terça-feira, 27 de outubro de 2015

Carlota Ângela. Camilo Castelo Branco (1825-1890). «Certeza tinha ele de que lha negavam, porque então, como hoje, um noivo era pesado na balança do negociante rico, e o contrapeso do coração não fazia oscilar o fiel. Pedi-la sem predispor o auxílio da lei…»

Cortesia de wikipedia

«Se a natureza formou uma bela criatura, não pode a fortuna precipitá-la num incêndio?» In Shakespeare

«(…) Ela deu fé de mim, e sumiu-se; e ele seguiu a estrada, depois que me viu. Carlota recebeu-me com a certeza de que eu era suficientemente cego para a não ter visto: não deu o menor indício de susto. Convidei-a, como sempre, a passear no jardim, e disse-lhe: quando houver alguma novidade na tua vida, hás de contar-ma, menina. Se ela te parecer tão agradável, que a queiras só para ti, não cuides que lhe diminuis o valor, dizendo-ma. O coração de teu tio há-de sentir o bem do que for bom para o teu. Ora, conversemos: diz-me lá, Carlota, se sentes alguma inclinação que não sentias há um ano, quando os meus óculos e o meu chinó eram o teu regalo. Eu não, meu tio..., sinto o que sentia, respondeu ela; mas a inocência protestou contra a mentira, mostrando-se no rosto: corou e gaguejou de um modo que me fez pena e contentamento. Quando assim se cora, o coração está puro. Para acudir à vossa impaciência, dir-vos-ei, em resumo, que obriguei suavemente Carlota a confessar-me que amava Francisco Salter Mendonça. Já sabeis quem é. Eu não!, disse Rosália. E voltando-se para o marido: E tu? Conheço de vista, respondeu Norberto, é um militar, creio eu... Francisco Salter Mendonça. Continuou o doutor Joaquim António Sampaio, sorvendo uma pitada pela venta direita, e comprimindo a outra com o dedo indicador da mão esquerda, é um tenente da brigada real de marinha, é natural de Lisboa, e está aqui há dois anos a bordo do brigue Audaz. É um moço que vive do seu soldo, e está por aí relacionado com os rapazes nobres da cidade. É o que posso informar acerca de Mendonça.
Agora vou responder à pergunta de Norberto. Admirou-se de eu estar calado com isto? Calei-me, porque receava muito que alguma imprudência vossa irritasse o amor de Carlota. Calei-me, esperando que Mendonça fosse chamado a Lisboa, e nos deixasse o campo livre para despersuadirmos Carlota. Ainda assim, fiz tenção de vos avisar, logo que julgasse necessário empregar medidas prontas. Eu sei que o rapaz tenciona vir pedir-vos Carlota, e sei também que em poder de um meu colega está um requerimento dela para ser tirada por justiça no caso de que negueis o vosso consentimento. Santo nome de Deus!, valha-me nossa Senhora!, exclamou, com as mãos na cabeça, Rosália, enquanto seu marido resfolegava arquejante, passeando aceleradamente na sala. Não comecem a fazer doidices!, tornou o doutor. Se gritam, se põem fogo de mais ao púcaro, entorna-se tudo. Aqui há de fazer-se o que eu disser; mas mudemos de conversa, que aí vem Carlota.

«Os tigres são menos sanhudos contra o homem que o próprio homem». In Fócion (Instrução a Aristias.)

Quais fossem os conselhos do ornamento dos auditórios portuenses, teremos ocasião de avaliá-lo oportunamente. Oito dias depois de planizada a conspiração contra os amores reservados de Carlota Ângela, foi procurado Norberto Meireles pelo tenente de marinha. Francisco Salter Mendonça era um rapaz da boa sociedade de Lisboa, um dos mais distintos alunos do colégio de marinha, reformado pelo inteligente ministro Martinho Melo Castro. Tinha dotes corporais que o distinguiam, e virtudes que os seus amigos avaliavam como raras. Amava com verdade Carlota Ângela, posto que, no princípio, o ser ela filha única de um abastado comerciante encarecesse mais o galanteio. Sentiu, depois, que o seu amor se purgara da ignomínia do cálculo, até preferir que fosse pobre Carlota, para que, pobre, se igualasse a ele. Longo tempo a cortejara sem revelar-lhe as intenções honestas do namoro, esperando que fosse ela a que o autorizasse a pedi-la a seus pais. Certeza tinha ele de que lha negavam, porque então, como hoje, um noivo era pesado na balança do negociante rico, e o contrapeso do coração não fazia oscilar o fiel. Pedi-la sem predispor o auxílio da lei invocado por Carlota, nunca Mendonça quisera até ao momento em que ela prometeu fugir de casa, se seu pai não consentisse.
Traçado o plano, Mendonça, como dissemos, procurou Norberto Meireles, e foi urbanamente recebido. Disse o motivo da sua visita, e não divisou na fisionomia do ricaço o menor sinal de espanto, nem sequer surpresa. Acabou de falar, e ouviu, com estranho júbilo, a seguinte resposta: se minha filha é contente com o marido que se lhe oferece, eu não me oponho a que ela seja sua esposa. Ela que o ama, é que v. s.ª é digno dela. Espero, atalhou Mendonça, merecer a v. s.ª o conceito que mereci à sr.ª Carlota. Norberto não soube responder convenientemente a isto, porque dissera parte do que o doutor lhe ensinara nas poucas palavras com que embriagou o radioso genro, e, receoso de que lhe esquecesse o resto, continuou: fique v. s.ª na certeza de que a vontade de minha filha é a minha; tenho, porém, a pedir-lhe um favor que v. s.ª não recusará ao pai de Carlota. Oh!, senhor!, que me pedirá v. s.ª, que eu não receba como ordens da pessoa que prezo desde já como pai?! Minha filha faz anos de hoje a um mês, e eu muito desejava que ela festejasse na minha companhia os seus dezessete anos, ainda solteira. Pois não, sr. Meireles! Exija v. s.ª de mim todos os sacrifícios que se podem humanamente fazer, que eu nunca pagarei o regozijo deste momento decisivo para a felicidade de toda a minha vida. E v. s.ª, prosseguiu o fiel repetidor do bacharel, contentíssimo de não ter trocado uma só palavra, apesar das interrupções do interlocutor, poderá, se assim lhe aprouver, honrar com a sua presença os anos de Carlota, que se festejam, há dezesseis anos, na minha quinta do Candal». In Camilo Castelo Branco (1825-1890), Carlota Ângela, 1874, Projecto Livro Livre, Iba Mendes, livro 585, Poeteiro Editor, Wikipedia, 2014.

Cortesia de PoeteiroE/JDACT