segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Acolhimento

Como quase todos os da minha geração, temos o gosto de ser polivalentes nos conhecimentos e nas formas de actividade. Podemo-nos definir como políticos, como pedagogos, como homens de letras até. Devemos abrir o horizonte que chega aos nossos olhos e insuflar um espírito novo e repleto de virtude que se tira da nossa própria substância. Fazer assim uma alma só, que vive e sente e pensa por si mesma. É ver o calor do Sol como se faz vinho, aliado ao humor que corre da vida. Toda a ciência é um conhecimento certo e evidente (Descartes).
Não basta que um conjunto de conhecimento seja exacto ou útil para que possa constituir ciência, é preciso que traga um mínimo de inteligibilidade aos fenómenos, que os submeta a uma certa ordem e faça surgir relações com um valor explicativo. A investigação é uma actividade de invenção e construção e não um registo passivo de factos.
A amizade é o maior triunfo da vida, ao aprender e a transmitir aos outros os nossos conhecimentos, estamos a construir um mundo melhor.
Como cidadão do mundo.
Com amizade.
JDACT

Sem comentários:

Enviar um comentário