sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Transformações da Saudade em Teixeira de Pascoaes. António C. Franco. «A primeira saudade, para usar a expressão de Pascoaes, aparece assim ligada a uma idade, a dos dezassete anos, época adolescente que ele diz turbulenta, e relacionada com uma mudança geográfica de espaço, associada à queda pessoal, em que se troca a aldeia longínqua…»


Tela de deliovargas
jdact

Quem deixa tudo pelo amado, deixa tudo: mas quem deixa pelo amado ao mesmo amado, ainda deixa mais; porque chega a deixar aquele, por quem tem deixado tudo”. In António Vieira, Sermão do Mandato, 1670.

Espaço e Saudade
«Encarando a obra de Pascoaes no seu conjunto somos levados a pensar que Pascoaes teve múltiplas portas de acesso à saudade, que tomou como motivo de reflexão filosófica, como pathos pessoal e até como ethos ou apetite próprio do homem, e em particular do homem português.
A tentativa de perceber como se organizam os vários modos de entendimento da saudade na obra de Teixeira de Pascoaes, e que tão variados são, levam-nos a aceitar que tanto a reflexão antropo-filosófica como a teorização doutrinária não são a via de acesso do autor à saudade, mas antes a consequência dum outro e anterior entendimento, esse sim fundador. O apostolado da saudade, que revela da necessidade de pensar e de agir em defesa duma ideia, é posterior na obra e no percurso de Pascoaes ao encontro da saudade como experiência directa de revelação, quer no plano sentimental, quer no textual.
O conhecimento da saudade a partir do que chamamos a experiência directa, experiência sentimental onde a razão, o raciocínio e a lógica desempenham um papel parcelar, afigura-se-nos do maior interesse, porquanto não só a poesia em verso de Pascoaes, sobretudo no período que vai de 1898 a 1912, se confunde largamente com ela, como a saudade enquanto tal dificilmente se deixa definir como raciocínio analítico ou objectivo.Em Teixeira de Pascoaes a saudade pessoal, entendida como participação directa e involuntária, tem lugar muito cedo, e um lugar de radicação de toda a sua múltipla e variada obra, e livros como Sempre ou Terra Proibida, publicados respectivamente em 1898 e 1899, quando o poeta tem vinte e um e vinte e dois anos, são livros inteiramente marcados pela experiência a que nos referimos, ainda que as sucessivas reedições desses livros, feitas ao longo dos anos da vida do poeta, muito tenham ajudado a desenhar a definitiva fisionomia com que hoje os encaramos e conhecemos.
Nos vários textos autobiográficos de Pascoaes que definem um espaço de reconstituição transfigurada do seu passado sentimental, encontramos naturalmente elementos sobre essa sua experiência central para o entendimento da saudade, sobretudo como acontecer directo e involuntário, que paralelamente se revelou enquanto escrita em livros como Sempre ou Terra Proibida.
Eis o que ele diz num dos primeiros desses textos em prosa:
  • Primeiros tempos de Coimbra! Passagem da solidão da aldeia para o tumulto da cidade. Tempos de espantos e estremecimentos criadores ! […] Primeiros tempos de Coimbra... Ansiedades inominadas... Sombra de Inês fazendo a minha noite... Remotas lágrimas acesas, nos longes do meu ser... Via-láctea o que pertence a minha alma. Ó saudades da aldeia longínqua... Estrela da tarde, sobre os olivais de Santa Clara... Vulto quimérico de Virgem, turbando a paisagem, como que esparso em tudo... […] Dezassete anos! Época tumultuosa, em que deixamos a infância, o áureo ciclo. Primeira saudade! Noite do Passado, ainda noitinha, cheia de luz ainda! Sombra da Queda separando-nos da Inocência... Pecados, tentações, lágrimas enunciando o Dilúvio... Risos, alegrias que já são lembrança, penumbras caídas do sol’. In Verbo Escuro, OC, vol. VII.
A primeira saudade, para usar a expressão de Pascoaes, aparece assim ligada a uma idade, a dos dezassete anos, época adolescente que ele diz turbulenta, e relacionada ainda com uma mudança geográfica de espaço, associada à queda pessoal, em que se troca a aldeia longínqua de São João de Gatão onde viveu a infância pela cidade de Coimbra para onde vai adolescente estudar quase sem gosto leis». In António Cândido Franco, Transformações da Saudade em Teixeira de Pascoaes, Edições do Tâmega, Amarante, 1994, ISBN 972-9470-12-X.

Cortesia Edições do Tâmega/JDACT