quinta-feira, 6 de dezembro de 2018

O Vaticano contra Cristo. I Millenari. «Cada pessoa tem diferentes fraquezas e diferentes limitações, derivadas do seu património genético, da sua índole, da sua biografia, do seu ADN»

jdact

Erros da cúpula da Igreja
«(…) Eis dois homens santos, Orione e Padre Pio, que, declarados imorais com provas, actualmente se encontram na linha de chegada, transportados da lama ao altar. Ao entardecer o Sol envia os raios mais compridos e pinturescos. É de facto verdade que os santos não se fazem a pincel, mas a espátula e a cinzel. Usar desinibidamente para além da medida o que favorece os próprios interesses, manipulando, com arte as expressões bífidas e as calúnias subtis, e para João Baptista Vico suprema astúcia, habilmente subtraída ao jogo da Providência para a entregar ao diabo. E Dostoiewski acrescenta: Há muitos homens que nunca mataram e, no entanto, são muito piores do que quem matou seis vezes.
Estas almas fortemente privilegiadas pelo Senhor foram vistas em vida por certos organismos eclesiásticos com suspeição e desconfiança quando não com clara desaprovação e com perseguição. Uma vez desaparecidas, escrevem-se as suas biografias, reconhecem-se os seus carismas e difunde-se a sua mensagem profética. A diferença está em que os mortais se debatem com os problemas e os santos vivem com as soluções.
Logo que em Roma se difundiu o comunicado de aprovação do milagre obtido por intercessão do Padre Pio, os mass media informaram, num relâmpago, o mundo inteiro que ele viria a ser elevado às honras dos altares com o título de beato, no dia 12 de Maio de 1999. Deus o quis a despeito de quem tanto o hostilizou. Ai de vós, doutores da lei, que construís os sepulcros dos profetas, e os vossos pais os mataram. Mestre, dizendo isto, ofendes-nos a nós!... Ai de vós também... Deus permite que apareçam espinhos ao longo do caminho, na medida em que a sua acção se enxerta na nossa vida como preço para tornar mais nossos os seus dons. É sempre assim o modo de agir de Deus. Mas não obstante os erros dos fariseus, quem paga esse preço não tarda a sentir a presença divina.
                 
A Cizânia no Meio do Trigo
A tábua dos dez mandamentos é a maior jangada que Deus pôs à disposição dos homens em travessia para, em cima dela, se poderem salvar. Mas sobra-lhe um número infinito de outras chalupas para lançar ao mar em socorro de outros navegadores em perigo.
Sabemos que o que os mandamentos dizem é excelente, porque promana da bondade infinita de Deus. Todavia, Deus não pode conter-se só no finito e limitado dos dez mandamentos, que não são senão uma parcela da Sua infinitude. Daí resulta que o amor infinito de Deus necessariamente transborda o amor do bem circunscrito no decálogo. Dá-se o caso de que muitos cumprem os mandamentos e permanecem, no entanto, afastadíssimos de Deus. E dá-se também o contrário. Os obstáculos do amor são diferentes para cada criatura.
Cada pessoa tem diferentes fraquezas e diferentes limitações, derivadas do seu património genético, da sua índole, da sua biografia, do seu ADN. Do mesmo modo que um relógio, mesmo avariado, marca horas duas vezes por dia, também em cada um de nós há sempre um reduto de humanidade e um vislumbre de consciência». In I Millenari, Via col vento in Vaticano, Kaos Edizioni, 1999, O Vaticano contra Cristo, tradução de José A. Neto, Religiões, Casa das Letras, 2005, ISBN 972-46-1170-1.

Cortesia Casa das Letras/JDACT