terça-feira, 20 de outubro de 2015

A Data de Nascimento de Afonso Henriques. Abel Estefânio. «O primeiro filho do casal régio foi um menino chamado Henrique, que teria morrido cedo, pois este é o único registo do primogénito do rei Afonso Henriques»

Cortesia de wikipedia

A tradição associada ao ano de 1110. De expugnatione Scallabis
«(…) José Mattoso reforça a ideia de que se trata de um escrito único em toda a historiografia portuguesa, por não existir nenhuma outra narrativa de uma acção militar feita pelo rei na primeira pessoa. Mas, como refere, o que permanece por explicar é a atribuição da autoria ao próprio rei e o uso da narrativa na primeira pessoa. O seu autor seria da Sé de Coimbra, segundo Aires Nascimento, ou de Santa Cruz, segundo Lindley Cintra. Esta distinção é, para mim, pouco relevante se atendermos à profunda influência exercida pela comunidade crúzia no restante clero, na segunda metade do século XII, para onde saiu um número significativo de bispos e priores.
Na descrição dos factos, a determinação do tempo faz-se de forma explícita, com pormenores que fornecem quase a nossa desejada certidão civil do rei: Foi ela [Santarém] tomada a quinze de Março, ao raiar de um sábado, na era de 1185 (a. D. 1147), ano esse em que os Mouros, a quem se dá o nome de Mozamida, deram entrada em Espanha e destruíram a cidade de Sevilha, e em que eu tinha quase completado 37 anos de idade e 19 de reinado, ainda não era passado um ano inteiro sobre o meu casamento com Mafalda, filha do conde Amadeu, de quem haveria de nascer o meu filho primogénito, Henrique, a 5 do mesmo mês em que a cidade foi tomada segundo esta sequência de acontecimentos. Obtemos assim, desta forma espantosa, na pessoa do próprio visado, a informação que nasceu em 1110, depois de 15 de Março. Mais se diz que vai no 19º ano de reinado, o que é o mesmo que dizer que estes se contam a partir de 1128, o ano da batalha de São Mamede, que ocorreu a 24 de Junho (a importância da batalha de S. Mamede está subjacente ao título de uma conferência proferida por José Mattoso em 1978 na cidade de Guimarães, a primeira tarde portuguesa numa alusão ao painel da autoria de Acácio Lino, que representa a batalha de S. Mamede e se encontra no Palácio da Assembleia da Republica). A consideração do ano de 1128 como o começo do reinado de Afonso Henriques encontra-se expressa em muitas das notícias dos Annales D. Alfonsi Portugalensius regis.
Os almóadas tomaram Sevilha aos almorávidas em 17 ou 18 de Janeiro de 1147, o casamento com dona Mafalda foi provavelmente a 31 de Março de 1146, portanto quase a fazer um ano, conforme é referido no texto. O primeiro filho do casal régio foi um menino chamado Henrique, que teria morrido cedo, pois este é o único registo do primogénito do rei Afonso Henriques. Torna-se evidente a preocupação do narrador em caracterizar o ano da tomada de Santarém, por indicações cronológicas coerentes entre si e até bem informadas. O tom parece ser o de recordar um acontecimento passado, numa perspectiva de exaltação heróica de um acto de conquista, amplificado pelo decorrer do tempo, como sucedeu relativamente à batalha de Ourique registada nos Anais de D. Afonso por volta de 1185. Registo este que seria da mesma altura da produção da narrativa da tomada de Santarém. De acordo com a opinião de Luís Krus, esta poderia ter sido escrita na sequência do cerco de Santarém pelas hostes almóadas em 1184 (no mesmo sentido, B. Reilly considera a Tomada de Santarém como um texto de natureza literária baseado em contos populares e, portanto, afastado dos acontecimentos que descreve; parece-nos menos plausível a hipótese avançada por A. Nascimento, que considera que a sua composição possa ter sido realizada muito próximo dos acontecimentos, ainda no contexto da emoção provocada pela conquista, e antes da tomada de Lisboa, no mesmo ano, a 25 de Outubro de 1147, com o argumento que esta remeteria, mais tarde, a notícia da tomada de Santarém para segundo plano; podemos contrapor a este argumento que o texto, a ser escrito imediatamente antes da conquista de Lisboa, não poderia deixar de nomear esse objectivo, pois quando a armada dos Cruzados vinda de Dartmouth chegou ao Porto, no dia 16 de Junho de 1147, já o bispo da cidade tinha instruções do rei para os receber, e lhes propor participarem na conquista de Lisboa)». In Abel Estefânio, A Data de Nascimento de Afonso I, Medievalista, nº 8, 2010, Instituto de Estudos Medievais, direcção de José Mattoso, ISSN 1646-740X.

Cortesia de Medievalista/JDACT