domingo, 23 de setembro de 2012

Tesouros da Literatura e História. Duarte Nunes de Leão. Chronica del rei D. Afonso Henriques: «… hauendo noue annos que a Rainha sua mai era fallecida, ajuntou boa companhia de gente escolhida, com a qual, como se fez prestes, partio de Coimbra, & na primeira jornada que fez, acontesceo de lhe morrer seu aio, & bom conselheiro…»




jdact

NOTA: Texto na versão original.

«Os religiosos da ordem de Sam Ioam se cliuidem em tres partes: huns saõ caualleiros freires, outros cappellães, outros sargentos, que saõ seruidores para as armas, ou para os officios, que tem algum cargo da religião. Tambem acceptarão Donatos, que saõ huns homeês, que sendo casados, ou solteiros, se fazem familiares da ordem, para gozarem das graças & priuilegios della. Os quaes trazem húa Cruz branca de soos tres braços sem o de cima, que pelas leis deste reino não gozão tlos priuilegios. Em todas as prouincias da Christandade tem esta religião Priores, & dignidades, & muitas commendas, villas, & fortalezas de grossas rendas. E como saõ de differentes nações, se diuidem em oito lingoas principaes, a que as mais se reduzem. A primeira he de Proença. A segunda de Aluernia. A terceira de França. A quarta de Aragão, Valença, Catalunha, & Nauarra. A quinta tle ltalia. A sexta era de Inglaterra. A septima he de Alemanha. A oitaua de Castella, Lião, & Portugal.
Tornando ao Principe Dom Afonso, como houue a seu poder as villas de Leiria & Torres Nouas, & outras, começou a conceber em seu animo outras empresas de mais risco, & de mais honra, indignado de ver em terras, que já Íorão de Christãos, entronizados os sequazes de Mafamede, com suas mesquitas leuantadas, onde ja houue igrejas & altares, em que se celebrauão os diuinos officios, & de que tantos damnos, & oppressofu recebião todas as tenas dos Christãos cada dia. E com conselho dos seus se resolueo em trabalhar quanto podesse por os lançar fora dellas, fazendolhes logo guerra nas terras de Alenteio, assi por nellas hauer poucas fortalezas, & a terra ser fertil, em que podião achar muitos mantimentos, como porque naquellas partes hauia hum Rei Ismar mui poderoso, que dominaua todas aquellas terras do Poente, com quem elle desejaua de se encontrar, & ttarlhe batalha: do qual se Deos quisesse que houuesse victoria, esperaua hauer o dominio de totla a terra da estremadura, que se lhe não poderia defender. Tendo isto determinado, & sendo o anno de M. CXXXIX. & hauendo noue annos que a Rainha sua mai era fallecida, ajuntou boa companhia de gente escolhida, com a qual, como se fez prestes, partio de Coimbra, & na primeira jornada que fez, acontesceo de lhe morrer seu aio, & bom conselheiro Dom Egas Moniz, que elle muito sentio, assi por o amor que lhe tinha como a pai, porque elle o criara, & feruira de menino, como por a muita necessidade que de seu conselho tinha naquelle tempo.
E mostrando por sua morte muito sentimento, (como os Principes deu em fazer polos boõs seruidores que lhes monem, para incitar, & contentar os que lhe ficão) o mandou mui acompanhado de muita nobre gente a Paço de Sousa, hum moesteiro, que elle fundara, duas legoas da ciclade do Porto, para sua sepultura, a que deixou muita renda, & muitos ornamentos, como também edificara o moesteiro de Sam Martinho de Cucujães na terra de sancta Maria, & como sua molher Dona Tareja edificou, & fundou o moesteiro das Cerzedas, duas legoas de Lamego, da ordem de Sam Bento, em que jaz enterrada. E he para notar a differença que ha dos homeõs daquelle tempo aos deste, que hum fidalgo sem terras, & com muitos Íilhos, em tempo que não hauia Indias, nem Mina, nem Brasil, com sua molher fazia tres moesteiros mui sumptuosos & grandes, & os dotaua de muitas rendas, sem deixar diuidas a seus filhos, o que nestes tempos se não taz. A causa disto he a sobriedade, & temperança dos homeõs de entam, & o luxo & destemperança dos dagora». In Tesouros da Literatura e da História, Crónicas dos Reis de Portugal, reformadas por Duarte Nunes de Leão, Lello e Irmão, Editores, 1975, Porto.

Cortesia de Lello e Irmão Editores/JDACT