sábado, 8 de setembro de 2012

Os Sete Únicos Documentos de 1500. Conservados em Lisboa referentes à viagem de Pedro Álvares Cabral. «Carta régia da nomeação de Pedro Álvares de Gouveia para capitão-mor da armada, Lisboa, 15 de Fevereiro de 1500. Nasceu em Belmonte no ano de 1467 ou de 1468, sendo seus pais Fernão Cabral e Isabel de Gouveia. Pedro Álvares era o segundo filho»

jdact

«Ao chegar ao Tejo Nicolau Coelho a I0 de Julho de 1499, capitaneando o ‘Bérrio’,
com a feliz nova de Vasco da Gama ter atingido a Índia pelo sueste em Maio de 1498, logo o rei Manuel I mandou preparar uma nova armada para ir ao Oriente.
O rei escolheu Pedro Álvares Cabral para capitão-mor dessa frota de treze navios, que zarpou da praia do Restelo a 9 de Março de 1500.
A viagem de Pedro Álvares Cabral, 1500-1501, marcou como uma das mais notáveis dos Descobrimentos marítimos dos portugueses.
A cuidadosa organização; o extremo arrojo; os trágicos temporais; a boa navegação; o achamento de novos astros e de novas terras; a humanitária conduta do chefe e dos seus homens; as mercadorias trazidas do Oriente; as informações obtidas; tudo, enfim, contribuiu para que essa viagem seja considerada como uma das mais excepcionais dos nossos mareantes de antanho, embora não se lhe tivesse reconhecido, então, todo o seu merecido valor.

No existem quaisquer Documentos portugueses, coevos, para o estudo preciso de toda a viagem de Cabral. Mas, facto bem raro, conservam-se ainda em Lisboa sete de 1500, que permitem conhecer parte da sua organização; as instruções dadas ao capìtão-mor; seus objectivos; sua navegação e achamento da ‘Terra de Vera Cruz’; e sua estada nesta terra até 2 de Maio de 1500, dia em que a importante armada a deixou.
Eis a nota dos “Sete Documentos de 1500”.
  • Documento I. - Carta régia da nomeação de Pedro Álvares de Gouveia para capitão-mor da armada, Lisboa, 15 de Fevereiro de 1500;
  • Documento II. - Borrão original da primeira folha das Instruções de Vasco da Gama para a viagem de Cabral, sem local, nem data;
  • Documento III. - Borrão original de algumas folhas das Instruções régias, Regimento real, dadas a Cabral para a sua viagem, sem local, nem data;
  • Documento IV. - Borrão original das Instruções régias adicionais, sob a forma de carta dadas a Cabral para a sua viagem, sem local, nem data;
  • Documento V. - Carta de Manuel I ao rei de Calecute, Lisboa, 1 de Março de€ 1500. Enviada por Cabral;
  • Documento VI. - Carta do achamento do Brasil, por Pêro Vaz de Caminha, dirigida ao rei Manuel I, Porto Seguro, da Ilha de Vera Cruz, 1 de Maio de 1500;
  • Documento VII. - Carta de Mestre João, dirigida ao monarca Manuel I, Vera Cruz, 1 de Maio de 1500.
Os quatro primeiros são relativos à organização da armada, à sua navegação e aos seus fins orientais, o seguinte diz respeito ao Samorim; estes cinco Documentos são anteriores a 8 de Março de 1500, dia da partida da frota da praia do Restelo. Os dois restantes foram escritos em Vera Cruz a 1 de Maio de 1500, já depois do achamento desta terra ocidental, na véspera da armada dali zarpar.
Todos eles vão ser reproduzidos, com algumas explicações prévias. As referentes ao Documento VI, Carta de Pêro Vaz de Caminha, são todas da autoria do Arquivo Nacional da Torre do Tombo, isto é, de António Baião.

Perdeu-se o relato de Cabral, dirigido a Manuel I, sobre a parte da viagem da sua armada, desde a saída da praia do Restelo até à chegada à Terra de Vera Cruz; mas os dois últimos Documentos citados permitem dar o Resumo cronológico dos seus factos mais importantes.

Resumo Cronológico dos Factos mais Importantes da Viagem de Cabral, de 9 de Março até 2 de Maio de 1500:
  • Segunda, Março 9, Partida da armada de Cabral, composta de treze navios, da praia do Restelo;
  • Sábado, Março 14, - Avista-se a Gran Canária;
  • Domingo, Março 22, - Avista-se S. Nicolau de Cabo Verde;
  • Domingo para Segunda, Março 22h23, - Tresmalha-se a nau capitaneada por Vasco de Ataíde, a qual não mais devia aparecer;
  • Desde a data anterior, - Mestre João começa divisando a Cruz, Cruzeiro do Sul, que precisa e esquema;
  • Terça, Abril 2l, - Primeiros sinais de terra, ao Ocidente do Atlântico meridional;
  • Quarta, Abril 22, - Avista-se terra, que Cabral denomina: o Monte Pascoal e a Terra de Vera Cruz. A esquadra âncora perto da costa (junto do actual rio Cahy);
  • Quinta, Abril, 23, - Nicolau Coelho é mandado a terra, mas não desembarca;
  • Sexta, Abril, 24, - A frota muda de ancoradouro, indo as naus fundear 10 léguas mais ao Norte à entrada, e os navios pequenos dentro, duma baía que Cabral denomina Porto Seguro. Estabelecem-se as melhores relações com os índios locais;
  • Domingo, Abril, 26, - Domingo de Pascoela. Primeira missa num ilhéu, hoje chamado Recife da Coroa Vermelha;
  • Terça, Abril, 28, - Principia-se em terra a construção duma cruz de madeira, junto do rio Itacumirim (hoje Mutary);
  • Sexta, Maio, 1, - É hasteada a cruz e rezada a segunda missa, num pequeno outeiro da margem esquerda do rio Itacumarim;
  • Sábado, Maio, 2, - Partida da esquadra. Cabral, com onze navios, segue a dobrar o Cabo da Boa Esperança; Gaspar de Lemos, capitaneando o navio dos mantimentos, ruma para o Tejo com a nova do achamento de Vera Cruz.
Documento I
jdact
Os sete Documentos têm sido publicados em português várias vezes, mais ou menos isolados uns dos outros. In Fontoura Costa.

Documento I
Carta régia da nomeação de Pedro Álvares de Gouveia para capitão-mor da armada, Lisboa, 15 de Fevereiro de 1500
Pedro Álvares Cabral nasceu em Belmonte no ano de 1467 ou de 1468, sendo seus pais Fernão Cabral e Isabel de Gouveia. Pedro Álvares era o segundo filho, sendo seu irmão João Fernandes Cabral o primogénito. Talvez por isso usasse o apelido de sua mãe, sendo conhecido por Pedro Álvares de Gouveia. O próprio Manuel I ainda assim o tratava a 15 de Fevereiro de 1500, ao nomeá-lo capitão-mor da esquadra; mas a 1 de Março já lhe chama Pedro Álvares Cabral.
Existência e publicação da carta régia da nomeação. No Arquivo Nacional da Torre do Tombo existe o registo da carta régia da nomeação de Pedro Álvares de Gouveia (Chanc. de D. Manuel, Liv. 13.", fol. 10).
Foi publicada em Portugal por Aires de Sá e na Índia Portuguesa.
Em tradução inglesa foi publicada por Greenlee». In Fontoura Costa, Os Sete Únicos Documentos de 1500, conservados em Lisboa referentes à viagem de Pedro Álvares Cabral, Torre do Tombo, 1968.

Cortesia da Torre do Tombo/JDACT