago parecia ter um brilho interior, como se o sol se escondesse ali. Havia sempre um sussurro quando a brisa parava e as folhas deixavam de farfalhar, quando o próprio dia parecia dar um suspiro como Deus o fizera no começo da criação, murmurando: ficou bom, ficou muito bom. Depois, a noite caía rapidamente, como se uma cortina fosse puxada, mudando a claridade de um tom róseo para malva.
Longe da confusão e do barulho da cidade, Maria retomava a sua leitura e devorava a poesia grega e as histórias de antigos heróis, como Héracles. Em Israel, não havia literatura popular; tudo se referia à religião. As histórias e as canções populares eram todas de tradição oral, não havia nada escrito; quem se interessasse por contos de aventuras, tratados de filosofia ou história tinha de buscá-los em grego, latim ou egípcio. E eram fáceis de encontrar nos mercados, pois eram muito procurados, gostassem ou não disso os sábios de Jerusalém. Exemplares já gastos da Ilíada e da Odisseia, de poemas de Safo e discursos de Cícero, da saga de Gilgamesh, de escritos de Catulo e de Horácio eram vendidos e revendidos, mesmo nas bancas de peixe, fora dos portões da cidade». In Margaret George, A Paixão de Maria Madalena, 2002, Saída de Emergência, Edições Fio de Navalha, 2005, ISBN 972-883-911-1.

Cortesia de SdeEmergência/JDACT