quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Barco da Carreira dos Tolos. 1850. Obra Crítica, moral e Divertida. José Daniel Rodrigues da Costa. «Porém como tirava, e não punha, diminuião-se os cartuxos, e fiquei fallando só, vendendo hoje huma cousa, á manhã outra; e vejo-me na maior miséria, levando safanões de todos…»

Cortesia de wikipedia

De acordo com o original!

Carreira dos Tolos. Modistas
«(…) Eis-aqui Minha Mãi consternada pela falta de seu marido, expirou d'alli a ires mezes tomei, eu como legitimo herdeiro, conta de tudo, e insensivelmente de tudo dei conta; mas fartei me de ser o chefe de todas as Modas e de tudo o que me parecia bom; a creação, que tive tão esfaimada, he que foi a causa de me querer sacar de quanto para mim era novo. Fui a primeira vez á ópera, gostei, tive sempre camarote effectivo: aluguei a primeira sege, puz logo sege, que emprestava a todos os meus amigos, de sorte que muitas vezes a quiz, e tive de a alugar; porque a minha andava por mãos alheias. Moça formosa era logo por mim brindada, para crear fama de pródigo; dei prendas de annos; jantares, e cêas em casa, e fora de casa a meio mundo sem tom, nem som, parecendo-me que a riqueza; nunca se me acabava. Em Modas não falemos!, fui o inventor de toda a affectação; ninguém teve abotoadura como eu, ninguém se penteou mais á moda; eu fui a causa de se largarem os pescocinhos, e trazer-se bum lenço com almofada; eu fui o primeiro, que trouxe por Lisboa capote de riscas de lã, e seda dentro da seje , mas não pegou esta moda: eu fui Juiz em dezesete Círios, só para me fartar de contradançar nas hospedarias do arraial com ranchos de Senhoras, que eu só dominava. Já por fim vendi as duas quintas para jogar nas partida com desafogo, cada dia levava a ellas hum vestido.
Porém como tirava, e não punha, diminuião-se os cartuxos, e fiquei fallando só, vendendo hoje huma cousa, á manhã outra; e vejo-me na maior miséria, levando safanões de todos, e daquelles mesmos, que me ajudarão a estragar tudo. Nestes termos, se hei de, á vista de quem me conhece, ir morrer a hum hospital , desejo aproveitar-me do beneficio, que V. m. faz aos da minha qualidade, para acabar os meus dias com prazer. A isto respondeo o Arrais: Tem todo o merecimento para vir nesta Carreira; a isso he que eu chamarei ser mestre dos Tolos, ainda que V. m. mostra agora que tem algum juizo na ausencia, que quer fazer; mas chegou lhe muito tarde: e se V. m. na primeira asneira, que fez por alma do Senhor seu Pai, cahe em si, como cahio agora, campava: ora entre, que o seu lugar no meu Barco ninguém lho tira.
Saltou este para dentro; eis-que chega huma velha, a quem o Arrais perguntou a causa de querer mudar de Paiz, visto achar-se já naquella idade? Ao que ella respondeo; Eu, meu Senhor, toda a minha vida tive juizo; porém agora entro no numero dos Tolos, porque me tem feito tôla as modas, que vejo no tempo presente: que eu, meu Senhor, vim ao mundo em hum tempo muito comedido; e de idade de sete annos foi a primeira vez que minha Mãi me pôz hum mantinho, com que sahi á rua muito airosa, e muito séria, de sorte que o povo, que me via, se não fartava de me beijar, e de me pegar ao collo». In José Daniel Rodrigues da Costa, Barco da Carreira dos Tolos, Obra Crítica, Moral e Divertida, RB196984, University of Toronto, Typographia de Elias José Costa Sanches, Lisboa, 1850.

Cortesia de T.Sanches/JDACT