domingo, 9 de setembro de 2012

A Arte de Furtar. Um texto Panfletário. «Considerando o conteúdo do livro ao nível da simples descrição de factos isolados e típicos dos mais...variados comportamentos sociais, o seu realismo supera de muito o melhor dos Apólogos Dialogais…»


Cortesia de wikipedia

Roubam-me Deus
outros o diabo
- quem cantarei?

Roubam-me a Pátria
e a humanidade
outros ma roubam
- quem cantarei?

Sempre há quem roube
quem eu deseje
e de mim mesmo
- todos me roubam

Quem cantarei?
Quem cantarei?

Roubam-me a voz
quando me calo
ou o silêncio
mesmo se falo
- aqui d'El Rei.
Epígrafe para a Arte de Furtar
Poema de Jorge de Sena



Quanto à composição literária, a ‘Arte de Furtar’ é bem uma obra barroca. Em vez de dispor os assuntos segundo uma ordem lógica, de acordo com o desenvolvimento do interesse intrínseco, arruma-os em obediência a um critério formal conceptista». In Wikipédia.


JDACT