terça-feira, 22 de dezembro de 2015

Steve Jobs. Walter Isaacson. «Mas o bairro estava começando a explodir por causa do investimento militar. Jobs absorveu a história do Vale e desenvolveu um anseio de desempenhar o seu próprio papel. … a Westinghouse construiu instalações que fabricavam tubos e transformadores eléctricos…»

Cortesia da wikipedia e jdact

«As pessoas que são loucas o suficiente para achar que podem mudar o mundo são aquelas que o mudam». In Pense diferente, Apple, 1997

Infância. Abandonado e escolhido. A adopção
«(…) Ele mostrava os detalhes do design para o filho, as linhas, as aberturas, o cromo, o acabamento dos assentos. Todos os dias, depois do trabalho, vestia seu o macacão e esfumava-se na garagem, muitas vezes acompanhado por Steve. Eu achava que poderia conquistá-lo com um pouco de habilidade mecânica, mas ele realmente não estava interessado em sujar as mãos, Paul recordou mais tarde. Ele nunca se interessou muito por coisas mecânicas.
Trabalhar sob o capô nunca atraiu muito Jobs. Eu não gostava muito de consertar carros. Mas adorava andar com o meu pai. Mesmo quando estava ficando mais consciente de que era filho adoptivo, mais se apegava a ele. Um dia, quando tinha uns oito anos, Jobs descobriu uma fotografia do pai nos tempos da guarda costeira. Ele está na casa das máquinas sem camisa e parece-se com James Dean. Foi um daqueles momentos, Oh, uau para um menino. Uau, oooh, meus pais já foram muito jovens e realmente muito bonitos. Através dos carros, o seu pai proporcionou a Steve a sua primeira exposição à eletrónica. Ele não tinha um conhecimento profundo de eletrónica, mas havia topado com ela muitas vezes em automóveis e outras coisas que consertava. Ele mostrou-me os rudimentos do assunto, e fiquei muito interessado naquilo. Ainda mais interessantes eram as viagens para garimpar peças. Todo o fim de semana tinha uma viagem aos ferros-velhos. Procurávamos um gerador, um carburador, todos os tipos de peças. Ele lembrou-se ter visto o pai negociar ao balcão. Ele era um bom negociador, porque sabia melhor do que os outros quanto as peças deviam custar. Isso ajudou os seus pais a cumprir a promessa feita quando ele foi adoptado. O meu fundo educacional veio de meu pai pagar cinquenta dólares por um Ford Falcon acidentado ou algum outro carro que não andava, trabalhar nele por algumas semanas e vendê-lo por 250 dólares, e não contar para a Receita.
A casa dos Jobs, no número 286 da rua Diablo, e as outras do seu bairro foram feitas pelo construtor Joseph Eichler, cuja empresa espalhou mais de 11 mil casas em vários lotes na Califórnia entre 1950 e 1974. Inspirado pela concepção de Frank Lloyd Wright de casas simples e modernas para o homem comum norte-americano, Eichler construía casas baratas que tinham paredes de vidro do chão ao tecto, espaços sem divisórias, construção com estrutura aparente, pisos de lajes de concreto e muitas portas corrediças. Eichler fez uma grande coisa, disse Jobs numa de nossas caminhadas pelo bairro. As suas casas eram inteligentes, baratas e boas. Elas trouxeram design limpo e gosto simples para as pessoas de renda baixa. Tinham detalhes notáveis, como aquecimento nos pisos. Nós punha-mos um tapete sobre eles e obtinha belos pisos aconchegantes quando éramos crianças. Jobs contou que o seu apreço pelas casas de Eichler lhe instilou a paixão de fazer produtos bem projectados para o mercado de massa.
Adoro quando se pode levar um design realmente óptimo e simplicidade de uso para algo que não custe muito, disse enquanto apontava para a elegância limpa das casas. Foi a visão original da Apple. Foi isso que tentamos fazer com o primeiro Mac. Foi isso que fizemos com o iPod. Na frente da casa da família Jobs morava um homem que fizera sucesso como corretor imobiliário. Segundo Jobs, ele não era tão brilhante, mas parecia ganhar uma fortuna. Então o meu pai pensou: … eu posso fazer isso. Lembro que ele foi muito dedicado. Fez curso nocturno, passou no exame para obter a licença e entrou no ramo imobiliário. Então, o mercado passou a ser pouco rentável. Em consequência, a família ficou em dificuldades financeiras durante mais ou menos um ano, quando Steve estava na escola primária. A sua mãe arranjou um emprego de guarda-livros na Varian Associates, uma empresa que produzia instrumentos científicos, e fizeram uma segunda hipoteca. Um dia, a sua professora do quarto ano perguntou-lhe: O que não entende no universo? Jobs respondeu: … não entendo por que de repente o meu pai está sem dinheiro. Contudo, ele orgulhava-se do pai por este nunca ter adoptado uma atitude servil ou um estilo melífluo que poderia ter feito dele um vendedor melhor. Tem que adular as pessoas para vender imóveis e ele não era bom nisso, não estava na sua natureza.
Eu o admirava por isso. Paul Jobs voltou para a mecânica. O seu pai era calmo e gentil, traços que mais tarde o filho mais elogiou do que imitou. Era também determinado. Tínhamos um vizinho engenheiro que trabalhava na Westinghouse. Era solteiro, tipo beatnik. Tinha uma namorada. Às vezes, ela cuidava de mim. Meus pais trabalhavam fora, então eu voltava da escola e ficava lá por umas duas horas. Ele costumava beber e bateu nela umas duas vezes. Uma noite, ela veio até nossa casa totalmente apavorada e ele veio atrás, bêbado, e meu pai segurou-o, dizendo, ela está aqui, mas você não vai entrar. Ele ficou parado lá fora. Nós gostamos de pensar que tudo era idílico nos anos 50, mas esse vizinho era um daqueles engenheiros que tinham uma vida confusa.
O que tornava o bairro diferente dos milhares de outros parecidos no país era que até os homens que não estavam bem de vida tendiam a ser engenheiros. Quando nos mudámos para cá, havia pomares de damascos e ameixas em todas as esquinas, relembrou Jobs. Mas o bairro estava começando a explodir por causa do investimento militar. Jobs absorveu a história do Vale e desenvolveu um anseio de desempenhar o seu próprio papel. Edwin Land, da Polaroid, contou-lhe mais tarde que Eisenhower lhe pediu para construir as câmaras do avião de espionagem U-2 para ver o que havia de real na ameaça soviética. O filme foi metido em tubos e devolvido ao Ames Research Center da Nasa, em Sunnyvale, não longe de onde Jobs morava. O primeiro terminal de computador que vi foi quando o meu pai me levou ao Ames Center. Fiquei completamente apaixonado por ele. Outros fornecedores militares brotaram nas proximidades durante a década de 1950. A divisão espacial e de mísseis da Lockheed, que construía mísseis balísticos para submarinos, foi fundada em 1956 ao lado do centro da Nasa; quatro anos depois, quando Jobs se mudou para a região, ela empregava 20 mil pessoas. A poucas centenas de metros, a Westinghouse construiu instalações que fabricavam tubos e transformadores eléctricos para sistemas de mísseis». In Walter Isaacson, Steve Jobs (Edição 1), tradução de Berilo Vargas, Denise Bottmann, Pedro Soares, Editora Companhia das Letras, Wikipedia, iOS Books, LegiLibro, 2011, ISBN 978-853-591-971-4.

Cortesia ECdasLetras/JDACT