domingo, 23 de setembro de 2012

Música Clássica. Mozart. Maria João Pires e Claudio Abbado. «Acompanhados pela Orchestra Mozart, a pianista e o maestro apresentam aqui interpretações dos Concertos para Piano números 20 e 27 de Mozart. Uma feliz reunião mozartiana dos dois músicos em Bolonha, com a nova orquestra do maestro...»



jdact e cortesia de deutschegrammophon

«Gravações ao vivo de dois concertos de Mozart captadas em 2011 surgem num novo disco que acaba de ser editado pela Deutsche Grammophon. São dois nomes de vulto no catálogo da Deutsche Grammophon e voltam a cruzar os seus caminhos. Já gravaram juntos concertos de Schumann ou Mozart. E é a este último compositor que regressam, numa gravação captada ao vivo, em 2011, no Auditorium Teatro Manzoni, em Bolonha e no auditório da Konzerthaus, em Bolzano.
Acompanhados pela Orchestra Mozart, a pianista e o maestro apresentam aqui interpretações dos Concertos para Piano números 20 e 27 de Mozart. Claudio Abbado e Maria João Pires tinham já gravado os concertos números 17 e 21 há cerca de dez anos, em Ferrara. O novo disco, como descreve Jed Distler no booklet, é uma "feliz reunião mozartiana dos dois músicos em Bolonha, com a nova orquestra do maestro", referindo ainda o texto que os diálogos entre solista e orquestra sobressaem com uma vivacidade particularmente especial nestas gravações.
A cidade de Bolonha, onde decorreram parte das gravações deste disco, acolheu em 1770 a visita de um muito jovem Mozart, ainda com 14 anos. Acompanhado pelo pai, Leopold, o jovem músico foi acolhido com entusiasmo pelo circuito intelectual e artístico da cidade. E depois de passar num exame, Mozart tornou-se membro da Accademia Filarmonica». In D.N., Letras.


JDACT