terça-feira, 13 de outubro de 2015

Steve Jobs. Walter Isaacson. «Steve Paul Jobs nasceu em São Francisco, filho de Joanne Schieble Jandali Simpson, nascida em Wisconsin, e de Abdulfattah Jandali, membro de uma proeminente família síria. O casal conheceu-se em meados dos anos 50…»

Cortesia da wikipedia e jdact

«As pessoas que são loucas o suficiente para achar que podem mudar o mundo são aquelas que o mudam». In Pense diferente, Apple, 1997

Infância. Abandonado e escolhido. A adopção
«Quando deu baixa da guarda costeira, após a II Guerra Mundial, Paul Jobs fez uma aposta com os seus colegas de tripulação. Eles haviam chegado a São Francisco, onde seu navio foi retirado do serviço, e Paul apostou que encontraria uma esposa em duas semanas. Ele era um mecânico de motores e tatuado, com mais de 1,80 metro de altura e uma leve semelhança com James Dean. Mas não foi a sua aparência que lhe valeu uma saída com Clara Hagopian, uma meiga filha de imigrantes arménios. Foi o facto de que ele e seus amigos tinham acesso a um carro, ao contrário do grupo com quem ela havia originalmente planeado sair naquela noite. Dez dias depois, em Março de 1946, Paul ficou noivo de Clara e ganhou a aposta. Viria a ser um casamento feliz, que durou até que a morte os separou, mais de quarenta anos depois. Paul Reinhold Jobs fora criado numa fazenda de Germantown, Wisconsin. Embora o seu pai fosse alcoólico e, por vezes, violento, ele acabou com uma disposição gentil e calma sob uma aparência dura. Depois de abandonar o ensino médio, vagueou pela parte Ocidental do país, fazendo trabalhos de mecânico, até que, aos dezanove anos, entrou para a guarda costeira, ainda que não soubesse nadar. Foi incorporado ao USS M. C. Meigs e passou grande parte da guerra transportando tropas para a Itália, destinadas ao general Patton. O seu talento como maquinista e bombeiro rendeu-lhe elogios, mas envolveu-se em pequenas confusões e nunca saiu do posto de marinheiro.
Clara nascera em Nova Jersey, onde os seus pais haviam desembarcado depois de fugir dos turcos na Arménia, porém eles mudaram-se para São Francisco, quando ela era criança. Clara tinha um segredo que raramente mencionava a alguém: havia sido casada, mas o seu marido morrera na guerra. Assim, quando conheceu Paul Jobs naquele primeiro encontro, ela estava preparada para começar uma nova vida. Como muitos que viveram na época da guerra, eles haviam experimentado emoção suficiente para que, quando ela acabou, quisessem simplesmente estabelecer-se, criar uma família e levar uma vida menos agitada. Tinham pouco dinheiro, então mudaram-se para Wisconsin e moraram com os pais de Paul por alguns anos, depois foram para Indiana, onde ele conseguiu um emprego de mecânico na International Harvester. A sua paixão era mexer em carros antigos, que ele comprava, restaurava e vendia, fazendo um bom dinheiro no seu tempo livre. Por fim, largou o emprego para se tornar vendedor de carros usados em tempo integral.
Clara, no entanto, gostava da cidade de São Francisco e, em 1952, convenceu o marido a voltar para lá. Conseguiram um apartamento no Sunset District, de frente para o Pacífico, logo ao sul do Golden Gate Park, e ele arranjou um emprego de recuperador numa companhia de financiamentos: forçava as fechaduras dos carros cujos donos não tinham pago os empréstimos e os retomava. Também comprava, consertava e vendia alguns dos carros, ganhando uma vida suficientemente decente. Havia, no entanto, algo que faltava nas suas vidas. Eles queriam filhos, mas Clara tivera uma gravidez ectópica, aquela em que o óvulo fecundado se implanta na trompa de Falópio em vez de no útero, e não podia mais tê-los. Assim, em 1955, após nove anos de casamento, eles estavam querendo adoptar uma criança.
Tal como Paul Jobs, Joanne Schieble vinha de uma família da zona rural de Wisconsin, de ascendência alemã. O seu pai, Arthur Schieble, tinham imigrado para os arredores de Green Bay, onde ele e a esposa tinham uma criação de visons e se aventuravam com sucesso em vários outros negócios, de imóveis a fotogravura. Ele era muito rigoroso, sobretudo no que dizia respeito aos relacionamentos da filha, e desaprovara fortemente o seu primeiro amor, um artista que não era católico. Assim, não surpreende que tenha ameaçado deserdar Joanne completamente quando ela se apaixonou pelo muçulmano sírio Abdulfattah John Jandali, assistente de ensino na Universidade de Wisconsin, onde ela fazia pós-graduação. Jandali era o filho mais novo de nove filhos de uma família proeminente da Síria». In Walter Isaacson, Steve Jobs (Edição 1), tradução de Berilo Vargas, Denise Bottmann, Pedro Soares, Editora Companhia das Letras, Wikipedia, iOS Books, LegiLibro, 2011, ISBN 978-853-591-971-4.

Cortesia ECdasLetras/JDACT